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Sinopse:
Ana Claúdia Delfini e Tânia Regina Raitz colocam em evidência, nesta bela obra, processos investigativos, de múltiplas dinâmicas e diversas interações. Apresentam a complexidade, construção e fortalecimento de um campo de conhecimento que é fruto de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí. Investigações que caminharam lado a lado com o objetivo de reunir pesquisadoras/es com diversas problemáticas contemporâneas, revelando um potencial inerente ao trabalho de investigador(a), num processo que estimula, anima, agrega e dá sentido ao diálogo revelador de trocas e intercâmbios interinstitucionais. Nestes 25 anos de existência, o grupo Educação e Trabalho diversificou os eixos e potencializou questionamentos para vislumbrar possibilidades outras, além representar um espaço fundamental para o diálogo entre pesquisadoras/es e para o avanço do conhecimento educacional e políticas públicas interseccionais. Estamos perante uma obra, cujos capítulos oriundos das orientações de teses e dissertações que integram o Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho, ilustram bem quão frutuosos podem ser os processos identitários na relação entre educação, trabalho, raça e gênero. Sua leitura e discussão entre pares pode constituir a compreensão do vivido concreto, o que renova e aposta na formação de novos pesquisadores/as, rompendo com a prática solitária da pesquisa.
Autores:
Adriana Paiva da Silva
Mestre em Educação pela Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Orientadora Educacional
da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 2006, exercendo atualmente o cargo de
Diretora Escolar.
Alexandra Tagata Zatti
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Assistente Técnica Pedagógica, no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, unidade Chapecó,
SC. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação e Trabalho (UNIVALI)
Ana Cláudia Delfini
Docente na Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Pós-Graduação em Educa-
ção e Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Vice- Líder do Grupo de Pesquisa
Educação e Trabalho, com pós-doutorado na Universidade de São Paulo.
Camila Gutieres dos Santos Soares Costa
Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Psicóloga
e mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora na
educação básica (SEDUC-RO) e no ensino superior Faculdade Unisapiens. Membra
do grupo de pesquisa Educação e Trabalho (UNIVALI) e do Centro de Estudos e
Pesquisa em Saúde Mental e Trabalho na Amazônia (UNIR).
Daíra Andréa de Jesus
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Vale
do Itajaí (UNIVALI), pesquisadora no Grupo de Pesquisa/CNPq “Educação e Trabalho”. Mestra em Direito das Migrações Transnacionais pela Universidade do Vale
do Itajaí (UNIVALI) e pela Università degli Studi di Perugia (UNIPG). Advogada
e professora do Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional
de Brusque (UNIFEBE).
Daniel de Mello
Bacharel em administração pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade
(CNEC), licenciatura em pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci
(UNIASSELVI). Mestre em educação pela UNIVALI. Doutorando em Educação
Dijaíza Gomes de Sá Souza
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora
Efetiva da Rede Municipal de Educação de Balneário Camboriú (2005).
Fabíola Okuda
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Servidora da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Herivaldo Oliveira Rocha
Mestre em Educação pela Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI(2025). Professor
de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atua como Coordenador Pedagógico da Escola Municipal José Ramos Torres de Melo - Fortaleza - Ce.
Lucas Vitor Baumgärtner
Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docente no
Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), professor de Educação
Física no Centro de Educação Infantil Tia Trude.
Luiz Bernardino de Oliveira Filho
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no Programa de
Mestrado e Doutorado em Educação. É membro do grupo de pesquisa Educação e Trabalho. Graduado em Filosofia e Ciências da Religião. Atua como docente na modalidade
de Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (CE).
Mara Regina Zluhan
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Em estágio
pós-doutoral no PPGEB da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).
Integrante do grupo de pesquisa Currículo, Políticas e Práticas Inclusivas, da Universidade Alto Vale do Rio Do Peixe - UNIARP.
Marcelo Palma de Oliveira
Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS). Docente de matemática no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
25 ANOS DE HISTÓRIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E TRABALHO
Mayara Ana da Cunha Kersten
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente na Universidade
do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora do Curso de Enfermagem.
Naiara Gracia Tibola
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE UNIVALI. Mestrado em Educação realizado na Universidade Regional de Blumenau –
FURB. É professora permanente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação
em Educação PPGE UNIPLAC.
Naraiana Carvalho de Castro Silva
Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua na
função de coordenação pedagógica na Coordenadoria de Implantação das Escolas
em Tempo Integral no município de São Benedito. Possui formação complementar
em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido, Libras e Direitos Humanos.
Neidimar Vieira Lopes Gonzales
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí – Santa Catarina (SC).
Docente no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).
Líder do grupo de pesquisa Estudos Interativos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI).
Pedro Capo
Doutor em Educação pela UNIVALI. Graduação Educação Física. Professor de Educação Física, com experiência no ensino superior e na pós-graduação. Atua principalmente nas áreas da infância, cultura, jogos e brincadeiras. Membro do Grupo de
Pesquisa em Educação e Trabalho.
Renan Feitosa de Oliveira
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor de
Matemática efetivo do município de Fortaleza-CE e Professor efetivo de Matemática
do Estado do Ceará. Trabalha atualmente no Ensino Básico (Ensino Médio, Ensino
Fundamental II e EJA).
Rosália da Cunha Jorge
Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora
efetiva na rede Municipal de São Benedito e de Língua Portuguesa na rede estadual.
Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio
em Tempo Integral Dr. João Almir de Freitas Brandão.
Rosana da Silva Machado
Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestre
em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenadora do
Núcleo de Educação Infantil Criança Esperança, na Rede Municipal de Ensino de
Balneário Camboriú–SC.
Shirlei de Souza Corrêa
Doutora em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com estágio
doutoral na Universidade do Minho, Portugal. Docente na Pós-Graduação, cursos
de Mestrado e Doutorado, na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP.
Simone Silva Vieira
Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Tânia Regina Raitz
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Docente na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora do Programa
de Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do grupo de pesquisa Educação e
Trabalho, com pós-doutorado na Universidade de Barcelona, Barcelona-Espanha.
Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora
da Rede Pública Municipal de Balneário Camboriú e Camboriú. Membro do Grupo
de Pesquisa Educação e Trabalho.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8252-0
ISBN Digital: 9786525182520
DOI: 10.24824/978652518252.0
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 336
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: D331 Delfini, Ana Cláudia. 25 anos de história no campo da educação e trabalho: eixos e interseccionalidades atuais / Ana Cláudia Delfini, Tânia Regina Raitz. – Curitiba : CRV, 2025. 336 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8253-7 ISBN Físico 978-65-251-8252-0 DOI 10.24824/978652518252.0 1. Educação 2. Juventudes – Trabalho 3. Gênero 4. Debates Interseccionais I. Raitz, Tânia Regina II. Título III. Série. CDU: 37.014 CDD: 370.193 Índice para catálogo sistemático 1. Educação e Trabalho: 370.193
