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Autores: Adriana Gavião Bastos Oliveira
Sinopse:
De forma reflexiva, este texto aborda a questão da formação inicial de professores para a inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais, a partir da legislação implementada nos anos de 1996. Pesquisa uma disciplina do curso de Pedagogia que trabalha com a temática que possibilita a construção de saberes docentes para uma prática inclusiva. Foi evidenciado com o estudo a necessidade de rever as metodologias para o desenvolvimento das aulas ofertadas na graduação, tendo em vista as demandas do mundo contemporâneo de abordagens mais ativas no processo de ensinar. A Metodologia da Problematização, perspectiva utilizada para a pesquisa desponta no contexto educacional, colocando o aluno para o centro do processo educativo, por meio da identificação e análise de problemas, visando à elaboração de questões e a busca de informações para ampliar, responder e problematizar a realidade. Sua aplicação inicial foi na Escola de medicina da Universidade McMaster (Canadá) no final dos anos 1960. Utilizou-se como referência o método de casos de ensino da escola de Direito da Universidade de Harvard (EUA) na década de 1920 e da Universidade Case Western Reserve (EUA) nos anos de 1950 para o ensino de Medicina. Os resultados da aplicação na Educação mostram que a disciplina trabalhada nessa perspectiva favorece a construção de conhecimentos teóricos mais articulados com a realidade observada, a compreensão sobre a valorização da implementação do trabalho coletivo nas escolas para a discussão e efetivação de práticas mais inclusivas, a construção de um projeto político mais inclusivo e a inserção de conhecimentos teóricos e práticos com a temática da inclusão desde o começo da formação inicial.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424643
DOI:10.24824/978854442464.3
Ano de edição:2018
Número de páginas:140
Formato:16x23
Assunto:
O48
Oliveira, Adriana Gavião Bastos
A metodologia problematizadora na formação inicial para a construção de saberes docentes
inclusivos / Adriana Gavião Bastos Oliveira – Curitiba: CRV, 2018.
140 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2464-3
DOI 10.24824/978854442464.3
1. Educação 2. Praticas pedagógicas 3. Pedagogia 4. Formação docente. I. Título II. Série.
CDU 37 CDD 370
Índice para catálogo sistemático
1 Educação 370
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Formação de professores no contexto da formação inicial
Formação de professores no contexto da Educação Inclusiva
Metodologia da problematização
MÉTODO
Procedimentos preliminares
Fundamentação teórica e metodológica da pesquisa
Contexto do estudo
Participantes
Procedimentos de coleta de dados
Procedimentos de análise dos dados
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estudo – ano de
Estudo – ano de
Caracterização inicial: expectativas dos alunos
Pressupostos para o desenvolvimento da disciplina
Desenvolvimento da disciplina
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclusões do Estudo
Conclusões do Estudo