| 1 x de R$48,43 sem juros | Total R$48,43 | |
| 2 x de R$24,21 sem juros | Total R$48,43 | |
| 3 x de R$16,14 sem juros | Total R$48,43 | |
| 4 x de R$12,53 | Total R$50,12 | |
| 5 x de R$10,19 | Total R$50,98 | |
| 6 x de R$8,64 | Total R$51,85 | |
| 7 x de R$7,53 | Total R$52,73 | |
| 8 x de R$6,70 | Total R$53,62 | |
| 9 x de R$6,05 | Total R$54,51 | |
| 10 x de R$5,54 | Total R$55,42 |
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
Em um cenário onde a integração regional se torna imperativa para o desenvolvimento sustentável, "A RIDE NA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO: EDUCAR PARA INTEGRAR" emerge como um guia essencial. Esta obra aprofunda-se na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Vale do São Francisco, explorando como a educação pode ser a força motriz para a cooperação e o progresso.
Este livro reúne uma análise multidisciplinar sobre os desafios e potencialidades da RIDE, com foco nas políticas públicas educacionais e seus impactos. Desde o financiamento da educação básica até a implementação do Novo Ensino Médio e a erradicação do analfabetismo, cada capítulo oferece insights valiosos e perspectivas futuras.
Descubra como a colaboração entre municípios como Juazeiro, Petrolina, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó pode transformar a realidade regional, promovendo um desenvolvimento equilibrado e inclusivo. Uma leitura indispensável para pesquisadores, gestores públicos, educadores e todos aqueles que buscam compreender e contribuir para a construção de um futuro mais justo e próspero no Nordeste brasileiro.
Autores:
Anaelson Leandro de Sousa
Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo (UEPB), licenciatura plena em Ciências Sociai (unicsul), mestrado em Desenvolvimento Social e Meio Ambiente (UESC) e doutorado em Educação, linha de Representações Sociais e práticas educativas (UNESA)
Adriana Gomes dos Santos
Graduação em Pedagogia Pela Faculdade de Filodofia e Letras- habilitação em Educação Epecial pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco. Especialista em transtornos do Espectro Autista. Ênfase em terapia ABA e desenvolvimento aplicado.
Gleice de Sá Agra
Enfermeira, Mestre em Educação pelo PPGFPPI/UPE- PE, Docente do Colegiado do curso de Enfermagem da Faculdade de Saúde Soberana em Petrolina- PE.
Daniel Pereira de Alencar
Graduado em Pedagogia (UFRPE), Esp. em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (IF SERTÃOPE) e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (UNIVASF). Mestrando em Educação (PPGFPPI/UPE). Professor efetivo da SEDUCE/Petrolina. Atuou como coordenador pedagógico na Rede Municipal de Petrolina. Atualmente é Tutor de Programas e Projetos na SEDUCE/Petrolina.
Diego Roberto Rosa Gomes
Bacharel em Direito pela Faculdade de Petrolina - FACAPE e Pós-graduado em Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Direito Tributário. Docente no ensino superior na FACAPE, Faculdade Unibras e FACESP.
Nadiedia Lopes Granja
Possui graduação em HISTÓRIA (UPE). Especialização em Metodologia do Ensino de História (ITA). MESTRE EM FORMACAO DE PROFESSORES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (PPGFPPI/UPE). Servidora pública no IF Sertao PE.
Queila Silva Santos Pereira
Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2007). Atualmente Professor - Secretaria de Educação de Pernambuco. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Maria Betânia Coelho Soares de Souza
Possui graduação em português/Inglês pela UPE/FFPP Petrolina; e em Pedagogia. Pós-Graduada em Língua Inglesa e em Metodologia do Ensino na Educação Superior. É professora da Rede de Ensino de Petrolina e Rede Estadual da Bahia (Juazeiro/BA).
Raimundo Nonato Alves de Medeiros
Mestre em educação pela Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Licenciatura em pedagogia, licenciatura em Letras -Língua Portuguesa. Especialização em Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar e Social e Docência do Ensino Superior.
Maria de Lourdes de Souza Nunes Silva
Formada em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE 2006), Especialista em Educação Infantil (2005), Língua Portuguesa e suas Literaturas (2010), Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE 2025), Doutora em Educação pela Christian Business School.
Priscilla Sayonara de Sousa Brandão
Mestranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGECOH (UNEB). Especialização em Direito Público pela Legale (2021) e em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER (2013). Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) (2019).
