15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,99 sem juros | Total R$48,99 | |
2 x de R$24,50 sem juros | Total R$48,99 | |
3 x de R$16,33 sem juros | Total R$48,99 | |
4 x de R$12,67 | Total R$50,70 | |
5 x de R$10,31 | Total R$51,57 | |
6 x de R$8,74 | Total R$52,45 | |
7 x de R$7,62 | Total R$53,34 | |
8 x de R$6,78 | Total R$54,24 | |
9 x de R$6,13 | Total R$55,14 | |
10 x de R$5,61 | Total R$56,06 |
Autores: Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Silvia Maria Cintra da Silva - Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - Fauston Negreiros (Orgs.)
Sinopse:
A coletânea intitulada A queixa escolar na perspectiva histórico-cultural: da educação infantil ao ensino superior traz resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao processo de escolarização e à queixa escolar em todos os níveis de ensino, isto é, da educação infantil ao ensino superior, numa interface entre Psicologia e educação, a partir dos preceitos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Destaca-se que esta perspectiva teórica compreende o desenvolvimento humano como resultante de condições histórico-sociais e empreende uma leitura crítica acerca dos problemas que perpassam o processo de escolarização, buscando contribuir para a elaboração de reflexões e compreensões que possibilitam fazer a contraposição às concepções individualistas, que partem de um viés biologicista e patologizante do desenvolvimento humano, e que culminam na culpabilização de alunos. Com esta obra, vemos aberta a possibilidade de vislumbrarmos uma forma de compreensão e análise das queixas escolares para além do aluno, de forma a não o responsabilizar por todos os obstáculos no processo de escolarização. Dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas e publicações sobre esta temática se justifica pela necessidade de refletir sobre a educação que vem se materializando, a qual nem sempre tem se firmado em prol da apropriação do conhecimento e de mediações que oportunizem o pleno desenvolvimento humano.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786555781458
DOI:10.24824/978655578145.8
Ano de edição:2020
Número de páginas:214
Formato:16x23
Assunto:
A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
da educação infantil ao ensino superior
Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Silvia Maria Cintra da Silva
Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal
Fauston Negreiros
Q3
A queixa escolar na perspectiva histórico-cultural da educação infantil ao ensino superior
Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Silvia Maria Cintra da Silva, Záira Fátima de Rezende Gonzalez
Leal, Fauston Negreiros (organizadores) – Curitiba CRV, 2020
214 p
Bibliografi a
ISBN Digital 978-65-5578-143-4
ISBN Físico 978-65-5578-145-8
DOI 10248249786555781458
1 Educação 2 Psicologia escolar e educacional 3 Processo de escolarização 4 Perspectiva
histórico cultural 5 Educação básica I Leonardo, Nilza Sanches Tessaro org II Silva, Silvia
Maria Cintra da org III Leal, Záira Fátima de Rezende Gonzalez org IV Negreiros, Fauston
org V Título VI Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO
SER CRIANÇA É UM TRANSTORNO? CONSIDERAÇÕES
SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS
SUPERIORES E A MEDICALIZAÇÃO DAS QUEIXAS ESCOLARES
Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Silvia Maria Cintra da Silva
Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal
CAPÍTULO
“A ESCOLA É CHATA!”
a produção da queixa escolar na educação infantil
Iracema Neno Cecilio Tada
Beatriz Lima Costa
Aimée Cruz Silva
CAPÍTULO
DILEMAS E AÇÕES NO ENFRENTAMENTO DA QUEIXA ESCOLAR
o cotidiano da educação básica
Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Solange Pereira Marques Rossato
Roseli de Melo Germano Marques dos Santos
Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira
Camila Trindade
Bárbara Maria Costa Silva
CAPÍTULO
INTERVENÇÃO COM EDUCADORES SOBRE A QUEIXA ESCOLAR
proposições da psicologia escolar
Solange Pereira Marques Rossato
Letícia Cavalieri Beiser de Melo
Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal
CAPÍTULO
O QUE É A ESCOLA? PERCEPÇÕES E QUEIXAS DE ALUNOS
Natasha Garcia de Oliveira
Roseli Fernandes Lins Caldas
Prof Fauston Negreiros - indd CAPÍTULO
A QUEIXA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
possibilidades de ressignificação e intervenção
Regina Lúcia Sucupira Pedroza
Camila Moura Fé Maia
CAPÍTULO
QUEIXAS ESCOLARES EM JOVENS E ADULTOS
o caso da EJA e do ensino superior
Carolina Martins Moraes
Fauston Negreiros
CAPÍTULO
MAPEAMENTO DAS QUEIXAS ESCOLARES NO ENSINO
SUPERIOR um estudo norteado pela psicologia histórico-cultural
Deyse Cristina Valença Guedes
Erickaline Bezerra de Lima
Gabriel de Nascimento e Silva
Maria da Apresentação Barreto
CAPÍTULO
PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
teorização vygtoskiana para o enfrentamento às queixas
Sonia Mari Shima Barroco
Ana Paula da Paz Tavares
CAPÍTULO
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR
contribuições da psicologia da educação
José Tadeu Acuna
Lúcia Pereira Leite
SOBRE OS AUTORES