15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$52,88 sem juros | Total R$52,88 | |
2 x de R$26,44 sem juros | Total R$52,88 | |
3 x de R$17,63 sem juros | Total R$52,88 | |
4 x de R$13,68 | Total R$54,73 | |
5 x de R$11,13 | Total R$55,66 | |
6 x de R$9,44 | Total R$56,61 | |
7 x de R$8,22 | Total R$57,57 | |
8 x de R$7,32 | Total R$58,54 | |
9 x de R$6,61 | Total R$59,52 | |
10 x de R$6,05 | Total R$60,52 |
Autores: Thiago Donda Rodrigues
Sinopse:
O processo de inclusão de alunos que por algum motivo – físico, mental, econômico e/ou cultural – são excluídos das salas de aula do ensino regular é um tema que se faz presente nas políticas educacionais atuais e nos debates sobre uma educação de qualidade para o século XXI. As teorias e práticas deste processo ainda estão sendo construídas, a isso se deve os constantes equívocos em saber no que consiste incluir e conseguir identificar práticas inclusivas de praticas integracionistas. Na expectativa de contemplar práticas inclusivas e lançar novos olhares à educação, o livro “A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo” mostra como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar o processo de inclusão. O livro é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo. Para a realização da pesquisa foram observados quatro professores, sendo três com formação em matemática e um com formação em pedagogia, e suas práticas, em sala de aula, são descritas no caderno de campo que o autor traz na integra. Após a análise dos dados, aponta-se que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta-se também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva. Este livro não tem o objetivo de oferecer uma receita pronta, pois assim estaria banalizando as diferenças, mas sim encaminhamentos, novos olhares, reflexões sobre as práticas inclusivas já existentes e atenção às práticas não inclusivas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480355
DOI:10.24824/978856248035.5
Ano de edição:2010
Número de páginas:128
Formato:14x21
Assunto:
Rodrigues, Thiago Donda A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo
/ Thiago Donda Rodrigues -- 1 ed -- Curitiba: Editora CRV, 2009
Bibliografia
ISBN 978-85-62480-34-8
1 Educação - Finalidades e objetivos
2 Educação inclusiva 3 Estudantes deficientes
4 Etnomatemática 5 Matemática - Estudo e ensino
6 Sociologia educacional I Título
09-10607 CDD-370
Experiência
Analisando a Experiência
Textualização da entrevista concedida pela professora Antonia