15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$38,87 sem juros | Total R$38,87 | |
2 x de R$19,44 sem juros | Total R$38,87 | |
3 x de R$12,96 sem juros | Total R$38,87 | |
4 x de R$10,06 | Total R$40,23 | |
5 x de R$8,18 | Total R$40,91 | |
6 x de R$6,94 | Total R$41,61 | |
7 x de R$6,05 | Total R$42,32 | |
8 x de R$5,38 | Total R$43,03 | |
9 x de R$4,86 | Total R$43,75 | |
10 x de R$4,45 | Total R$44,48 |
Autores: Marilena Bittar - Cristiano Alberto Muniz
Sinopse:
O psicológo francês Gérard Vergnaud, considerado uma referência na Didática de Matemática, desenvolveu importantes estudos relativos à Psicologia Cognitiva, sendo a Teoria dos Campos Conceituais o mais importante deles. Esta teoria tem por finalidade repensar as condições de aprendizagem conceitual, de maneira que se torne mais acessível à compreensão do aluno. Na perspectiva de Vergnaud, um campo conceitual é ao mesmo tempo conjunto de situações e um conjunto de conceitos: o conjunto de situações cujo domínio progressivo pede uma variedade de conceitos, de esquemas e de representações simbólicas em estreita conexão; o conjunto de conceitos que contribuem com o domínio dessas situações. Esses conceitos formam, aliás, sistemas, cuja organização é progressiva, eventualmente jamais acabada: por exemplo, o campo conceitual das estruturas aditivas se desenvolve em um período muito longo de tempo, a partir dos 3 ou 4 anos e até o fim dos estudos secundários; erros de conceitualização persistem em muitos adultos ou até mesmo em todos. O campo conceitual da moral é igualmente lento e complexo, e seu desenvolvimento vai desde os primeiros anos até a vida adulta. Por razões de praticidade podemos identificar campos conceituais mais restritos, em um ou outro registro da atividade cognitiva, como a compreensão de textos narrativos nas séries iniciais da Educação Básica, a mecânica do movimento no Ensino Médio, a conduta das centrais nucleares dos profissionais em atividades ou em formação. Mas em todos os casos, é perigoso considerar objetos de conhecimento muito restritos no sentido de que arriscamos não compreender o processo organizador do desenvolvimento das competências e conceitualizações. Esta obra apresenta artigos que discutem a aprendizagem de conceitos matemáticos sob esta ótica com a finalidade de divulgar e de compartilhar a Teoria dos Campos Conceituais com os leitores, sua riqueza e possibilidades.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480287
DOI:10.24824/978856248028.7
Ano de edição:2009
Número de páginas:93
Formato:14x21
Assunto:
A Aprendizagem matemática na perspectiva da teoria
dos campos conceituais / Marilena Bittar, Cristiano Alberto Muniz
(organizadores). -- 1. ed. -- Curitiba :
Editora CRV, 2009.
Vários autores.
Bibliografia
ISBN 978-85-62480-28-7
1. Matemática - Estudo e ensino 2. Prática de ensino
3.Professores - de matemática - Formação 4.Psicologia cognitiva I.
Bittar, Marilena.
09-0124 CDD-370.071
O que é aprender?
Gérard Vergnaud
O conceito de “esquema” para um novo olhar para a produção matemática na escola
as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais
Cristiano Alberto Muniz
Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais para o estudo das dificuldades dos
alunos na passagem da Geometria Afim à Geometria Vetorial
Marilena Bittar
A resolução de problemas multiplicativos de produto de medidas
um caso exemplar
Leny R M Teixeira
Mônica Vasconcellos
Sheila Denize Guimarães