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Autores: Martha Tristão (Org.)
Sinopse:
Esta coletânea de textos assume um compromisso com a pesquisa, com a descolonização do pensamento e com as epistemologias em torno de um campo recente em constituição da pesquisa em educação ambiental. Nossas investigações são potencializadas e potencializadoras com as culturas locais a partir da contextualização dos graves problemas ambientais, sociais, políticos, culturais e filosóficos que nos afetam antes e durante a realização de nossas pesquisas. Com isso, criamos infinitas possibilidades de investigação. A abordagem metodológica da pesquisa em educação ambiental que temos adotado não se prende às amarras de um caminho determinado, estreito e inflexível. Não estamos defendendo que não devemos traçar caminhos ou ter pressupostos em nossas pesquisas; nosso argumento é o de considerar o imprevisível em sua trajetória. A lógica binária é um dos mecanismos de controle criados pela colonialidade e, por isso, sujeito e objeto, cultura e natureza são complementares. Em nossas pesquisas, exploramos as formas de resistências produzidas, as experiências de culturas com usos de práticas sustentáveis para garantir seus modos de vida e analisamos como comunidades/escolas desenvolvem formas de se relacionar com as naturezas culturas. Partimos de um pensamento decolonial para defender a pesquisa em educação ambiental. Portanto, as relações com o lugar e as histórias produzidas na visão de saberes culturais locais e sustentáveis nos mobilizam, em especial, porque suscitam a criação de uma outra pedagogia, longe de dogmas. Buscamos, assim, uma permanente correlação entre o lugar, as culturas e as produções narrativas dos sujeitos/comunidades/escolas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544428269
DOI:10.24824/978854442826.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:220
Formato:16x23
Assunto:
T756e
Tristão, Martha
A educação ambiental e o pensamento pós-colonial narrativas de pesquisas Martha
Tristão (organizadora) – Curitiba [PR] CRV, 2018
220 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2826-9
DOI 10248249788544428269
1 Educação ambiental 2 Meio ambiente – Aspectos sociais 3 História ambiental
I Título
18-52978 CDD 3637
CDU 5021
APRESENTAÇÃO
Martha Tristão
PRÓLOGO
PREFACIANDO UMA GUINADA CONCEITUAL
Michèle Sato
DECOLONIZAR O PENSAMENTO
apontamentos e entrelaçamentos epistêmicos com
a Educação Ambiental
Martha Tristão
Rosinei Ronconi Vieiras
CANOA E FESTA sonhantes artístico-científico
do pantanal de Mato Grosso
Michèle Sato
Imara Quadros
Lucia Kawahara
TESSITURAS DE PROTAGONISMOS NAS ESCOLAS
DO CAMPO DE DUQUE DE CAXIAS descolonizar para sobreviver
Patrícia Baroni
EXCLUSÃO E SELETIVIDADE NA HEGEMONIA DAS
INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA TELEVISÃO
a educação ambiental em discussão
Fátima Côgo
IMAGENS-NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
produções culturais do congo nos currículos praticados
nos cotidianos escolares
Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi
Martha Tristão
CONVERSA DE VENTILADOR a experiência
de uma não metodologia de pesquisa
Gilfredo Carrasco Maulin
EXPERIÊNCIA-SENTIDO COM O LOCAL
ecologias descolonizadoras de formação e educação ambiental
Denize Mezadri de Almeida
Impressão indd MEMÓRIAS, TRADIÇÃO E HISTÓRIA NA REINVENÇÃO
DOS SUJEITOS AUTOPOIÉTICOS DA REGIÃO LITORÂNEA
SUL CAPIXABA
Marcia Moreira de Araújo
ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
relações de usos e consumos na biorregião do Caparaó capixaba
Flávia Nascimento Ribeiro
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O MOVIMENTO DECOLONIAL
por rebeldias epistêmicas, teóricas e políticas
Katia Gonçalves Castor
CARTOGRAFIA DE UMA COMUNIDADE
narrativas da ideia de cultura
Fernanda Freitas Rezende
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MOVIMENTO
DE (RE)EXISTÊNCIA
Rosinei Ronconi Vieiras
SOBRE OS AUTORES