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Autores: Paulo Antônio Cresciulo de Almeida - Waldyr Lins de Castro (Orgs.)
Sinopse:
Esse livro foi organizado com seis textos cujo foco de cada um deles, procuraremos apontar. Xavier e Oliveira, com o texto “Currículo das licenciaturas e reformulações curriculares: narrativas a respeito do projeto de formação humana na Universidade Federal Fluminense” traçam um panorama histórico dos atores responsáveis por influenciar os currículos e o embate sobre as idéias que devem prevalecer. O texto de Quelhas e Nozaki, “A licenciatura ampliada no contexto dos projetos de formação humana em disputa na Educação Física brasileira” tem como objetivo evidenciar a disputa entre os projetos de formação profissional e humana na Educação Física brasileira contemporânea. Santos com o texto “A licenciatura em Educação Física: educação e política”, se referenciando em Gramsci, resume que o curso de Educação Física da UFF se propõe a educar o educador. “A licenciatura em Educação Física da UFF: embates sobre a formação e o corpo”, outra contribuição. Sayão, o autor do texto, identificou através de entrevistas a reação de professores que propõem o retorno a Educação Física tradicional. No artigo “As características político-pedagógicas e curriculares da Educação Física da UFF e sua importância para uma formação humana contra hegemônica” Figueiredo, autor deste texto, assim resume o que percebeu: Entendemos que nas suas possibilidades e limite, o curso da UFF em seus aspectos políticos, pedagógicos e curriculares valoriza uma formação de profissionais da educação que entendam que a vida deve valer mais do que o lucro. Fechando a coletânea, Almeida e Castro apresentam o texto “A licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense: uma trajetória de enfrentamento”. O titulo expressa uma conseqüência esperada de quem propõe uma alternativa ao modelo hegemônico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544422830
DOI:10.24824/978854442283.0
Ano de edição:2018
Número de páginas:128
Formato:16x23
Assunto:
A444
Almeida, Paulo Antonio Cresciulo de
A licenciatura em educação física na UFF: uma alternativa curricular / Paulo Antonio
Cresciulo de Almeida, Waldyr Lins de Castro (organizadores) – Curitiba: CRV, 2018.
128 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2283-0
DOI 10.24824/978854442283.0
1. Educação 2. Educação física 3. UFF I. Castro, Waldyr Lins de. org. II. Título III. Série
CDU 796.4 CDD 378
372.86
Índice para catálogo sistemático
1. Educação física 372.86
PREFÁCIO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL
FLUMINENSE: a luta é uma opção, a opção pela luta
Victor Andrade de Melo
CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS E REFORMULAÇÕES
CURRICULARES: narrativas a respeito do projeto de formação
humana na Universidade Federal Fluminense
Gelta Terezinha Ramos Xavier
Geórgia Moreira de Oliveira
A LICENCIATURA AMPLIADA NO CONTEXTO DOS PROJETOS
DE FORMAÇÃO HUMANA EM DISPUTA NA
EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
Álvaro de Azeredo Quelhas
Hajime Takeuchi Nozaki
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
educação e política para a vida
Jorge Oliveira dos Santos
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFF: embates sobre a
formação e o corpo
Marcelo Nunes Sayão
AS CARACTERÍSTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E CURRICULARES
DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFF E SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA
FORMAÇÃO HUMANA CONTRA-HEGEMÔNICA
Bernardo Mattos de Figueiredo
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE
FEDERAL FLUMINENSE: uma trajetória de enfrentamento
Paulo Antonio Cresciulo de Almeida
Waldyr Lins de Castro