Lucília da Silva Souza
Graduação em Pedagogia pela UNEB, Especialização em Psicopedagogia, Graduação em Serviço Social pela Universidade Anhanguera, Especialização em Atendimento Educacional Especializado, Especialização em Gestão Pública Municipal pela UNIVASF, Professora- Apoio Pedagógico e Analista em Gestão Educacional no Estado de Pernambuco.
Iane Samara Araújo Rodrigues Santana
Possui Licenciatura em Matemática (UPE) e Química (IF-Sertão PE), além de Especialização em Ensino da Matemática. É Mestra em Educação pela UPE (2025). Atua como professora nas Redes municipal e privada de Juazeiro-BA desde 2012. Tem experiência na área de Educação, com foco na formação continuada de professores.
Sara Duarte Gonzalez Lima
Professora da Educação Infantil, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestranda do programa em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI.
Ana Cláudia Ferreira Cardoso
Bacharela em Ciências, com especializações em Gestão e Legislação Tributária e em Contabilidade Pública. Foi professora bolsista do Programa de Qualificação Profissional para Microempreendedores da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, atua como Analista Judiciária – Contadora no Tribunal de Justiça da Bahia
Maria dos Prazeres Ferreira Lima de Macedo
Mestra em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba; Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Gestão Escolar; Graduada em Letras. Professora da Educação Básica desde 1996. Experiência como Professora de Língua Portuguesa, Gestora, Gestora Adjunta, Coordenadora Pedagógica, Formadora de Professores de Português e Técnica Educacional.
Jaglinaelza Pereira de Souza
Possui graduação em pedagogia pela faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central e Pós-graduação em Metodologia do ensino em educação básica, pós em neuropsicopedagogia.
Clériston José da Silva Andrade
Doutorando e mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialista em Metodologia do Ensino Superior e licenciado em Pedagogia pela UNEB. Foi secretário municipal de Educação e Esportes de Juazeiro-BA (2011–2016) e secretário de Governo (2017–2019), com reconhecida atuação em gestão educacional e planejamento estratégico.
Paulo César Marques de Andrade Santos
Doutor em educação: Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doctor em Educacion Université Lumière Lyon 2: Lyon, Auvergne-Rhône-Alpes, FR (2014). Professor Associado e Livre-docente da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor permanente e coordenador da linha 2 - Políticas Educacionais, Formação Docente e Práxis Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).
Rosangela da Costa Castro
Doutoranda e Mestra em Educação - Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação do Campo - (UNIVASF). - Pedagogia - Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Jaqueline Alves Calaça Santos
Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), com especializações em Psicopedagogia e Gestão de Recursos Humanos. Atualmente, atua na Secretaria de Educação de Petrolina como formadora e produtora de materiais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Rian Antunes da Silva
Graduado em Geografia pela UPE e especialista em Metodologia do Ensino em Geografia pela UNINTER. Professor da Rede Estadual de Pernambuco e formador na Rede Municipal de Petrolina. Pós-graduando em Geografia Humana e Econômica e cursando Pedagogia pela Unicesumar.
Plínio José Amorim Neto
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) e Mestrado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2002). Atualmente é professor Assistente da Universidade de Pernambuco e Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina. Tem experiência na área de Educação/Gestão Municipal.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8302-2
ISBN Digital: 978-65-251-8303-9
DOI: 10.24824/978652518302.2
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 154
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: E24 A RIDE na região do Vale do São Francisco: Educar para integrar – Lagoa Grande - Orocó - Petrolina - Santa Maria da Boa Vista - Casa Nova - Curaçá - Juazeiro - Sobradinho / Jaqueline Alves Calaça Santos, Paulo César Marques de Andrade Santos, Clériston José da Silva Andrade, Raimundo Nonato Alves de Medeiros, Rosangela da Costa Castro (organizadores). – Curitiba : CRV, 2025. 154 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8303-9 ISBN Físico 978-65-251-8302-2 DOI 10.24824/978652518302.2 1. Educação básica 2. Base Nacional Comum Curricular 3. Região do Vale do São Francisco I. Santos, Jaqueline Alves Calaça. org. II. Santos, Paulo César Marques de Andrade. org. III. Andrade, Clériston José da Silva. org. IV. Medeiros, Raimundo Nonato Alves de. org. V. Castro, Rosangela da Costa. org. VI. Título VII. Série. CDU: 373 CDD: 375 Índice para catálogo sistemático 1. Educação básica: 375
