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Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Lana Cristina Barbosa de Melo
Sinopse:
A concretização da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva constitui-se, ainda, em desafio nas redes públicas de ensino, principalmente no que se refere a propiciar as condições adequadas à aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência. Este livro abarca essa problemática, com o rigor necessário à pesquisa científica e o envolvimento de quem perpassa por ela desde sua formação inicial como pedagoga e em sua atuação como tal ao longo de uma trajetória de um pouco mais de 22 anos. Merece ser lido para que se possa compreender a necessidade de, enquanto coordenador pedagógico e/ou professor, dar acesso aos conteúdos da cultura universal aos alunos com e sem deficiência, condição para o desenvolvimento humano. A obra parte da preocupação da autora com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual na escola regular. Para dar vazão a esta preocupação e buscar caminhos no seu enfrentamento, debruça sobre o papel do coordenador pedagógico como mediador entre o professor e aquele aluno. Elege como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético e a psicologia histórico-cultural, buscando desvelar nas políticas públicas expressas em leis e documentos oficiais, bem como nas tendências pedagógicas, o percurso histórico da formação do coordenador pedagógico no sentido de compreender o significado (social) e o sentido (pessoal) em relação à aprendizagem e o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual. Nas páginas deste livro encontram-se as sínteses provisórias, porém consistentes, de uma pesquisadora apaixonada pelo tema, a qual tem lutado em defesa de uma Educação Especial e inclusiva humanizadoras. Alessandra Peternella
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424728
DOI:10.24824/978854442472.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:142
Formato:16x23
Assunto:
M517
Melo, Lana Cristina Barbosa de.
A coordenação pedagógica na mediação do trabalho do professor: humanização ou
alienação na formação do aluno com deficiência intelectual? - volume 1 / Lana Cristina Barbosa
de Melo – Curitiba: CRV, 2018.
142 p. (Série Educação e Psicologia Histórico-Cultural. v. 1)
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2472-8
DOI 10.24824/978854442472.8
1. Educação 2. Humanização 3. Psicologia histórico-cultural. I. Título II. Série.
CDU 37 CDD 370
Índice para catálogo sistemático
1 Educação 370
CAPÍTULO I
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
A trajetória histórica da construção da função
da coordenação pedagógica
A educação para o desenvolvimento econômico
LDBEN Nº
A LDBEN Nº
LDBEN Nº
As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
e a deficiência intelectual
As tendências pedagógicas no contexto das legislações
CAPÍTULO II
REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
COM BASE NA EPISTEMOLOGIA MARXIANA
Algumas considerações da perspectiva
da psicologia histórico-cultural
O Materialismo Histórico e Dialético
A hominização, o trabalho e a humanização
O processo de alienação do trabalho e da educação
O desenvolvimento sócio-histórico da consciência
O conceito de atividade sob as relações alienantes
Conteúdos da consciência Significado, Sentido
e atividade pedagógica
CAPÍTULO III
A CONCEPÇÃO UTILITARISTA DE EDUCAÇÃO NAS LEGISLAÇÕES
E A FILOSOFIA CENTRADA EM PADRÃO DE
NORMALIDADE COGNITIVA DAS TENDÊNCIAS
PEDAGÓGICAS HUMANISTAS
A deficiência intelectual e a concepção utilitarista de educação
nas LDBEN Nº , Nº e Nº
Lana Cristinaindd
A deficiência intelectual e as concepções utilitarista de
educação na função do Inspetor educacional
A deficiência intelectual e as concepções utilitarista de
educação na função do supervisor pedagógico
A deficiência intelectual e as concepções utilitarista de
educação na função do Coordenador pedagógico
Concepções de padrão cognitivo
A deficiência intelectual e as concepções de padrão
cognitivo estabelecido nas tendências Humanistas
