| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$91,88 sem juros | Total R$91,88 | |
| 2 x de R$45,94 sem juros | Total R$91,88 | |
| 3 x de R$30,62 sem juros | Total R$91,88 | |
| 4 x de R$23,77 | Total R$95,09 | |
| 5 x de R$19,34 | Total R$96,71 | |
| 6 x de R$16,39 | Total R$98,37 | |
| 7 x de R$14,29 | Total R$100,03 | |
| 8 x de R$12,71 | Total R$101,72 | |
| 9 x de R$11,49 | Total R$103,42 | |
| 10 x de R$10,51 | Total R$105,15 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Celma Regina Borghi Rodriguero - Solange Franci Raimundo Yaegashi
Sinopse:
A família representa o primeiro e o mais próximo grupo social com o qual a criança mantém as relações pessoais mais íntimas e, em se tratando de indivíduos com necessidades especiais, em muitos casos, as únicas. Nesse sentido, esta obra é resultado de um estudo que investigou a concepção da família sobre a criança surda. Participaram da pesquisa 11 casais, pais de alunos de uma escola para surdos. Para a análise dos dados obtidos foram definidos quatro eixos temáticos: a abordagem sobre a deficiência, o contexto familiar, o contexto social e o contexto escolar. Entre os resultados da pesquisa constatou-se que a percepção da surdez não é imediata ao nascimento e que o diagnóstico ocorre normalmente quando a criança deixa de desenvolver a fala. Verificou-se que as reações iniciais dos pais, diante da descoberta, são de sofrimento e desespero e sua aceitação ocorre com o tempo, mas não de forma plena. Chegou-se à conclusão que as famílias não participam de forma ampla no desenvolvimento do filho surdo em razão das dificuldades de comunicação, uma vez que a aquisição da linguagem de sinais só ocorre a partir do momento em que a criança começa a frequentar a escola para surdos. Pode-se afirmar, segundo a abordagem vygotskyana, que a participação da família no desenvolvimento da criança e na aquisição da linguagem é de suma importância, pois os conhecimentos e a visão de mundo dependem do meio físico e social e, por decorrência, a aprendizagem e o desenvolvimento relacionam-se intimamente ao contexto sociocultural no qual a pessoa está inserida.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580427462
DOI:10.24824/978858042746.2
Ano de edição:2013
Número de páginas:112
Formato:14x21
Assunto:
Rodriguero, Celma Regina Borghi
A família e o filho surdo: uma investigação acerca do desenvolvimento psicológico
da criança segundo a abordagem histórico-cultural / Celma Regina Borghi
Rodriguero, Solange Franci Raimundo Yaegashi. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
112p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-746-2
1. Crianças surdas - Educação. 2. Crianças surdas - Relações com a família. 3.
Educação especial - Participação dos pais. I. Yaegashi, Solange Franci Raimundo.
II. Título.
13-03155 CDD: 371.912
CDU: 376.33
A FAMÍLIA E A CRIANÇA SURDA
Capítulo II
O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
NA CRIANÇA SURDA
Capítulo III
O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
DA CRIANÇA SURDA
Capítulo IV
METODOLOGIA
Capítulo V
RESULTADOS E DISCUSSÕES
