15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$135,16 sem juros | Total R$135,16 | |
2 x de R$67,58 sem juros | Total R$135,16 | |
3 x de R$45,05 sem juros | Total R$135,16 | |
4 x de R$34,97 | Total R$139,88 | |
5 x de R$28,45 | Total R$142,27 | |
6 x de R$24,12 | Total R$144,70 | |
7 x de R$21,02 | Total R$147,15 | |
8 x de R$18,70 | Total R$149,64 | |
9 x de R$16,90 | Total R$152,14 | |
10 x de R$15,47 | Total R$154,68 |
Autores: Saddo Ag Almouloud - Luiz Marcio Santos Farias - Afonso Henriques (Orgs.)
Sinopse:
Este livro situa-se na Didática das disciplinas, mais especificamente, na Didática da Matemática desenvolvida na escola francesa. A Didática da Matemática é entendida como a ciência da educação que estuda as situações que visam à aquisição de conhecimentos pelos alunos, estudantes ou adultos em formação, tanto do ponto de vista das características dessas situações como da aprendizagem que elas possibilitam. Ela estuda também as condições que favorecem a aquisição de conceitos matemáticos pelos alunos. Neste livro, discutem-se alguns constructos teóricos e usos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard (1999). Essa teoria é uma das contribuições importantes para a Didática das Ciências e para a Matemática, pois além de ser uma evolução da Teoria da Transposição Didática, insere a Didática no campo da Antropologia. Ela focaliza o estudo das organizações praxeológicas didáticas pensadas para o ensino e a aprendizagem de organizações matemáticas. A TAD ocupa hoje uma posição decisiva na investigação em Didática da Matemática e Didáticas de outras áreas de conhecimentos. Desde a sua criação, já foram organizados vários congressos internacionais sobre esta teoria. No Brasil, vários pesquisadores em Educação e Educação Matemática desenvolvem as suas pesquisas apoiando-se na TAD. Mas os resultados das pesquisas realizadas nem sempre são divulgados de forma a ter maior alcance. Além disso, nem sempre os estudiosos têm acessos aos textos teóricos sobre a TAD em língua portuguesa. Neste contexto, o objetivo deste livro é discutir resultados e avanço da TAD, tão do ponto de vista teórico, bem como de pesquisas sobre o ensino e a formação de professores. Para isso, temos o seguinte título para a obra: A Teoria Antropológica do Didático: Princípios e Fundamentos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544422298
DOI:10.24824/978854442229.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:582
Formato:16x23
Assunto:
T288
A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos / organização Saddo Ag
Almouloud, Luiz Marcio Santos Farias, Afonso Henriques. - 1. ed. - Curitiba, PR : CRV, 2018.
572 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2229-8
DOI 10.24824/978854442229.8
1. Matemática - Estudo e ensino. I. Almouloud, Saddo Ag. II. Farias, Luiz Marcio Santos.
III. Henriques, Afonso.
APRESENTAÇÃO
Saddo Ag Almouloud
Luiz Marcio Santos Farias
Afonso Henriques
A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
FACE AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Yves Chevallard
OS MODELOS EPISTEMOLÓGICOS DE REFERÊNCIA
COMO INSTRUMENTOS DE EMANCIPAÇÃO DA DIDÁTICA
E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA4
Josep Gascón
UMA TEORIZAÇÃO ANTROPOLÓGICA DA MEMÓRIA
DIDÁTICA EM MATEMÁTICA
Yves Matheron
A NOÇÃO DE VARIÁVEL NO MODELO PRAXEOLÓGICO0
Hamid Chaachoua
Annie Bessot
CONSTITUIR UMA ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA E UMA ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO – PRAXEOLOGIAS PARA
O PROFESSOR, PRAXEOLOGIAS PARA O PESQUISADOR
E SUA ECOLOGIA
Michèle Artaud
RECONSTRUÇÃO DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS:
percurso para desenvolvimento da atividade matemática
Luiz Marcio Santos Farias
Edmo Fernandes Carvalho
Eliane Santana de Souza
INCOMPLETUDE DA MATEMÁTICA ESCOLAR NO ENSINO SECUNDÁRIO DE PORTUGAL E ESPANHA3
Catarina Lucas
Cecilio Fonseca
Josep Gascón
J M Casas
Saddo Agindd 0/0/0 3:0:3
UM ESTUDO SOBRE O OBJETO MATEMÁTICO SIMETRIA ORTOGONAL À LUZ DA ECOLOGIA DO DIDÁTICO
Cleusiane Vieira Silva
Saddo Ag Almouloud
ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA
DE PESQUISA: de situações fundamentais a percursos
de estudos e pesquisas
Berta Barquero
Marianna Bosch
FERRAMENTAS DE ESTUDO DO TRABALHO DO ALUNO
E DO PROFESSOR EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA:
um exemplo sobre a Geometria e a Álgebra
Alain Bronner
UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA
DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 3
Tomás Ángel Sierra Delgado
REGRA DE TRÊS: uma praxiologia com matemática3
Renato Borges Guerra
Denivaldo Pantoja da Silva
OSTENSIVOS COMO INGREDIENTE PRIMÁRIO
DO ESTUDO DA EVOLUÇÃO PRAXEOLÓGICA 3
Danielly Kaspary
Marilena Bittar
DIFERENTES PRAXEOLOGIAS APRESENTADAS PELO PROFESSOR E PELOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO
DE EQUAÇÕES DO º GRAU4
Marcelo Câmara dos Santos
Marcus Bessa de Menezes
ANÁLISE INSTITUCIONAL & SEQUÊNCIA DIDÁTICA
COMO METODOLOGIA DE PEQUISA433
Afonso Henriques
NOÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO
DIDÁTICO NA ELABORAÇÃO DE UM
MODELO EPISTEMOLÓGICO ALTERNATIVO4
José Carlos de Souza Pereira
José Messildo Viana Nunes
Saddo Agindd 0/0/0 3:0:3
DIMENSÃO ECOLÓGICA DE UM PROBLEMA DIDÁTICO:
praxeologias com matemática no ensino de limite
em curso de engenharia0
José Augusto Nunes Fernandes
Renato Borges Guerra
ELEMENTOS DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
PARA ANÁLISE DAS PROPOSTAS INSTITUCIONAIS
BRASILEIRAS E METODOLOGIAS DE ATIVIDADES
E PERCURSOS DE ESTUDO E DE PESQUISA3
Marlene Alves Dias
Valdir Bezerra dos Santos Júnior
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DO COMPRIMENTO
NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO