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Autores: Elimar Rodrigues Alexandre
Sinopse:
Com uma sociedade em expansão, interconectada, desigual e com a mundialização da economia, a humanidade não está conseguindo manter os ecossistemas que suportam a vida no planeta, o princípio da sustentabilidade surge como uma resposta e como uma condição para construir uma nova racionalidade produtiva, fundada no potencial ecológico e em novos sentidos de civilização a partir da diversidade cultural do gênero humano. Diante desse cenário, a contabilidade não pode mais ignorar os problemas ambientais, porque ela forma um elo de ligação entre as organizações e a comunidade. A contabilidade deve despertar o interesse das entidades para as questões ambientais, a fim de que elas implementem em sua gestão a variável ambiental, não apenas para atender a legislação, mas por uma verdadeira conscientização ecológica. Desse modo, o contabilista precisa comparecer nesse contexto com competências e habilidades necessárias para cooperar com a preservação do planeta, prosperidade das sociedades e valorização do homem. Há de ser o agente capaz de disseminar a responsabilidade socioambiental na sua organização e nas empresas a quem presta serviços. É ele o detentor de informações relevantes e privilegiadas e capaz de influenciar positivamente as organizações, contribuindo para a tomada de decisões. Refletir sobre essas questões é a perspectiva deste livro: a formação sustentável de futuros contabilistas. Para tanto, o autor apresenta a possibilidade de um currículo sustentável para o curso de graduação de Ciências Contábeis, com suporte conceitual de uma rede formada por onze universidades de sete países, demonstrando que é possível formar profissionais para a sustentabilidade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403174
DOI:10.24824/978854440317.4
Ano de edição:2015
Número de páginas:234
Formato:16x23
Assunto:
Alexandre, Elimar Rodrigues
A temática ambiental no curso de graduação de Ciências Contábeis: um enfoque sobre a ambientalização curricular / Elimar Rodrigues Alexandre. -
1. ed.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0317-4
1. Educação ambiental. 2. Educação. 3. Ciências contábeis. I. Título.
15-19585 CDD: 363.700981
CDU: 504(81)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Antecedentes da pesquisa
A questão ambiental nas conferências mundiais
Desenvolvimento sustentável
A instituição da Educação Ambiental
Caracterização da Região Metropolitana da Baixada Santista
Instituições de Educação Superior credenciadas na
Região Metropolitana da Baixada Santista
Delineamento da pesquisa
Estrutura do trabalho
A CONTABILIDADE E O MEIO AMBIENTE
Contabilidade: conceito, finalidade e usuários
A ciência contábil e o meio ambiente
Contabilidade Ambiental
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO
SUPERIOR NO BRASIL
Concepções de currículo e currículo ambientalizado
Características de um currículo ambientalizado conforme
a Rede ACES
DIAGNÓSTICO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR
NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Análise da evolução curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil na perspectiva da inserção da dimensão ambiental
Análise do Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis na perspectiva da Ambientalização Curricular
Percurso metodológico da pesquisa com os sujeitos
Discurso do Sujeito Coletivo
Campo social/campo estudado/sujeitos da pesquisa
Coleta de dados/abordagem dos sujeitos
Operadores do DSC
Tabulação dos dados
Operacionalização do DSC
APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS
RESULTADOS DA PESQUISA
Dados cadastrais dos sujeitos pesquisados
Análise e discussão das respostas dos sujeitos
segundo os operadores do DSC
Análise e discussão das respostas dos professores
Análise e discussão das respostas dos alunos