Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
Neste livro apresentamos resultados de estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade (GPEALE nos últimos cinco anos nos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Analisamos práticas de alfabetização, leitura e escrita construídas principalmente na Educação Básica, mas também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Universidade. Todas as pesquisas baseiam-se numa perspectiva epistemológica que inclui o diálogo, prioritariamente, com os Novos Estudos do Letramento (NEL), a Pedagogia de Paulo Freire e as reflexões de Mikhail Bakhtin sobre a linguagem. As pesquisas aqui relatadas partem do pressuposto de que a escola, a sala de aula e a universidade são espaços produtores de cultura, situados historicamente. Os processos educativos produzidos nesses espaços são mediados pelos(as) professores(as) e marcados por relações de poder e ideologia.
Autores:
Ana Caroline De Almeida
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ ? campus Pinheiral).
Clecio Bunzen
Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (PPGLA/UNICAMP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (DMTE/CE/UFPE), do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE) e do Mestrado Profissional em Letras ? unidade Universidade Federal de Pernambuco (PROFLETRAS/UFPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Literária da Universidade Federal de Pernambuco (GPEL/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade da Universidade Federal de São João del-Rei e da Universidade Federal de Pernambuco (GPEALE/UFSJ/UFPE) e do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (NUPEDE/FAE/UFMG).
Daniela Quintana
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGE/UFSJ). Professora da Rede Estadual de Minas Gerais.
Érica Feijó De Souza Lima
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Paulista/PE e Técnica Pedagógica na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE).
Gabriel Max De Oliveira Dias
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGeg/UFSJ). Professor da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Izabela Pereira De Fraga
Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Revisora de textos.
Janaina Pedrosa
Mestra pelo Mestrado Profissional em Letras ? unidade Universidade Federal de Pernambuco (PROFLETRAS/UFPE). Professora da Rede Municipal do Recife/PE e da Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC ? Recife/PE).
Krishna Kelly Bastos Ferreira
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGE/UFSJ). Professora na Rede Estadual de Minas Gerais.
Lucas Rocha De Brito Rodrigues
Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/UFMG). Coordenador Pedagógico e Professor de Redes Municipais de Minas Gerais.
Magda Dezotti
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora do Departamento de Educação, Linguística e Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL/UEMG) e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG ? unidade Carangola).
Maria Lúcia Ferreira De Figueirêdo Barbosa
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora Associada 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/CE/UFPE).
Nathaly Cristhine Ramos Da Silva
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes e da Rede Estadual de Pernambuco.
Paula Aparecida Diniz Gomides
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGE/UFSJ) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/UFMG).
Rayra Farias De Araújo
Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora de Linguagens da Rede Particular do Recife.
Rosana Meira Lima De Souza
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CODAI/UFRPE).
Roseane Pereira Da Silva
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Analista Educacional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE).
Detalhes
ISBN: 978-65-251-1697-6
ISBN Digital: 978-65-251-1698-3
DOI: 10.24824/9786525116976.6
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 202
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA a experiência do GPEALE Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo P472 A pesquisa etnográfica em alfabetização, leitura e escrita a experiência do GPEALE Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (organizadora) – Curitiba CRV, 2021 202 p Bibliografi a ISBN Digital 9786525116983 ISBN Físico 9786525116976 DOI 10248249786525116976 1 Educação 2 Alfabetização 3 Educação literária 4 Produção de textos 5 Leitura I Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes org II Título III Série CDU 37 CDD 370
