| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$40,16 sem juros | Total R$40,16 | |
| 2 x de R$20,08 sem juros | Total R$40,16 | |
| 3 x de R$13,38 sem juros | Total R$40,16 | |
| 4 x de R$10,39 | Total R$41,56 | |
| 5 x de R$8,45 | Total R$42,27 | |
| 6 x de R$7,16 | Total R$43,00 | |
| 7 x de R$6,24 | Total R$43,72 | |
| 8 x de R$5,55 | Total R$44,46 | |
| 9 x de R$5,02 | Total R$45,20 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Dionísio Burak - Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Sinopse:
Estimulamos, neste trabalho, a visão de que uma nova forma de tratar o conhecimento deve se fazer presente nas aulas, não apenas nas aulas de matemática, mas daquelas que devem se constituir, como diz Morin (2006), referências ao contexto, ao global e ao complexo, e deve mobilizar o que o conhecedor sabe do mundo. Nessa perspectiva, elaboramos essa obra, de forma tal que possa ensejar reflexões, discussões e pesquisas sobre aulas de matemática, não somente buscando trazer soluções, mas também provocar reflexões, discussões, estudos e, sobretudo, desenvolver ações efetivas no âmbito dessas aulas, com o que ou a partir do que para elas oferecemos como diferencial de qualidade científica e pedagógica.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580423525
DOI:10.24824/978858042352.5
Ano de edição:2012
Número de páginas:130
Formato:14x21
Assunto:
Burak, Dionísio
A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa / Dionísio Burak, Rosália Maria Ribeiro de Aragão. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2012.
129p
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8402-352-5
1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Modelos matemáticos - Estudo e ensino. 3. Aprendizagem. I. Aragão, Rosália Maria Ribeiro de. II. Título.
12-1634. CDD: 510.7
CDU: 51(07)
CAPÍTULO I - O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL: de a
O Brasil no Programa Internacional de
Avaliação de Alunos - PISA
Sobre os resultados
CAPÍTULO II - ASPECTOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL
Ausubel: sua história e seu contexto de época
A Teoria da Aprendizagem Significativa
A organização cognitiva do ser humano
Condições de ocorrência e realização
da aprendizagem significativa
Tipos de aprendizagem significativa
A importância da aprendizagem significativa
Princípio de assimilação
O mecanismo do esquecimento
O uso de organizadores “prévios”
Os princípios da Teoria Ausubeliana
CAPÍTULO III - TRAJETÓRIA DA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO
HISTÓRICO DA MATEMÁTICA
Trajetória da Matemática nos séculos XVII a XX
Escolas Filosóficas das Ciências e os
movimentos da Matemática Moderna e
da Educação Matemática
A relação do Movimento da Matemática
Moderna com o Racionalismo Crítico
As implicações da questão do método
no âmbito da Educação
A perspectiva do Movimento
da Educação Matemática
O Movimento da Educação Matemática
e da Teoria Crítica em contraponto
ao Racionalismo Crítico
Da natureza da Educação Matemática
Olhares múltiplos e complexos da
Educação Matemática envolvendo
o Ensino e a Aprendizagem
CAPÍTULO IV - A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão desde as Ciências Humanas e Sociais
A concepção de Modelagem Matemática
As etapas da Modelagem Matemática
A escolha do tema
A pesquisa exploratória
Levantamento de problemas
Resolução de problemas e desenvolvimento
do conteúdo matemático no contexto do tema
Análise crítica da solução de problemas
CAPÍTULO V - MODELAGEM MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Relações
Cognitivas em Atividades de Aula
Atividade I
Atividade II
Fazendo uso da expressão
matemática do volume
