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Autores: Luiz Claudio Gonçalves Junior
Sinopse:
O governo FHC (1995-2002) propôs uma ampla reforma estatal. MEC e OAB tinham diferentes discursos sobre os cursos de direito. Herança positivista? É preciso conhecer a história dos cursos jurídicos no Brasil e a participação dos bacharéis em nossa composição social e política para compreender os dilemas educacionais desse período.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430552
DOI:10.24824/978854443055.2
Ano de edição:2019
Número de páginas:312
Formato:16x23
Assunto:
G635
Gonçalves Junior, Luiz Claudio
A Ordem dos Advogados do Brasil e a infl uência do positivismo no ensino jurídico Luiz
Claudio Gonçalves Junior – Curitiba CRV, 2019
312 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3055-2
DOI 10248249788544430552
1 Educação 2 História 3 Direito I Título II Série
CDU 34 CDD 340
PREFÁCIO
Raquel Pereira Chainho Gandini
INTRODUÇÃO
CONSIDERAÇÕES CIENTÍFICAS E METODOLÓGICAS DA
PESQUISA a educação e o direito em suas várias acepções
O INÍCIO DOS CURSOS JURÍDICOS NO BRASIL E O PERÍODO DE
CRIAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
Os primeiros cursos jurídicos no Brasil
O positivismo de Augusto Comte e suas principais características
Luiz Pereira Barreto e Benjamin Constant na disseminação do
positivismo comtiano no Brasil
A criação do Instituto dos Advogados Brasileiros
“A Casa de Montezuma”
O positivista Rui Barbosa e sua atuação em prol
da educação
A criação da Ordem dos Advogados do Brasil e a presença
dos rábulas
A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E O INÍCIO DAS
CONFERÊNCIAS NACIONAIS o ensino jurídico e o positivismo
na República Nova
A importância do Conselho Federal da Ordem dos Advogados
do Brasil para o ensino jurídico
Os estudantes de Direito de São Paulo e a oposição ao
governo Vargas
A educação se transforma em direito social na Constituição
Federal de
O Estado Novo e o positivismo às avessas a luta pela
redemocratização
San Tiago Dantas e os apontamentos sobre a crise do ensino
jurídico e do positivismo de outrora
O início das Conferências Nacionais da Ordem dos Advogados
do Brasil e as discussões sobre o ensino jurídico
A II Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil e
o caráter sociocultural da advocacia
Luiz_Juniorindd A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL NO PERÍODO DA
DITADURA MILITAR a educação e o positivismo jurídico
Os conflitos internos no Instituto dos Advogados do Brasil e o
afastamento dos dirigentes universitários
A educação na Constituição Federal de e o incentivo à
iniciativa privada
Um discurso inexpressivo e o Supremo Tribunal Federal é
atingido com a instauração do Ato Institucional nº
O Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino Jurídico e a
Fundação Casa de Rui Barbosa
A tentativa de “silenciar” a Ordem dos Advogados do Brasil e
uma mensagem de repúdio endereçada a todos os brasileiros
A Ordem dos Advogados do Brasil no anteprojeto da
“Constituição Cidadã”
As propostas de alteração da legislação autoritária
TRANSIÇÃO PARA A DÉCADA DE as diretrizes educacionais
da Ordem dos Advogados do Brasil
A herança política e educacional na transição da década
de para
Diagnosticando o ensino jurídico problemas e propostas
O “Estagiário do Curso de Direito” e o “Exame da Ordem”
Medidas legislativas e a mudança de paradigma dos
cursos jurídicos
O governo Fernando Henrique Cardoso e o setor educacional
Novas legislações educacionais e suas consequências para
o ensino jurídico
As diretrizes educacionais defendidas pela Ordem dos
Advogados do Brasil
O lançamento do selo “OAB Recomenda” críticas e controvérsias
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS