15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$38,87 sem juros | Total R$38,87 | |
2 x de R$19,44 sem juros | Total R$38,87 | |
3 x de R$12,96 sem juros | Total R$38,87 | |
4 x de R$10,06 | Total R$40,23 | |
5 x de R$8,18 | Total R$40,91 | |
6 x de R$6,94 | Total R$41,61 | |
7 x de R$6,05 | Total R$42,32 | |
8 x de R$5,38 | Total R$43,03 | |
9 x de R$4,86 | Total R$43,75 | |
10 x de R$4,45 | Total R$44,48 |
Autores: João Carlos Gussi
Sinopse:
Este livro trata da natureza das dificuldades apresentadas pelos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, na operação de divisão dos números naturais, quais os erros mais frequentes? e quais as explicações para a sua ocorrência? Estas questões deram origem à pesquisa agora relatada. Envolveu cento e dezenove (119) alunos que cursavam a 5ª série (turmas A, B, C, D) de uma escola central de Presidente Prudente-SP. Participaram, também, duas professoras que lecionavam Matemática para essas turmas. A escola foi escolhida para investigação por conter grande número de alunos. Houve aplicação de cinco questões desdobradas em itens (a, b, c, d e f) que completaram assim o total de 20 (vinte) exercícios a serem resolvidos por escrito sobre a operação de divisão de números naturais. Tinha-se por objetivo avaliar o conhecimento alcançado pelos alunos, neste conteúdo. As duas professoras foram entrevistas e responderam sobre curso realizado, tempo de magistério, tempo de trabalho na 5ª série e comentário sobre os erros cometidos pelos alunos nas questões. A avaliação das questões obedeceu um padrão de correção que procurou diferenciar o nível de realização dos alunos. Efetuou-se uma análise geral dos alunos em todas as questões e a analise de cada questão a partir do objetivo de per si e a dificuldade que continha. Os resultados apontaram que não houve compreensão do significado de divisão, domínio dos princípios da numeração decimal e houve dificuldade em cálculo mental, de estabelecer as propriedades das operações e relação entre elas, além de outras. Os professores confirmaram esta dificuldade em cálculo mental, de estabelecer as propriedades das operações e relação entre elas, além de outras. Os professores confirmaram estas dificuldades e acrescentaram a de raciocínio, e não habilidade de estimativa. Acusam falhas no domínio de conteúdo matemático desde as séries iniciais.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421002
DOI:10.24824/978858042100.2
Ano de edição:2011
Número de páginas:108
Formato:14x21
Assunto:
Gussi, João Carlos
A operação de divisão de números naturais: um estudo / João Carlos Gussi. -
1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2011.
107 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-100-2
1. Divisão (Aritmética). 2. Números naturais. 3. Matemática - Estudo e ensino.
I. Título.
11-1760. CDD: 513.2
CDU: 511.12
O conteúdo matemático
Bases conceituais:
aprendizagem e ensino da matemática
Bases conceituais: aprendizagem e ensino da divisão
Relação da divisão com outras operações
A pesquisa