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Autores: Luiz Cláudio da Silva Souza
Sinopse:
Objetiva-se neste trabalho analisar a construção do ethos dos tradutores e dos intérpretes de língua de sinais e português (TILSP) por meio dos imaginários sociodiscursivos que circulam acerca desse profissional. O ethos é um conceito articulado desde os tempos Aristotélicos e que mais recentemente passou a integrar o quadro de investigação da Pragmática e da Análise do Discurso. Nesta concepção, a construção da imagem de si (ethos) passa por dois momentos: anterior ao ato de linguagem (ethos pré-discursivo) e durante a enunciação do sujeito que fala (ethos discursivo). Assim sendo, o ponto de partida deste trabalho consiste, por um lado, em problematizar os documentos institucionais em relação à profissão e, por outro, analisar os próprios dizeres que os sujeitos produzem a respeito de si. Observa-se que a construção do ethos dos TILSP não depende somente dos próprios profissionais, mas (i) dos documentos oficiais que regulam a profissão e (ii) das instituições que os contratam. Assim, cada instituição – revestida pela chamada doxa institucional – isto é, por um conjunto de representações acerca do profissional, constrói o cargo dos TILSP de acordo com suas próprias concepções e interesses. Este fato coopera significativamente para fragmentar atuação profissional. As discussões deste trabalho pretendem lançar luz a seguinte questão: Como os profissionais TILSP que estão adentrando os espaços institucionais podem contribuir para adequar as representações contidas nos documentos legais e reformular os imaginários sociodiscursivos das instituições?
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420867
DOI:10.24824/978854442086.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:160
Formato:16x23
Assunto:
S457
Souza, Luiz Cláudio da Silva.
A construção do ethos dos tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais e português:
concepções sobre a profissão. / Luiz Cláudio da Silva Souza
ISBN 978-85-444-2086-7
DOI 10.24824/978854442086.7
1. Educação 2. Língua Portuguesa 3. Libras 4. Educação inclusiva I. Título II. série
CDU 37 CDD 419
Índice para catálogo sistemático
Educação – língua portuguesa 469
Interesse pelo ethos como construção da imagem de si
Objetivos da pesquisa
HISTÓRIA DOS TILSP
Os vestígios históricos e evanescentes dosTILSP
Deslocamentos na concepção de língua de sinais e surdez
O início das pesquisas sobre tradução e interpretação
e português no Brasil
Deslocamentos e concepções em relação aos TILSP
Uma breve discussão sobre os avanços sociais dos TILSP ethos
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Linguagem para a Linguística Aplicada (LA)
Identidade social e identidade discursiva
Ethos
Ethos coletivo
O TILSP e a complexidade de sua atuação
O Ato de linguagem/tradução com base no
modelo de Jakobson
A situação de comunicação e seu dispositivo
Esquema proposto por Corrêa
Diferenças entre tradução e interpretação
Diferença entre língua de sinais e língua falada
Esquema Discursivo: Uma Proposta para os TILSP
Discussão
Situação em sala de aula e conferência
METODOLOGIA DE PESQUISA
Objetivos da pesquisa
Caracterização da pesquisa
Descrição dos instrumentos e os procedimentos de geração de dados
A escolha dos dispositivos de produção/captação de dados
Análise documental e análise das entrevistas
Etapas da pesquisa
Descrição das instituições
Descrição dos documentos reguladores da profissão
e dos entrevistados
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Descrição do código de conduta profissional
(código de ética)
Descrição do sujeito da pesquisa
Descrição da legislação
ANÁLISE DOS DADOS
Análise da legislação
Análise dos editais de concursos públicos
Cargo de TILSP específicos ou atrelado
A construção do ethos: as atribuições
Código de conduta profissional
A construção do ethos discursivo dos TILSP
Perfil dos entrevistados
A construção do ethos: os imaginários sociodiscursivos
das instituições e dos documentos regulares