15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$55,08 sem juros | Total R$55,08 | |
2 x de R$27,54 sem juros | Total R$55,08 | |
3 x de R$18,36 sem juros | Total R$55,08 | |
4 x de R$14,25 | Total R$57,00 | |
5 x de R$11,60 | Total R$57,98 | |
6 x de R$9,83 | Total R$58,97 | |
7 x de R$8,57 | Total R$59,97 | |
8 x de R$7,62 | Total R$60,98 | |
9 x de R$6,89 | Total R$62,00 | |
10 x de R$6,30 | Total R$63,03 |
Sinopse:
Esta obra disponibiliza para o leitor uma Teoria-ação de Currículo concebida a partir de pesquisas, intervenções e estudos etnoconstitutivos nos campos curricular e formacional. Aprofunda e analisa um conjunto de argumentos e conceitos sistematizados, bem como apresenta uma proposta de sistema curricular de orientação circunstancializada. Amplia as ressonâncias da teoria construída, apresentando possibilidades de pesquisa em currículo com orientação etnoconstitutiva. Concebendo o currículo como uma tradição socioeducacional eivada de plurais e (in)tensos interesses, bem como a formação como uma experiência irredutível, a construção teórica aqui socializada inaugura no contexto brasileiro e a partir dele, uma teoria curricular marcada por dinâmicas socioculturais (in)tensas e pelos desafios educacionais e formacionais contemporâneos que vivemos.
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544410851
DOI:10.24824/978854441085.1
Ano de edição:2016
Número de páginas:770
Formato:16x23
Assunto:
F849
Macedo, Roberto Sidnei
A teoria etnoconstitutiva de currículo: teoria-ação e sistema curricular
formacional. / Roberto Sidnei Macedo
164 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1085-1
1. Educação curricular. 2. Etnia I. Título II. série
CDD 370.1
Sumário
PREFÁCIO
PRÓLOGO
CURRÍCULO COMO UMA INVENÇÃO SOCIOCULTURAL
INSPIRAÇÕES TEÓRICAS
CONTEXTO DE SURGIMENTO DA TEORIA
QUESTIONAMENTOS CENTRAIS E MÉTODO
CAPÍTULO I
UMA TEORIA-AÇÃO CURRICULAR FORMACIONAL
CONCEPÇÃO
PROBLEMATIZAÇÕES PROPOSITIVAS
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO II
A TEORIA ETNOCONSTITUTIVA DE CURRÍCULO – TEEC: IDEIAS NASCENTES, INSPIRAÇÕES TEÓRICAS E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA
CONTEXTO DE CRIAÇÃO
A PRODUÇÃO CONCEITUAL
O VIÉS ETNOCONSTITUTIVO
AS RESSONÂNCIAS HEURÍSTICAS
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO III
AS PERSPECTIVAS ETNO E CONSTITUTIVA DE CURRÍCULO: TRANSVERSALIDADES
A PERSPECTIVA ETNO
A PERSPECTIVA CONSTITUTIVA
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO IV
EXPERIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES CURRICULARES ETNOCONSTITUTIVAS
ARGUMENTOS INICIAIS
INTERVENÇÕES CURRICULARES ETNOCONSTITUTIVAS
A CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DA BAHIA
O TRABALHO COM CURRÍCULO E A FORMAÇÃO NA UNASUS
A CONCEPÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DO SINPRO-BA
FORMAÇÃOPESQUISA EM CURRÍCULO COM PROFESSORES DO PARFOR-UNEB
A CONSTITUIÇÃO DE CURRÍCULOS DEMANDADOS PELO PROFAE-MS
EXPERIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES COM PESQUISAS ETNOCONSTITUTIVAS EM CURRÍCULO
CAPÍTULO V
CONCEITOS CURRICULARES E FORMACIONAIS ETNOCONSTITUTIVOS
ATOS DE CURRÍCULO
CURRÍCULO EXPERIENCIAL
CURRÍCULO ACONTECIMENTAL
CURRÍCULO TRANSDUTIVO
CURRÍCULO MULTIRREFERENCIAL
AUTORIZAÇÃO E AUTONOMIZAÇÃO CURRICULAR
COM-VERSAÇÕES CURRICULARES COMPLEXAS
MEDIAÇÕES CURRICULARES INTERCRÍTICAS
ETNOCURRÍCULO
CURRÍCULO ETNOIMPLICADO
ETNOAPRENDIZAGEM
CURRÍCULOFORMAÇÃO
INSTITUINTES CULTURAIS DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO VI
O SISTEMA ETNOCONSTITUTIVO DE CURRÍCULO – SECC .
EXPLICITAÇÕES
O QUE CONSTITUI O SECC
UM DESENHO CURRICULAR POSSÍVEL
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO VII
A TEORIA ETNOCONSTITUTIVA DE CURRÍCULO E COSMOPOLITISMO
ARGUMENTOS INTRODUTÓRIOS
GLOBALIZAÇÃO E COSMOPOLITISMO
“GLOBALIZAÇÃO COMO FÁBULA”
GLOBALIZAÇÃO, COSMOPOLITISMO E FILOSOFIA SOCIAL DO CURRÍCULO
CARTA DE PRINCÍPIOS CURRICULARES
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO VIII
PESQUISAS ETNOCONSTITUTIVAS EM CURRÍCULO E FORMAÇÃO
A ETNOPESQUISA MULTIRREFERENCIAL
A ETNOPESQUISA IMPLICADA
A ETNOPESQUISA-FORMAÇÃO
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO IX
ÁGORAS CULTURAIS E A ESCOLA COMO reEXISTENCIA CURRICULAR: ARGUMENTOS ETNOCONSTITUTIVOS
PROBLEMATIZAÇÕES PROPOSTIVAS
COM-VERSAÇÕES CURRICULARES COMPLEXAS E MEDIAÇÕES INTERCRÍTICAS COMO PERSPECTIVAS DE POLÍTICA PARA A ESCOLA
ESCOLA E CURRÍCULO MULTIRREFERENCIAL
SÍNTESE CONCLUSIVA
CAPÍTULO X
ELABORAÇÕES CURRICULARES ETNOCONSTITUTIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO reEXISTÊNCIA
APROXIMAÇÕES DO TEMA
STANDARDIZAÇÃO, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
JANUS E A FORMAÇÃO (DE PROFESSORES) COMO MAIS-VIDA
O SENTIDO ONTO-EPISTEMOLÓGICO DA FORMAÇÃO
SÍNTESE CONCLUSIVA
EPÍLOGO
REFERÊNCIAS