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Autores: Carla Salomé Margarida de Souza
Sinopse:
A presente obra é resultado de uma pesquisa de mestrado que investigou a Educação Especial via Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito do Ensino Superior com foco na Universidade Estadual de Goiás (UEG). A obra se destaca por contribuir com as políticas institucionais e as práticas pedagógicas inclusivas, ajudando a pensar a estrutura e o funcionamento do AEE no Ensino Superior.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544440889
DOI:10.24824/978854444088.9
Ano de edição:2020
Número de páginas:150
Formato:16x23
Assunto:
So719
Souza, Carla Salomé Margarida de
A educação especial no ensino superior o atendimento educacional especializado na
Universidade Estadual de Goiás Carla Salomé Margarida de Souza – Curitiba CRV, 2020
150 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-4088-9
DOI 10248249788544440889
1 Educação superior 2 Inclusão educacional 3 Atendimento educacional especializado
4 Ensino superior I Título II Série
CDU 37 CDD 378
PREFÁCIO
Marlene Barbosa de Freitas Reis
INTRODUÇÃO
Objeto de estudo e justificativa
Problematização e objetivo
Caracterização da pesquisa e do campo de investigação
Etapas da pesquisa
Análise dos Dados
Estrutura da Obra
CAPÍTULO I
CONCEPÇÕES, PERSPECTIVA HISTÓRICA E POLÍTICO-LEGAL
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR
Perspectiva Histórica da Educação Especial
Perspectiva Documental – Marcos Político-Legais
Marcos de Impacto Internacional
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Mundial Sobre Educação para Todos e “Plano
de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem”
Declaração de Salamanca
Convenção da Guatemala
Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas
com deficiência
Marcos de Impacto Nacional
Inclusão, Educação Especial e Atendimento
Educacional Especializado
Concepção de deficiência e público-alvo da Educação Especial
CAPÍTULO II
A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOÍAS E OS MOVIMENTOS
PELA INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Aspectos históricos e o perfil institucional da UEG
A Educação Especial nos Documentos Normativo-Legais da UEG
O papel do Núcleo de Acessibilidade Aprender sem
Limites – NAASLU
Carla Salomé - _xindd Um estudo do contexto atual da UEG diante da necessidade de
formação específica aos professores formadores
Um estudo do contexto atual da UEG diante dos Eixos de
Acessibilidade
CAPÍTULO III
A EDUCAÇÃO ESPECIAL VIA ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A relevância e a mediação dos Núcleos Locais da UEG na
materialização do AEE
O NAPS e o NOD criação, vinculação e regulamentação
O NAPS e o NOD Estrutura e funcionamento
Caminhos para a desconstrução de déficits circunstanciais e
fortalecimento dos Núcleos Locais
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
PANORAMA SITUACIONAL DE MATRÍCULAS DE ESTUDANTES
PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UEG