1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Autores:
ALDECILENE CERQUEIRA BARRETO
Doutora em Educação Física, Mestre em Ciências da Saúde e Graduada em Educação Física – UnB. Realizou pós-doutorado em Educação. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atua como professora de Educação Física na primeira infância e na educação especial. Integrante do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação - UnB. Desenvolve pesquisa sobre desenhos e culturas infantis.
ALISON NASCIMENTO FARIAS
Graduado em Educação Física (Faculdade Estácio do Ceará, 2009), especialização em Educação Física escolar (UFC, 2012) e mestre no Programa de Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2018). Doutorando no mesmo programa. Professor de Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Saberes em Ação (IEFES/UFC), e é membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF/UNESP). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Oviedo (Espanha) em 2024, com bolsa do PDSE/CAPES. Desenvolve estudos na Educação Física escolar, abordando temas como a Aprendizagem Cooperativa; Pesquisa Qualitativa; e as Tecnologias da Informação e Comunicação.
ANA GABRIELA ALVES MEDEIROS
Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto - Portugal (2021). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, campus XII, Guanambi, no curso de graduação em Educação Física. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF/UNEB). Líder o EduSertão - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Física, Esporte e Lazer (UNEB). Desenvolve estudos sobre esporte, Educação Física escolar e futebol de mulheres.
CHRISTIANE GARCIA MACEDO
Mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano - UFRGS. Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, do Departamento de Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e integra a equipe do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef). É Editora Associada da Revista Brasileira de Ciências do Esporte. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UNIVASF) e do Mestrado Profissional em Educação Física escolar em Rede Nacional (PROEF/UFMG). É membro do CBCE, e atualmente participa do Comitê Científico do GTT Memórias da Educação Física e Esportes. Atua principalmente nos seguintes temas: história, história oral, educação física, memória, gênero e centros de memória.
DANIEL GIORDANI VASQUES
Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estudos de Pós-Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atualmente, é Professor e Pesquisador do Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. É líder do Grupo de Estudos Sociais em Educação Física, Esporte e Lazer (GESOE/UFRGS/CNPq), coletivo que tem se dedicado a estudar e investigar temas da Educação Física, Esporte e Lazer nas suas interfaces com a sociologia e a antropologia.
DOIARA SILVA DOS SANTOS
Doutora em Educação Física pela University of Western Ontario, Canadá. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (DES/UFV). Foi professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Baiano. Lidera o Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes (LEOS/UFV). Desenvolve pesquisas qualitativas, principalmente, na linha de estudos olímpicos e sociológicos do esporte, Ciências Humanas e Sociais e Educação Física.
EDILEUZA FERNANDES-SILVA
Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática, Currículo e Avaliação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Pedagogia, Formação Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB. Coordenadora do Observatório da Educação Básica (UnB). Membro do Fórum Distrital de Educação. Membro da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES)
FERNANDA SANTOS DE ABREU
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGIEL/UFMG). Doutoranda do PPGIEL. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE-MG). Integra o grupo Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro colaboradora do Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes (LEOS/UFV). Produz pesquisa na linha de gênero e suas intersecções no lazer, além de estudos socioculturais dos esportes.
FERNANDA MORETO IMPOLCETTO
Doutora e Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – UNESP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Tendências da Educação Física e Educação Física escolar I, II e III. É docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede. Coordena o grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar). Desenvolve pesquisas principalmente na área de Educação Física escolar e Pedagogia do Esporte
FERNANDO DONIZETE ALVES
Doutor em Educação Escolar e mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É professor Associado IV do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando no curso de Educação Física. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar) e coordenador do Centro de Pesquisas da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI/UFSCar/CNPq). Possui convênio de Cooperação Internacional estabelecido com: Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia (UniMore - Modena e Reggio Emilia - Itália); Università Degli Studi Roma Tre (UniRomaTre - Roma - Itália); Univesità degli Studi Roma 4 "Foro Italico"; Universidade de Lisboa (ULisboa) e Edugest Formación Educativa e Serveis per a la Infancia Créixer Junts (Espanha). Membro do Comitato Scientifico Collana Editoriale. "Laboratorio di Metodologie Qualitative nella Formzione degli Adulti" - (Dipartimento di Scienze della Formazione - Università Degli Studi Roma Tre - Roma/Itália).
GABRIEL FELIPE SILVA COELHO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2023-2024 e 2024-2025. Integra o Laboratório de Estudos Socioculturais dos Esportes (LEOS/UFV). Atua em pesquisas qualitativas com foco em estudos olímpicos e sociológicos do esporte, governança esportiva e geopolítica internacional, com uso de fontes midiáticas e documentais.
GUILHERME AUGUSTO DA SILVA FERREIRA
Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação pela UnB, graduado em Educação Física (FEF/UnB) e graduado em Pedagogia pela UnB. Atualmente, é professor de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), professor de Ensino Superior e cursos preparatórios para carreiras educacionais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA – Faculdade de Educação/UnB. Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase em currículo e na organização do trabalho pedagógico.
HIGOR RAMOS FERREIRA
Mestre e doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
Física (PPGEF) da Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Educação Física pela
Universidade de Brasília (UnB). Professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Integrante do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação. Desenvolve estudos sobre o desenho infantil na pesquisa com crianças a partir do Campo dos Estudos Sociais da Infância, além de refletir sobre o caráter interseccional das questões de gênero, raça e classe social na infância.
INGRID INGRID DITTRICH WIGGERS
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e na pós-graduação. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná e na Università di Macerata. Coordena o Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação. Associada do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação, bem como da International Standing Conference for the History of Education. Tem interesse em estudos da infância e estudos comparados em educação, com enfoque na corporeidade e no desenho infantil.
JACIARA OLIVEIRA LEITE
Doutora em Educação – UnB. Mestre em Educação Física – UFSC. Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – FEF/UnB, atuando na graduação, no curso de especialização em Educação Física escolar na modalidade a distância, e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF/UnB. É líder do Sínteses – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar. Atualmente desenvolve estudos sobre a infância e a Educação Física escolar.
JESSICA SERAFIM FRASSON
Doutora e Mestre em Ciências do Movimento Humano – UFRGS. Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – FEF/UnB, atuando na graduação, no curso de especialização em Educação Física escolar na modalidade a distância, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física – PPGEF/UnB e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF/UnB. É líder do Sínteses – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar, e coordenadora do Observatório da Educação Básica (UnB). É membro do CBCE, e atualmente participa do Comitê Científico do GTT Escola. Atualmente desenvolve estudos sobre prática pedagógica em Educação Física escolar e a produção do conhecimento Educação Física escolar.
JONATAS COSTA MAIA
Doutor em Educação – UnB. Mestre em Educação Física – UnB. Professor Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – FEF/UnB, atuando na graduação, no curso de especialização em Educação Física escolar na modalidade a distância, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física – PPGEF/UnB e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF/UnB. É líder do Sínteses – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar. Atualmente desenvolve estudos sobre a Teoria Social e a prática pedagógica da Educação Física escolar.
JÚLIA MIGLIORETTO
Doutoranda e Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada e Bacharela em Educação Física (UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Estudos Sociais em Educação Física, Esporte e Lazer (GESOE). Os principais interesses de pesquisa são nos seguintes temas: Educação Física; Educação Física escolar; Práticas pedagógicas; Formação de professores; Antropologia e Sociologia do esporte e do lazer; Antropologia e educação; Emoções na escola; e Emoções e gênero.
LUANA ZANOTTO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) na Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando no curso de graduação em Educação Física e na coordenação e docência permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF/UFG. É coordenadora do grupo Educação Física e Infância da UFG e membro do Centro de Pesquisas da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI/UFSCar/CNPq). Estuda e pesquisa os seguintes temas: Educação Física na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, crianças e infâncias e formação de professores.
MARCELO SOARES TAVARES DE MELO
Livre-Docente pela UPE. Professor Associado da ESEF-UPE, atuando na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Educação Física. Foi professor do Colégio de Aplicação da UFPE (1986 – 2013) e da FASNE (2005-2010). Foi consultor/assessor em elaborações curriculares e formação continuada (Secretaria de Educação de PE 2008-2013 – Orientações Teórico-Metodológicas e Parâmetros Curriculares de Pernambuco). Coordenou e participou em vários projetos de pesquisa na Educação Física com ênfase nos diversos conteúdos escolares, na ludicidade e com crianças, jovens e adultos e idosos. Atualmente desenvolve estudos sobre o lúdico na prática pedagógica. Tem mais de 50 artigos, 8 livros, 20 capítulos e várias outras produções bibliográficas e técnicas.
MARCÍLIO SOUZA JÚNIOR
Pós-Doutor em Educação – FEUSP e Livre-docente – UPE. Doutor e Mestre em Educação – UFPE. Professor da Escola Superior de Educação Física –ESEF/UPE, atuando na graduação, especialização, no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física – PAPGEF/UPE, e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF/UPE. É líder do Ethnós – Grupo de estudos etnográficos em Educação Física e Esporte. É membro do CBCE, e atualmente parte do Comitê Científico do GTT Escola, tendo sido já membro da Direção Nacional em 2001–2003 e 2007–2009. Atualmente desenvolve estudos sobre a dimensão pedagógica das práticas corporais e sobre a Educação Física Crítico-Superadora em ação.
