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Autores: Geraldo Locks - Simone Rafaeli Pacheco
Sinopse:
Este livro vem de ou ao encontro a uma das lacunas reclamadas por sujeitos pesquisadores, educadores e militantes envolvidos com a política pública da Educação do Campo. Ou seja, seus autores, vinculados ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento Territorial: política e práticas (GEDETER) do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC), elegem como objeto de análise, as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas multisseriadas tomando como campo empírico as escolas do espaço meio rural do município de Lages, SC. “Uma conquista, muitos desafios”, indica a tensão existente entre a garantia do Marco Regulatório e as possibilidades reais da Educação do Campo chegar ao chão da escola. O leitor encontra uma retrospectiva histórica demonstrando a forma como o Estado brasileiro tratou a educação quando formulada para o espaço meio rural: um direito negado. Somente no século XX é que se proclama a educação como um direito universal, mas oferecida nas características que configuram o que se denominou de “educação rural”. Foi no final deste século que, graças ao Movimento Nacional da Educação do Campo, se elabora um paradigma educacional contra hegemônico sob à égide de um conceito ainda em construção e em disputa, conhecido por “Educação do Campo”, acompanhado de um corolário de exigências ético-pedagógicas e sócio- políticas. Neste marco, as escolas multisseriadas em sua maioria existentes no meio espaço rural, antes conhecidas como “escolas isoladas”, são ressignificadas e trazem novas exigências desafiando gestores, professores, alunos, enfim, toda a comunidade aprendente envolvida com processos formais e não formais de educação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403815
DOI:10.24824/978854440381.5
Ano de edição:2015
Número de páginas:198
Formato:14x21
Assunto:
Copyright © da Editora CRV Ltda.
Editor-chefe: Railson Moura
Diagramação e Capa: Editora CRV
Revisão: Os Autores
Conselho Editorial:
CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ
Foi feito o depósito legal conf. Lei 10.994 de 14/12/2004
2015CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ
Foi feito o depósito legal conf. Lei 10.994 de 14/12/2004
2015
Proibida a reprodução parcial ou total desta obra sem autorização da Editora
CRV
Todos os direitos desta edição reservados pela:
Editora CRV
Tel.: (41) 3039-6418
www.editoracrv.com.br
E-mail: [email protected]
L792e
A educação do campo e as escolas multisseriadas em Lages, SC: uma
conquista, muitos desafis / Geraldo Augusto Locks, Simone Rafaeli Pacheco. -1.
ed.- Curitiba, PR: CRV, 2015.
198 p.
Inclui bibliografi
ISBN 978-85-444-0381-5
1. Lages (SC) - Educação. 2. Educação - Brasil. I. Pacheco, Geraldo
Augusto. II. Título.
15-21315 CDD: 370.981
CDU: 37(81)
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Maria Antonia de Souza
INTRODUÇÃO
1 . FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DA PESQUISA
DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
3. A ESCOLA MULTISSERIADA NO CONTEXTO
EDUCACIONAL BRASILEIRO E O MOVIMENTO
NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
4. CONTEXTUALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO
EDUCACIONAL DA ESCOLA MULTISSERIADA
NO MUNICÍPIO DE LAGES
5. ESCOLA MULTISSERIADA EM LAGES:
caminhos, espaços, sujeitos, diversidades
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES