15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$51,83 sem juros | Total R$51,83 | |
2 x de R$25,92 sem juros | Total R$51,83 | |
3 x de R$17,28 sem juros | Total R$51,83 | |
4 x de R$13,41 | Total R$53,64 | |
5 x de R$10,91 | Total R$54,56 | |
6 x de R$9,25 | Total R$55,49 | |
7 x de R$8,06 | Total R$56,43 | |
8 x de R$7,17 | Total R$57,38 | |
9 x de R$6,48 | Total R$58,34 | |
10 x de R$5,93 | Total R$59,31 |
Autores: Patrícia Lima Martins Pederiva - Andréia Pereira de Araújo Martinez (Orgs).
Sinopse:
Este livro é um convite a pensar a arte no contexto educativo. Sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, a arte é uma atividade humana singular, com leis próprias. Estrutura-se por meio de materiais, formas intencionalmente dispostas com o fim de provocar reações estéticas aprendidas culturalmente. Materializa a emoção por meio dessa estrutura. Por meio da organização do espaço educativo voltado para a experiência estética, a arte pode ser vivenciada de forma autêntica. Por intermédio de experiências cuja intencionalidade pedagógica é voltada para esse fim. Para Vigotski, todas as pessoas podem vivenciar a arte. A instrumentalidade educativa, às vezes, transforma a arte em ferramenta pseudolúdica, afastando-a de seus reais objetivos perante a vida e a educação. Tal abordagem distancia as pessoas da possibilidade de viver a arte como uma atividade humana singular entre outras e cobre-a de mitos, como se fosse uma atividade irrelevante ou para poucos privilegiados. A tarefa da educação estética passa a ser, então, criar condições para essa desmistificação e para a vivência criativa da arte. A perspectiva histórico-cultural mostra que é possível a todas as pessoas compreender, interpretar, expressar-se e criar artisticamente. Revela a arte como uma atividade essencial para o desenvolvimento humano, na cultura, em lugar de um mero passatempo. Evidencia ainda que a arte cumpre uma função ímpar no tocante à vivência e à consciência das próprias emoções. Para Vigotski, “a arte é o social em nós”. Como seres sociais, nós a criamos e dela temos necessidade para que sejamos seres humanos completos, na unidade afeto-intelecto que somos. Educar esteticamente é dar o lugar devido à arte na educação. É ainda, resgatar a vivência de nossa humanidade adormecida pela escola.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403686
DOI:10.24824/978854440368.6
Ano de edição:2015
Número de páginas:166
Formato:14x21
Assunto:
A escola e a educação estética / organização Patrícia Lima Martins Pederiva,
Andréia Pereira de Araújo Martinez.
1. Arte - Estudo e ensino. 2. Educação. I. Pederiva, Patrícia Lima Martins.
II. Martinez, Andréia Pereira de Araújo.
15-21262 CDD: 372.5
CDU: 373.3:7
EDUCAÇÃO ESTÉTICA, À LUZ E À SOMBRA
DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI
José Flavio Sena
A CRIANÇA, A ESCOLA
E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Andréia Pereira de Araújo Martinez
CULTURA, ARTE POPULAR
E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Wanessa Ferreira de Sousa
Anderson Messias Roriso do Nascimento
ARTE E CURRÍCULO: contradições
Milena Pimenta de Souza
Andréia Pereira de Araújo Martinez
PRECONCEITO E EDUCAÇÃO ESTÉTICA
NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Saulo Pequeno
Daniela Barros
PENSANDO O SENTIDO
DA ARTE NA EDUCAÇÃO
Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves
Maria Luiza Dias Ramalho
NO CINEMA COM VIGOTSKI:
as críticas da obra “Psicologia da Arte” de Lev Ss Vigotski
direcionadas à sétima arte
Rodrigo Resende
O TEATRO DE BONECOS E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Mariana Almada Vieira
EDUCAÇÃO MUSICAL NA INFÂNCIA E HUMANIZAÇÃO:
uma experiência a partir do ensino coletivo de música
Pedro Augusto Dutra de Oliveira
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR:
produção e invenção
Sara Cecília Cesca
Lucas Eduardo da Silva Galon
CURRÍCULO, MÚSICA E ARTE:
por uma educação estética na infância
Eliane Rosa dos Santos
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSICAL
NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
análise de experiência estética no maternal
Marina Gomes Timm