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Autores: Flávio Reis dos Santos (Org.)
Sinopse:
Para que tenhamos as possibilidades de refletir sobre os processos de luta pela terra e sobre o direito a uma educação pública de boa qualidade para as pessoas que vivem e trabalham no campo, é preciso que consideremos o complexo conjunto das forças sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais constituídas e constituintes do Brasil por meio do seu desenvolvimento histórico, especialmente aquelas forças que têm por objetivo a defesa dos interesses do capital nacional e do capital internacional. É de fundamental importância a reflexão sobre os movimentos sociais brasileiros na luta pela terra e em defesa da reforma agrária, bem como os movimentos sociais em defesa da oferta de uma educação pública, gratuita, laica e de ótima qualidade para propiciar às populações que habitam no campo as possibilidades de inserção e permanência no competitivo e excludente mercado de trabalho no interior da sociedade capitalista. As políticas de educação para as pessoas do campo devem considerar a diversidade de suas realidades e, sobretudo, a permanente luta pela posse (propriedade) da terra para garantir a manutenção da vida. Tais políticas precisam considerar a indissociabilidade da prática pedagógica com a construção e utilização teórica e metodológica, bem como o fato de que o campo não está apartado da cidade, em realidade, campo e cidade são partes constituintes de uma mesma totalidade, isto é, a sociedade capitalista.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786586087086
DOI:10.24824/978658608708.6
Ano de edição:2020
Número de páginas:204
Formato:16x23
Assunto:
A LUTA PELA TERRA E POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE ÓTIMA QUALIDADE NO BRASIL
Flávio Reis dos Santos
L973
A luta pela terra e por uma educação pública, gratuita e de ótima qualidade no Brasil
Flávio Reis dos Santos (organizador) – Curitiba CRV, 2020
204 p
Bibliografi a
ISBN Digital 978-65-86087-12-3
ISBN Físico 978-65-86087-08-6
DOI 10248249786586087086
1 História da educação 2 Ciências ambientais 3 Movimentos sociais 4 Educação de
campo I Santos, Flávio Reis dos org VI Título VII Série
CDU 37013 CDD 3707
CAPÍTULO
DO RURALISMO PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO
DO CAMPO NO BRASIL desafios e perspectivas
Cristiane Raquel Ferreira Cândido
Sara Karla de Abreu Andrade Carvalho
CAPÍTULO
DAS BASES DA EDUCAÇÃO POPULAR ÀS LUTAS DO
MOVIMENTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
EM DEFESA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Eleuza Aparecida de Souza Lopes
Flávio Reis dos Santos
CAPÍTULO
O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NO CONTEXTO
DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
democratização versus privatização
Rodrigo Wiesner
Flávio Reis dos Santos
CAPÍTULO
SOCIEDADE DE CONSUMO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA
E MEIO AMBIENTE
André Eugênio da Silva
Cícero Antonio Mesquita da Silva Brito
CAPÍTULO
A FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA exploração, produção
e preservação da propriedade privada
Eva Maria Barros
Flávio Reis dos Santos
Janete Aparecida Silva
CAPÍTULO
REFORMA AGRÁRIA NA DÉCADA DE apontamentos sobre
“O Problema da terra no Brasil” de Edgard Teixeira Leite
Rodrigo Wiesner
Laurielly Maria Itacarambi da Silva
Lauro Bian Conceição Cândido
Flávio Santos - indd CAPÍTULO
ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E TURISMO DE MASSA
EM CALDAS NOVASGO
Marcus Vinícius de Sousa Silva
Rodrigo Silva Tavares
CAPÍTULO
ATUAÇÃO DAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL NA GESTÃO
DE EQUIPAMENTOS DE SAÚDE Hospital e Maternidade
São Marcos de ItumbiaraGO (-)
Júlio Cesar Meira
CAPÍTULO
APONTAMENTOS SOBRE A FAMÍLIA E A IDENTIDADE
DE GÊNERO EM KARL MARX
Carmen Lúcia Freitas de Mendonça
Lauro Bian Conceição Cândido
CAPÍTULO
PAULO EMÍLIO SALLES GOMES UM INTELECTUAL MARXISTA
NA SOCIEDADE CAPITALISTA BRASILEIRA (-)
Julierme Morais
CAPÍTULO
ECONOMIA POLÍTICA E SOCIEDADE NO SÉCULO XIX
análise sobre as “Observações Preliminares” de John Stuart Mill
Rodrigo Wiesner
Laurielly Maria Itacarambi da Silva
Lauro Bian Conceição Cândido