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Autores: Tânia Castro Gomes - Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Sinopse:
A Educação Integral e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI: Singularidades desta política apresenta o resultado do estudo de caso realizado em uma escola pública estadual em Santarém/Pará, com a análise da política de Educação Integral em Tempo Integral. Os capítulos contemplam assuntos instigantes relacionados às Políticas públicas educacionais, à Educação integral, ao Ensino médio e ao Programa Ensino Médio Inovador, abordando o direito à educação no ensino médio além do registro do ProEMI no município de Santarém, onde são exploradas as concepções de educação integral, tempo integral dos participantes na pesquisa e as singularidades verificadas no processo de implementação da política objeto do estudo. Adaptar o resultado da pesquisa materializado como dissertação, agora em formato de livro, representa para as autoras a possibilidade de cumprir um objetivo que vai além do que foi traçado inicialmente quanto ao tema e objeto do estudo. Trata-se de oferecer, a educadores ou estudantes do ensino médio, subsídios para maior compreensão da educação integral em tempo integral e a realidade consubstanciada na efetivação do ProEMI em uma escola pública estadual. Ao mesmo tempo, almeja-se propiciar ao leitor, em geral, a aproximação retomada e/ou aprofundamento da discussão teórica com os autores que se dedicam a temática da educação integral.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544421741
DOI:10.24824/978854442174.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:158
Formato:16x23
Assunto:
G618e
Gomes, Tânia Castro
A educação integral e o programa ensino médio inovador – PROEMI: singularidades desta
política / Tânia Castro Gomes, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. - 1. ed.
ISBN 978-85-444-2174-1
DOI 10.24824/978854442174.1
1. Educação - Estudo e ensino. 2. Ensino médio. I. Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa.
II. Título.
18-47110
CDD: 373
CDU: 373.5
PREFÁCIO
Debora Cristina Jeffrey
INTRODUÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E A
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Políticas Públicas e Educação no Brasil Pós : breve
resgate histórico
Educação Integral: esboço dos aspectos legais
Educação Integral e/ou Tempo Integral:
semelhanças e diferenças
Educação Integral e/ou Tempo Integral:
experiências brasileiras
POLÍTICAS EDUCACIONAIS, O ENSINO MÉDIO E O PROGRAMA
ENSINO MÉDIO INOVADOR – EMI
O Direito à Educação e ao Ensino Médio
O Programa Ensino Médio Inovador
O Percurso da Educação Integral no Estado do Pará e o Programa
Ensino Médio Inovador – ProEMI nesse contexto
A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará:
aspectos gerais
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR – PROEMI/JF NA
ESCOLA ESTADUAL MOCORONGA EM SANTARÉM/PA
Considerações iniciais sobre a SEDUC em Santarém
Contextualização da escola pesquisada
Perfil dos participantes da pesquisa
O processo da implantação do ProEMI e o JF na Escola
Estadual Mocoronga
ProEMI: análise a partir da percepção da comunidade escolar com
relação ao programa
Concepção de Educação Integral
Ações pedagógicas no ProEMI