15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$42,94 sem juros | Total R$42,94 | |
2 x de R$21,47 sem juros | Total R$42,94 | |
3 x de R$14,31 sem juros | Total R$42,94 | |
4 x de R$11,11 | Total R$44,44 | |
5 x de R$9,04 | Total R$45,20 | |
6 x de R$7,66 | Total R$45,97 | |
7 x de R$6,68 | Total R$46,75 | |
8 x de R$5,94 | Total R$47,54 | |
9 x de R$5,37 | Total R$48,33 | |
10 x de R$4,91 | Total R$49,14 |
Autores: Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo
Sinopse:
A educação escolar sempre teve como desafio aperfeiçoar nos alunos habilidades que os levassem à eficiência na escrita. Percebe-se que as produções dos educandos parecem aquém da expectativa da modalidade escrita da língua. Concomitante aos problemas da produção textual está o advento da tecnologia digital, bem como sua influência na comunicação escrita dos alunos. As implicações da redação virtual chegam às escolas, mas ainda não existe uma estrutura organizada para saber aproveitar os benefícios da informática como instrumento auxiliar no processo educativo. Algumas escolas não preparam o educando para participar crítica e ativamente do mundo virtual. O processo de letramento escolar limita o aluno a uma atitude passiva diante das situações de leitura e escrita. O hipertexto é uma ferramenta que, como objeto de aprendizagem, pode auxiliar a escola a exercer sua função democratizadora de inserir o aluno na cultura digital, ao mesmo tempo em que potencializa suas competências e habilidades na modalidade escrita da língua no contexto contemporâneo. Acreditamos que uma produção textual, sequenciada pelo hipertexto, pode ser um instrumento de resgate do aluno que se encontra desmotivado devido a propostas limitadas de produção textual em sala de aula. Pode também contribuir para a autonomia do educando em explorar conteúdos, e, ainda, auxiliá-lo na organização e na representação de seu pensamento, além de potencializar uma escrita colaborativa e fazer surgir um interlocutor concreto para os textos produzidos, auxiliando na construção do hipertexto. Isso pressupõe a importância de se testarem novas estratégias de aprendizagem para tentar resolver velhos problemas de produção escrita.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415436
DOI:10.24824/978854441543.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:130
Formato:14x21
Assunto:
C257
Cardozo, Jacimara Ribeiro Merizio.
A escrita hipertextual e colaborativa: uma experiência de produção de texto no
ensino fundamental II / Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo.
130 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1543-6
DOI 10.24824/978854441543.6
1. Letras 2. Escrita 3. Aprendizagem 4. Escrita colaborativa I. Título II. Série.
CDD 372.61
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
A palavra escrita está em crise
FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO
DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Matrizes da linguagem:
uma possível saída para a crise escrita
Como trabalhar o hipertexto na sala de aula?
Por que trabalhar o conto de mistério?
Estudo de um conto de mistério
Ensaio para a escrita colaborativa
VIVENCIAR
O blog como espaço virtual
de auxílio para a realização da produção de texto
O aluno pesquisador: investigando os principais elementos do conto de mistério
Criação do jogo de tabuleiro
A escrita como registro: enigmas para o conto
de mistério
COMPARTILHAR
Assembleia: a negociação para
a escrita colaborativa
ESCREVER
A produção do conto de mistério
A velocidade da narrativa:
em busca de um narrador marcante
REFLETIR
Reflexão sobre o conto produzido pelos alunos
Intervalo de escrita : oficina
de leitura do hiperconto produzido
Intervalo de escrita : recreio colaborativo
REESCREVER
Processo de reescrita : O narrador-avatar
Processo de reescrita : a inserção do ponto
de vista do narrador e do som sugestivo da música
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
ANEXOS
SOBRE A AUTORA