15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$91,88 sem juros | Total R$91,88 | |
2 x de R$45,94 sem juros | Total R$91,88 | |
3 x de R$30,63 sem juros | Total R$91,88 | |
4 x de R$23,77 | Total R$95,09 | |
5 x de R$19,34 | Total R$96,71 | |
6 x de R$16,39 | Total R$98,37 | |
7 x de R$14,29 | Total R$100,03 | |
8 x de R$12,72 | Total R$101,72 | |
9 x de R$11,49 | Total R$103,42 | |
10 x de R$10,51 | Total R$105,15 |
Autores: Valdelice de Oliveira Holanda (Org.)
Sinopse:
A política de formação continuada em Mato Grosso passa pela constituição dos Centros de Formação e atualização dos profissionais da Educação do Estado, assim sendo os seus diversos profissionais, nominados professor formador, diretor de Cefapro, coordenador de formação do Cefapro e secretário de Cefapro, compõe uma estrutura a serviço da formação em serviço. O Centro tem como papel essencial o assessoramento e acompanhamento da formação centrada na escola, mas também se constitui como uma referência na produção intelectual para a rede básica de ensino. O livro A Formação Continuada em Mato Grosso: Entre discursos e práticas, a experiência do Cefapro de Rondonópolis, organizado pela diretora e prof.ª Mestra Valdelice de Oliveira Holanda, tem por finalidade trazer à memória os muitos discursos e as diversas práticas que constituíram as ações formativas dos profissionais que atuam ou atuaram no Centro ao longo de sua trajetória. Os textos produzidos através de um conjunto de artigos, são destinados aos profissionais das escolas estaduais e municipais de educação e aos profissionais dos Cefapros. Reúne contribuições das formações e estudos realizados no campo da formação continuada, versando sobre diversos temas relevantes nas áreas de alfabetização, linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, gestão escolar e do Cefapro, coordenação de formação e pedagógica. Um trabalho de mediação pedagógica e ressignificação das práticas pedagógicas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544438985
DOI:10.24824/978854443898.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:246
Formato:16x23
Assunto:
F692
A formação continuada em Mato Grosso entre discursos e práticas, a experiência do
Cefapro de Rondonópolis Valdelice de Oliveira Holanda (organizadora) – Curitiba CRV, 2019
246 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3898-5
DOI 10248249788544438985
1 Educação 2 Formação continuada 3 Cefapro 4 Educação de MT I Holanda, Valdelice
de Oliveira org II Título III Série
CDU 37 CDD 37098172
APRESENTAÇÃO
Simone Albuquerque da Rocha
Valdelice de Oliveira Holanda
A CRIAÇÃO DOS CEFAPROS-MT A PARTIR DA
LENTE DO NARRADOR
Simone Albuquerque da Rocha
A GESTÃO DO CEFAPRO DE RONDONÓPOLIS NO
CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MATO GROSSO
Valdelice de Oliveira Holanda
Rosilene Zukowski Rocha Santiago
A MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO COORDENADOR
PEDAGÓGICO PELO COORDENADOR DE FORMAÇÃO
DO CEFAPRO ( A )
Aline Fernanda de Souza
Mendes Solange Lemes da Silva Barbosa
A ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DAS
ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MATO GROSSO
necessidades formativas e perspectivas de atuação
Andreia Cristiane de Oliveira
Luciane Bonessoni da Silveira
SER E ESTAR FORMADOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
NO CEFAPRO, SUA LEGITIMIDADE,
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
João Carlos Martins Bressan
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS NA
PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Verondina Ferreira Santana Mamoré
Alessandro Batista de Araujo
Andreia Cristiane de Oliveira
A IMPORTÂNCIA DO CEFAPRO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA PARA O FORTALECIMENTO DO TRABALHO
DOCENTE FRENTE AO PARADIGMA EMERGENTE
Enilda Euzébio da Silva
Livro indd NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E PRÁTICAS DE
FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
olhares que se entrecruzam
Estela Inês Leite Tosta
Simone de Paula Rocha Souza
FORMAÇÃO DE PROFESSORES o CEFAPRO de
Rondonópolis e a experiência com o professor iniciante
Eudes Arrais Gois
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
formação continuada sobre a metodologia
de resolução de problemas
Glauco Cauê Yamamoto Moral
Rafael Leandro dos Reis Delmonego
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR
FORMADOR INICIANTE NA ÁREA DE
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Eunice Muniz de Melo
Éverton da Silva Oliveira
Francisco Miranda Filho
Silvani Pereira de Oliveira
UMA REFLEXÃO SOBRE AVALIAÇÃO
temática desafiadora no trabalho com formação
continuada de educadores pela matemática
no CEFAPRO de RondonópolisMT
Jacqueline Borges de Paula
LEITURA E LITERATURA estratégias para vencer
os desafios de ensino aprendizagem
Eduardo Pinheiro Santana
Luci Gomes da Mata
CEFAPRO E O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
EM SERVIÇO sala de professor
Luciane Ribeiro Aporta
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA PROFESSORA
FORMADORA INICIANTE
Rosana Maria Torres
Livro indd FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
uma prática do centro de formação e atualização dos
profissionais da educação básica de Rondonópolis-MT
Roseli Batista de Jesus
PERCURSO DE UMA PROFESSORA
ALFABETIZADORAFORMADORA
a formação continuada no º Ciclo
Rosenei Bairros de Freitas Carvalho
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS COORDENADORES
PEDAGÓGICOS uma atuação em diálogo no
CEFAPRO de Rondonópolis
Sávio Antunes dos Santos
Valdelice de Oliveira Holanda
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR
FORMADOR DO CEFAPRO DE RONDONÓPOLIS-MT
Sílvia Matsuoka de Oliveira
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA os desafios e possibilidades
vivenciados por duas professoras formadoras iniciantes
Jane Iris Araújo Cabrera Penasso
Simone Marques Lima
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
novas possibilidades metodológicas para o
ensino de Matemática
Césa Mara de Moraes Vieira Zimpel
Thais Silva Verão Theodoro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA
práticas e experiências do grupo de estudos
“oficinas de histórias” ()
Valéria Filgueiras
MEMÓRIA DA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DE PROFESSORES COM A GEOGRAFIA NO CEFAPRO
RONDONÓPOLIS uma via de mão dupla
Wilson José Soares