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Autores: Leandro Baller- Luciana Codognoto da Silva (orgs.)
Sinopse:
Os assuntos elencados em Leituras Foucaultianas: contribuições para práticas e pesquisas interdisciplinares abrangem propostas de análises que se destacam entre os grandes temas de pesquisa da atualidade, tais como; as relações de gênero nas áreas urbanas com a prostituição feminina, e nas zonas rurais com a inserção das mulheres em um ambiente de trabalho que tradicionalmente era dominado pelos homens. Passa pela discussão política desde os discursos emanados pelo Legislativo da Assembléia Constituinte do século XIX, bem como, pelos discursos que o segmento político de meados do século XX articula com a religiosidade na consolidação da colonização de cidades do interior do Brasil. Perpassa pela instituição escolar e a inquietação que se insere em âmbito da educação nas escolas, as formas de combinar vigilância, controle e resistências dos envolvidos. E ainda mostra a apreensão da fronteira como uma ambiência, proposta que desnaturaliza a compreensão dos ambientes fronteiriços como um aparato divisor e fixo, passando a ser entendido como uma fronteira móvel e humanizada. A aceitação do trabalho interdisciplinar presente no conjunto do livro congrega dessa forma não apenas leituras de outras áreas, mas, sobretudo, a percepção da necessidade de adentrar no campo prático dessas outras disciplinas, e de suas metodologias, um contributo epistemológico que Foucault operacionalizou no interior de seus próprios trabalhos. Temos nesse ínterim, psicólogos e geógrafos se utilizando do método da história oral, historiadores fazendo uso dos arquivos e da psicologia social, administradores e economistas adentrando o campo da sociologia e da antropologia, a pedagogia crítica revisitando as escolas, e todos permeando suas análises com a contribuição teórica de um filósofo/ historiador.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405000
DOI:10.24824/978854440500.0
Ano de edição:2015
Número de páginas:194
Formato:14x21
Assunto:
Alves Sobrinho, Raquel
A importância das creches e escolas comunitárias na efetivação da política
de educação infantil / Raquel Alves Sobrinho.
1. Economia 2. Política econômica. 3. Educação e sociedade. I. Título.
15-24228 CDD: 306.4
CDU: 392.6
FAMÍLIA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL:
princípios fiosófios e concepções
BREVE HISTÓRICO DAS ONG’S E OS CAMINHOS
PARA FORMALIZAÇÃO
ONG’S VERSUS POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI
METODOLOGIA E ANÁLISE DOS DADOS
APÊNDICE A
APÊNDICE B
