| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$57,48 sem juros | Total R$57,48 | |
| 2 x de R$28,74 sem juros | Total R$57,48 | |
| 3 x de R$19,16 sem juros | Total R$57,48 | |
| 4 x de R$14,87 | Total R$59,49 | |
| 5 x de R$12,10 | Total R$60,50 | |
| 6 x de R$10,25 | Total R$61,54 | |
| 7 x de R$8,94 | Total R$62,58 | |
| 8 x de R$7,95 | Total R$63,64 | |
| 9 x de R$7,18 | Total R$64,70 | |
| 10 x de R$6,57 | Total R$65,78 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Américo Junior Nunes da Silva
Sinopse:
O livro difunde importante pesquisa realizada nos últimos dois anos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Nesse sentido, o autor assume como objeto de investigação e de formação, portanto, de atuação profissional na universidade, o papel da dimensão lúdica no aprender e no ensinar matemática, levando em conta o quanto são complexas, ricas e dinâmicas as perspectivas epistemológica e metodológica do jogar e do brincar no ato de aprender a matemática, assim como a concepção das possibilidades didáticas do lúdico neste campo educacional e científico. Imbuído de seu compromisso acadêmico de implantar na academia um espaço de formação lúdica e de investigação sobre jogos matemáticos para futuros professores de Matemática, Américo trabalha pela implantação e desenvolvimento do LEM no centro de formação de licenciandos em Matemática, mas podendo ser também importante lócus de extensão universitária assim como de investigação científica. Garantir aos licenciandos, nossos futuros professores de matemática, o direito da descoberta da dimensão lúdica da Matemática é, segundo Américo, algo importante no desenvolvimento da formação inicial dos acadêmicos, permitindo que amanhã eles sejam produtores de espaços lúdicos nas escolas da educação básica por meio de um ensino de Matemática mais significativo e permeado de energia lúdica. A articulação entre a aprendizagem lúdica e a construção do LEM é foco desta obra, mas com objetivo maior que nossos jovens sejam, num futuro breve, seres educadores lúdicos, e neste sentido, recomendo a leitura e difusão desta obra para todos aqueles que acreditam que a aprendizagem matemática pode e deve ser lúdica tanto quanto desafiante, um direito que não podemos negar aos nossos alunos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402092
DOI:10.24824/978854440209.2
Ano de edição:2014
Número de páginas:184
Formato:16x23
Assunto:
A LUDICIDADE
NO LABORATÓRIO:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO
DO FUTURO PROFESSOR
DE MATEMÁTICA
Silva, Américo Junior Nunes da
A Ludicidade no Laboratório: considerações sobre a formação do futuro
professor de Matemática / Américo Junior Nunes da Silva
CAPÍTULO - O AUTOR E O LÚDICO: ESTABELECENDO RELAÇÕES
O que justifica a escrita desse livro?
CAPÍTULO - PRIMEIROS CURSOS DE MATEMÁTICA E AS IMPLICAÇÕES
PARA A FORMAÇÃO LÚDICA DO PROFESSOR
Marcos históricos da formação inicial de professores de Matemática no Brasil
O currículo e a formação de professores de Matemática no país
A formação lúdica do professor de Matemática
CAPÍTULO - O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A SUA FORMAÇÃO
Formação inicial e construção da identidade docente
Saberes necessários à docência
Formação humana e formação lúdica na construção da identidade docente
Formação Inicial do Professor de Matemática: (Re)discutindo essa questão
CAPÍTULO - O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESPAÇO
DE FORMAÇÃO LÚDICA
CAPÍTULO - A PESQUISA REALIZADA, SUA METODOLOGIA E IMPLICAÇÕES
NA CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Pesquisa-ação: fazendo parte e construindo um novo olhar
Espaço de realização da Pesquisa
Percurso metodológico
Os sujeitos da pesquisa e instrumentos metodológicos
Quadro de coerência da proposta metodológica
Proposta de análise
Quadro síntese da análise dos dados
CAPÍTULO - REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS NO LEM
Contexto para realização dos encontros da disciplina
Perfil dos estudantes participantes da pesquisa
Apresentação dos encontros
O que os estudantes entendem por ludicidade?
Subcategorias:
a) O lúdico é o jogo
b) Atividade lúdica como elemento para trabalhar o conteúdo
c) Brincar não é só coisa de criança
d) Na escola também se vivenciam práticas lúdicas?
e) Universidade: aqui também há momentos de vivências lúdicas?
f) Formação lúdica: a Matemática trabalhada de forma diferente
Como as concepções apresentadas pelos discentes são desenvolvidas/
modificadas durante a disciplina de Laboratório do Ensino da Matemática I?
Subcategorias:
a) O lúdico como elemento que desencadeia prazer e diversão
b) Atividade lúdica: práticas prazerosas que desenvolvem a criatividade e
promovem aprendizagens
c) O jovem e o adulto também brincam
d) Formação lúdica: algo importante para minha formação profissional
Como aconteceu o envolvimento e quais foram as percepções dos
estudantes nas atividades desenvolvidas durante a disciplina de Laboratório do
Ensino da Matemática I?
Subcategorias:
a) Temáticas de discussão: Teoria e prática como indissociáveis
b) Universidade: onde é possível aprender brincando
c) A Microinvestigação e a realidade escolar como ponto de partida
