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Sinopse:
Este livro visa reconstruir uma ética pedagógica libertadora freireana a partir do contexto histórico-social da América Latina das décadas de 1960 e 1970. Esta meta se articula por um núcleo que é a reconstrução de uma ética pedagógica libertadora em Paulo Freire, por uma base contextual, a situação histórico-social, conectada à base fundante, a própria realidade humana, concreta, vivida no Continente latino-americano das supracitadas décadas. A América Latina como base fundante do problema foi analisada, refletida, interpretada, compreendida e desvelada pelos múltiplos olhares da pedagogia, teologia e filosofia aqui surgidos e reivindicados. O contexto histórico-social é o ângulo sob o qual situamos a realidade concreta e datada do continente nas referidas décadas. A análise do referido contexto levou-nos à identificação de categorias e elementos que possibilitaram a reivindicação de uma pedagogia, teologia e filosofia “próprias”, latino-americanas, da libertação. Próprias, porque nascem na periferia do mundo, partem da práxis histórica de opressão das vítimas negadas na exterioridade do sistema de centro hegemônico vigente, dos oprimidos, do reverso da história. Na inter-relação da pedagogia, teologia e filosofia da libertação como horizontes e modos peculiares de análise e reflexão da América Latina nas décadas de 1960 e 1970, a partir do contexto histórico-social focalizado na sua dimensão ética pedagógica libertadora freireana, reside a originalidade e inovação dessa proposta. Neste encontro de projetos libertadores latino-americanos estão a pedagógica de Enrique Dussel com a pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire que nos permitiram, a partir da noção de exterioridade, a reconstrução de uma ética nascida do “ser-negado”, do “ser-menos”, do oprimido, por isso originária. Assim, reconstruímos uma ética pedagógica libertadora freireana, demonstrando que a redescoberta do oprimido como sujeito histórico, livre e autônomo se realiza no ato de educar entendido como atitude ética.
Editora:Editora CRV
ISBN:9788580426977
DOI:10.24824/978858042697.7
Ano de edição:2013
Número de páginas:186
Formato:14x21
Assunto:
Borges, Valdir
A reconstrução de uma ética pedagógica libertadora à luz de Paulo Freire /
Valdir Borges. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
194p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-697-7
1. Freire, Paulo, 1921-1997. 2. Educação - Filosofia. 3. Sociologia educacional
I. Título.
13-00883 CDD: 370.1
CDU: 37.01
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL DA AMÉRICA LATINA
NAS DÉCADAS DE E
Situando o contexto histórico-social latino-americano nas décadas
de e
A hegemonia norte-americana nas décadas de e
Subdesenvolvimento e o modelo desenvolvimentista nas
décadas de e
Teoria da dependência
Ressurgimento das Ideias marxistas
A ideologia da segurança nacional
Em busca de um conceito de ideologia
A segurança nacional na América Latina dos anos
de e
O papel das multinacionais e os limites da soberania
nacional no chamado Terceiro Mundo
A reivindicação de uma pedagogia, filosofia e teologia “próprias”
A Pedagogia da Libertação
A Teologia da Libertação
A Filosofia da Libertação
CAPÍTULO II
UM MODO PECULIAR DE FAZER FILOSOFIA, TEOLOGIA E
PEDAGOGIA NA AMÉRICA LATINA DOS ANOS E
A práxis histórica na teologia, na pedagogia e na filosofia da libertação
O trinômio: conscientização, dependência e libertação
A conscientização
A dependência
A libertação
História da teologia, da filosofia e da
pedagogia da libertação latino-americanas
A Teologia da Libertação
As Conferências de Medellín () e de Puebla ()
como releitura do Vaticano II para o contexto histórico-social
da América Latina
Momentos históricos marcantes da Teologia da Libertação
Latino-americana
A Filosofia da Libertação
A Pedagogia da Libertação
CAPÍTULO III
A RECONSTRUÇÃO DE UMA ÉTICA PEDAGÓGICA LIBERTADORA
FREIREANA A PARTIR DO OPRIMIDO
Uma aproximação entre o pensamento de Paulo Freire e
Enrique Dussel
Os pressupostos histórico-filosóficos do pensamento freireano
Pressupostos histórico-filosóficos do pensamento dusseliano
A Pedagogia libertadora freireana e a Pedagógica dusseliana
da libertação
O projeto pedagógico libertador freireano
A pedagógica de Enrique Dussel como um projeto libertador
O projeto pedagógico libertador freireano e a
pedagógica dusseliana de libertação
Uma ética originária que nasce daquele que é negado: o oprimido
Concepção freireana de ser humano e do mundo
O princípio ético-crítico freireano
O ato de educar implica uma atitude ética
A redescoberta do sujeito histórico no ato de educar