15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$70,62 sem juros | Total R$70,62 | |
2 x de R$35,31 sem juros | Total R$70,62 | |
3 x de R$23,54 sem juros | Total R$70,62 | |
4 x de R$18,27 | Total R$73,08 | |
5 x de R$14,87 | Total R$74,33 | |
6 x de R$12,60 | Total R$75,61 | |
7 x de R$10,98 | Total R$76,88 | |
8 x de R$9,77 | Total R$78,18 | |
9 x de R$8,83 | Total R$79,49 | |
10 x de R$8,08 | Total R$80,82 |
Autores: Liliana Pereira Lima
Sinopse:
Este livro apresenta o tempo todo nas entrelinhas e explicitamente em algumas linhas, a busca por brechas do (im)possível como possibilidades de contribuir para transformações da realidade humana, psicológica e educacional brasileira. Considera as contradições e desordens da vida como desafios, ao pautar-se no pensamento complexo de Edgar Morin. Utiliza-o como meio para compreender a atuação de psicólogos escolares em suas trajetórias de vida, juntamente com as trajetórias da ciência psicológica e psicologia escolar e educacional no Brasil, cuja leitura se fundamenta em referenciais e princípios críticos da psicologia escolar e educacional da contemporaneidade. Apodera-se de fundamentos que ressignifiquem conceitos de humanidade, educação e sujeito, com foco nas possibilidades de autonomia e emancipação de psicólogos escolares que atuam com e para sujeitos e que, por sua vez, além de psicólogos também são sujeitos – sofrem assujeitamentos de diversos contextos institucionais, sociais e políticos. Para uma compreensão sobre a atuação de psicólogos escolares, ao mesmo tempo em que se percorreu teoricamente significados para a ação e atuação humana nesse cenário profissional, foi realizada uma pesquisa com oito psicólogos dessa especialização no Estado de São Paulo. É feita uma análise qualitativa das narrativas dos participantes, compreendendo-se, complexamente, os entrelaçamentos de suas subjetividades. A autora transformou suas próprias inquietações profissionais em tese de doutorado, que deu origem à presente obra. Fica aqui um convite de leitura a ser compartilhada.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419281
DOI:10.24824/978854441928.1
Ano de edição:2017
Número de páginas:242
Formato:16x23
Assunto:
L732
Lima, Liliana Pereira.
A atuação de psicólogos escolares: retomando o fo da meada. / Liliana Pereira Lima
242 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1928-1
DOI 10.24824/978854441928.1
1. Educação 2. Psicologia na educação 3. Emancipação I. Título II. Série
CDU 37 CDD 155.4
15 370.15
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PERCORRENDO LABIRINTOS DA PRÓPRIA CAMINHADA
PREFÁCIO
Marilene Proença
INQUIETAÇÕES
Nomenclatura: uma primeira questão
Educação, humanização e emancipação
Os elementos norteadores do estudo
O referencial teórico
O caminho a percorrer
PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO: uma história recente
Raízes da atuação da psicologia na educação
Estudos realizados sobre a atuação do psicólogo escolar
nas últimas décadas
SUJEITO CRIADOR E CRIATURA: emancipação e
assujeitamento do psicólogo escolar
Complexidade humana e emancipação
A psicologia escolar nas brechas do (im)possível:
imprinting e dialógica cultural
A ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS ESCOLARES: princípios e referências
A atuação em foco, como práxis da organização ativa
Algumas observações sobre projetos de lei
A formação em psicologia: diretrizes curriculares de e
Princípios e referências técnicas para a atuação de
psicólogos escolares
TECENDO FIOS E FALAS
Narrativa da primeira entrevista – Bela
Narrativa da segunda entrevista – Tina
Narrativa da quarta entrevista – Marcelo
Narrativa da quinta entrevista – Murilo
Narrativa da sexta entrevista – Lia
Narrativa da sétima entrevista – Laís
Narrativa da oitava entrevista – Dalva
Arrematando a costura: análise geral das entrevistas
CONSTATAÇÕES
Desfecho
REFERÊNCIAS