15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$62,24 sem juros | Total R$62,24 | |
2 x de R$31,12 sem juros | Total R$62,24 | |
3 x de R$20,75 sem juros | Total R$62,24 | |
4 x de R$16,10 | Total R$64,41 | |
5 x de R$13,10 | Total R$65,51 | |
6 x de R$11,11 | Total R$66,63 | |
7 x de R$9,68 | Total R$67,76 | |
8 x de R$8,61 | Total R$68,91 | |
9 x de R$7,78 | Total R$70,06 | |
10 x de R$7,12 | Total R$71,23 |
Autores: Daniele Ramos de Oliveira
Sinopse:
A autora apresenta a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido por professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e aspectos das ações de formação continuada que a equipe de uma Secretaria Municipal da Educação do interior de São Paulo tem desenvolvido para a implementação da política do Ensino Fundamental de nove anos. Os documentos publicados pelo Ministério da Educação propõem a reformulação da proposta pedagógica por parte das escolas e sistemas de ensino ao implantar o Ensino Fundamental de nove anos, atentando-se, no que diz respeito aos anos iniciais, para a importância da ludicidade, do respeito à infância e das diversas expressões, incluindo o desenvolvimento do letramento e da alfabetização. No entanto, os professores que participaram da pesquisa relatada neste livro demonstram conhecimento e crenças que dificultam o atendimento dessas dimensões. No município investigado, a Proposta Curricular para o Ensino Fundamental de nove anos foi formulada pelo gestor da Secretaria Municipal de Educação e apresentada aos professores em capacitações. Coaduna-se, portanto, como uma perspectiva “clássica” de formação, em que o objetivo principal parece ser a atualização dos professores a partir de um ensino ministrado sobre técnicas pedagógicas de nível informativo e prescritivo. Esta visão condiciona a prática de cursos isolados e pontuais que não favorece a formação de professores que já estão em exercício profissional nem a implantação de uma política oficial, como o Ensino Fundamental de nove anos. A forma como se faz a (in) formação dos coordenadores pedagógicos das escolas por parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação é muito próxima à forma como eles (in) formam os professores, em uma visão mecânica e transmissiva, que considera que, se o outro teve acesso à informação, tem toda condição de aplicá-la, o que gera dificuldades no trabalho pedagógico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426449
DOI:10.24824/978854442644.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:178
Formato:16x23
Assunto:
O48
Oliveira, Daniele Ramos de
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove
anos e os desafi os ao trabalho pedagógico Daniele Ramos de Oliveira – Curitiba CRV, 2018
178 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2644-9
DOI 10248249788544426449
1 Educação 2 Ensino fundamental 3 Formação continuada 4 Professores I Título II Série
CDU 37 CDD 37071
APRESENTAÇÃO
A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS
O início da construção da política de ampliação do
Ensino Fundamental
O contexto da política do Ensino Fundamental de nove anos
Os pareceres e resoluções sobre Ensino Fundamental de nove anos
Os documentos de orientação para inclusão da criança de seis
anos no Ensino Fundamental
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
concepções e modos de organização
Conceituando a formação continuada
Posturas e concepções de formação continuada de professores
Os limites da formação continuada na escola e outros
possíveis caminhos
METODOLOGIA DA PESQUISA
A pesquisa qualitativa e o estudo de caso
Procedimentos metodológicos
ANÁLISE DOS DADOS
Caracterização do município de Marília-SP
Caracterização dos professores
Caracterização dos coordenadores de escola e gestor da
Secretaria Municipal de Educação
Trabalho pedagógico
Lúdico do ponto de vista dos professores
Alfabetização do ponto de vista dos professores
Dificuldades no trabalho pedagógico e a criança e sua família
O trabalho pedagógico do ponto de vista dos
coordenadores de escola e gestor
Análise da formação continuada
Formaçãocapacitação da Secretaria Municipal de Educação
Importância da formação continuada para os professores
investigados e suas necessidades formativas
Análise do ponto de vista dos gestores sobre a
formação continuada
Tecendo os fios
DROindd
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
QUESTIONÁRIO DOS PROFESSORES
APÊNDICE
QUESTIONÁRIO DOS COORDENADORES
APÊNDICE
INSTRUMENTO DE ENTREVISTA DOS PROFESSORES
APÊNDICE
INSTRUMENTO DE ENTREVISTA COM GESTOR