MARIA ELIETE SANTIAGO
Doutora em Ciências da Educação - Universite de Paris V (Rene Descartes). Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Pesquisadora da Linha de Pesquisa em Formação e Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e da "Rede Freireana de Pesquisadores". Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenou e participou em vários projetos de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Paulo Freire, formação de professores, currículo, prática pedagógica, profissionalização docente e questões étnico-raciais. Tem mais de 30 artigos, 8 livros e 20 capítulos de livros publicados, além de várias outras produções bibliográficas e técnicas.
MAYRHON JOSÉ ABRANTES FARIAS
Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de estudos
comparados, também na UnB. Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Departamento de Educação Física da UFMA, atuando como coordenador de Estágios no curso de Licenciatura. É vice-líder do Imagem - Grupo de pesquisa sobre corpo e educação (FEF/UnB) e líder do CINCO – Grupo de pesquisa em culturas infantojuvenis, corpo e cotidiano (DEF/UFMA). É membro do comitê científico do GTT Corpo e Cultura do CBCE. Tem realizado estudos no contexto da educação física escolar, com ênfase nos temas: estágio curricular; práticas corporais infantis; corpo e cotidiano; ensino das lutas na escola.
NADSON SANTANA REIS
Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Mestre em Educação Física (FEF/UnB). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação, campus XII). Professor formador e coordenador de Educação Física escolar da Rede Municipal de Ensino de Guanambi (BA) e professor substituto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, campus XII). Membro do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB) e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Física, Esporte e Lazer (EduSertão/UNEB-XII). Desenvolve estudos sobre esporte, Educação Física escolar e futebol a partir de um enfoque crítico-dialético.
RICARDO HENRIQUE PUCINELLI
Pós-doutor em Educação pela USP, pesquisador vinculado ao Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Análise Qualitativa (IBEPAQ). Atua com formação de professores, metodologias ativas e uso de tecnologias digitais na educação. Especialista no uso de softwares para pesquisa qualitativa e mista, como NVivo, MAXQDA, ATLAS.ti e IRaMuTeQ. Desenvolve estudos sobre análise de redes sociais, aprendizagem expansiva e formação docente online. Participa de projetos nacionais e internacionais de pesquisa e formação, com ênfase na análise e organização de dados textuais. Tem experiência como parecerista e formador em cursos de curta duração e pós-graduação.
SILVANA VILODRE GOELLNER
Doutora em educação (UNICAMP) Mestra em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) e Pós-doutora em Desportos (Portugal). Professora titular aposentada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF) e o Grupo de estudos sobre Esporte, Cultura e História (GRECCO). Escreve para o Portal Ludopédio. Atua principalmente nos temas: história oral, memória, gênero, futebol de mulheres.
Sinopse:
Este livro é fruto da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação. A proposta surge a partir do curso de extensão A Pesquisa Qualitativa em Educação Física Escolar, promovido pela disciplina Tópicos Especiais em Educação Física e Esportes, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB). O curso contou com a participação de docentes de diferentes instituições, atuantes no ensino superior e/ou na educação básica, que contribuíram com reflexões teóricas e experiências práticas sobre temas relacionados à pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Assim, esta obra configura-se como uma produção coletiva e situada, que valoriza a investigação realizada no cotidiano escolar e reconhece sua relevância, complexidade e singularidade. Organizados a partir dos conteúdos desenvolvidos ao longo da disciplina, os capítulos oferecem subsídios consistentes para estudantes, professores e pesquisadores interessados em compreender e desenvolver pesquisas nesse campo. Ao tratar de procedimentos, técnicas e instrumentos para a obtenção, organização, análise e interpretação de dados, o livro busca contribuir com o aprofundamento da pesquisa qualitativa, e reafirma seu compromisso com a escola pública e com a formação crítica de professoras e professores de Educação Física escolar.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7889-9
ISBN Digital: 978-65-251-7890-5
DOI: 10.24824/978652517889.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Jessica Serafi m Frasson Marcílio Souza Júnior P472 A Pesquisa qualitativa em Educação Física escolar Jessica Serafi m Frasson, Marcílio Souza Júnior (organziadores) – Curitiba CRV, 2025 194 p Bibliografi a ISBN Digital 9786525178905 ISBN Físico 9786525178899 DOI 10248249786525178899 ISBN Digital 978-65-251-7890-5 ISBN Físico 978-65-251-7889-9 DOI 10.24824/978652517889.9 1 Educação física 2 Metodologias qualitativas 3 Estratégias e possibilidades de coleta Educação Física escolar 4 Análise e tratamento de dados qualitativos I Frasson, Jessica Serafi m org II Souza Júnior, Marcílio org III Título IV Série CDU 7960113 CDD 6137