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Autores: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Sinara Almeida da Costa (Orgs.).
Sinopse:
O livro contempla estudos instigantes desenvolvidos por pesquisadores no norte, no nordeste e no sudeste do Brasil, em diversas Universidades, a saber: Federal do Oeste do Pará (UFOPA), de Rondônia (UNIR), do Ceará (UFC), de São Carlos (UFSCAR) e a Estadual de Campinas (UNICAMP). Os textos decorrem de trabalhos acadêmicos com objetos diversos, porém focados na temática da educação infantil. A utilização de fontes diversificadas e a problematização voltada para situações concretas propiciou novas leituras e análises, inclusive contrapor discursos generalizantes sobre a educação infantil, e por esta razão acreditamos que possam servir de incentivo para novas pesquisas. Os resultados das pesquisas ora publicados neste livro nos desafiam a um confronto com a realidade para que possamos avaliar a distância entre o previsto em lei e a realidade concreta da educação infantil. Os trabalhos mostram a realidade, ressaltando os problemas da infraestrura, do deslocamento, da formação, das condições de trabalho dos professores, da falta de recursos materiais, e das classes multisseriadas. São trabalhos que, embora em grande parte tenham sido voltados para o contexto amazônico, não se restringem a esta região. Isto porque estão impregnados da compreensão de que no singular estão presentes traços do universal. Assim sendo, contextos específicos e bem concretos, contribuem para entender fenômenos gerais da educação infantil, quer sejam do campo ou da cidade, do interesse dos profissionais diretamente envolvidos no cotidiano escolar e, em especial, dos responsáveis pela formulação de políticas públicas para a área.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414606
DOI:10.24824/978854441460.6
Ano de edição:2016
Número de páginas:198
Formato:16x23
Assunto:
E24
A educação infantil no centro do debate: do direito adquirido às práticas cotidianas
desenvolvidas nas creches e pré-escolas. / Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Sinara Almeida
da Costa (organizadoras).
198 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1460-6
DOI 10.24824/978854441460.6
1. Educação 2. Educação infantil 3. Pré escolas 4. Educação no campo I. Colares, Maria
Lilia Imbiriba Sousa, org. II. Costa, Sinara Almeida da, org. III. Título IV. Série.
CDD 371.21
SUMÁRIO
A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO
O “FENÔMENO DA JUDICIALIZAÇÃO” COMO UMA FORMA
DE ACESSO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE - ANOS DE
IDADE: depoimento de diretores de creches no município de
Campinas/SP – Brasil
Thaís Brandão
Adriana Missae Momma
Luis Enrique Aguilar
CRECHE NÃO É DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO:
uma questão de política pública ou de interpretação jurídica?
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
ANÁLISE DA META DO PNE PARA
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO
Alessandra de Sousa dos Santos
Maria Cristina dos Santos Bezerra
Mariany Fardin Preto
PRÁTICAS COTIDIANAS E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“QUANDO A LUZ DOS OLHOS MEUS E A LUZ DOS OLHOS
TEUS RESOLVEM SE ENCONTRAR”: as interações entre a
professora e as crianças na creche e as possíveis repercussões
na constituição do eu infantil
Sinara Almeida da Costa
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
a atuação junto às professoras nas ações de orientação e
acompanhamento pedagógico
Jorgiana Ricardo Pereira
ASSISTENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL (AEI) DO MUNICÍPIO DE
FORTALEZA: tecendo reflexões sobre esta profissional
Maria Nerice dos Santos Pinheiro
Rosimeire Costa de Andrade Cruz
DESENHO LIVRE DA CRIANÇA: significados e revelações
Maria Antônia Vidal Ferreira
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Sandra Andrea de Miranda Estrela
Rosemeire Ferrarezi Valiante
Estelina Marinho dos Santos
Irisneide dos Santos Lima
“TODO DIA PODE BRINCAR QUANDO
A PRÔ [PROFESSORA] MANDAR”: o lugar da brincadeira
na perspectiva de crianças da pré-escola
Kátia Cristina Fernandes e Silva
Rosimeire Costa de Andrade Cruz
APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NO CAMPO: assentamento Vila Amazônia
Rosana Ramos de Souza
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Anselmo Alencar Colares
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PORTO VELHO:
infraestrutura e qualidade do ensino
Juracy Machado Pacífico
Marli Lucia Tonatto Zibetti
Lucélia Ferreira Camargo