15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,17 sem juros | Total R$53,17 | |
2 x de R$26,59 sem juros | Total R$53,17 | |
3 x de R$17,72 sem juros | Total R$53,17 | |
4 x de R$13,76 | Total R$55,03 | |
5 x de R$11,19 | Total R$55,97 | |
6 x de R$9,49 | Total R$56,92 | |
7 x de R$8,27 | Total R$57,89 | |
8 x de R$7,36 | Total R$58,86 | |
9 x de R$6,65 | Total R$59,85 | |
10 x de R$6,08 | Total R$60,85 |
Autores: Vânia Hörner de Almeida - Adelino Cândido Pimenta
Sinopse:
Este livro tem por objetivo mostrar as contribuições do uso da WebQuest como recurso pedagógico para abordar as tendências em Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática. Os sujeitos da pesquisa compreendem um público de alunos egressos e licenciandos do curso de Matemática do Programa Parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) na região do Araguaia–MT e uma no Município de Matupá–MT entre o período de 2003 a 2013. Nesse recorte, os cursos ofertados nesse período abarcam três turmas de licenciatura em Matemática: duas dessas turmas foram ofertadas no município de Vila Rica–MT. Os resultados encontrados possibilitaram identificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática estão presentes na formação de professores do Programa Parceladas e com a aplicação de um curso de extensão, além de contribuir com a formação dos licenciandos na construção do conhecimento das diferentes metodologias de ensino de Matemática, por meio do recurso pedagógico WebQuest, a qual foi aplicada nesse contexto profissional, em que alguns acadêmicos já exercem a docência e todos estão atuando nas escolas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid). Nessa conjunção, compreende-se que o curso de extensão, é uma proposta de formação que pode ser aplicado tanto na formação inicial - por acreditar na relevância e necessidade de proporcionar aos futuros professores a oportunidade de conhecer e experimentar diversas metodologias de ensino em sua formação - quanto para a formação continuada. Nesse processo as TIC ganharam um caráter de transversalidade e ainda ficou visível a sua relação com as demais tendências.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544406342
DOI:10.24824/978854440634.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:236
Formato:16x23
Assunto:
A452t
A transversalidade das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores: webquest como recurso pedagógico para o ensino da matemática /
Vânia Hörner de Almeida. Adelino Cândido Pimenta - 1. ed.
1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Educação - Inovações tecnoló-
gicas. 3. Tecnologia educacional. 4. Tecnologia da informação. I. Título.
II. Almeida, Vânia Hörner de. III. Pimenta, Adelino Cândido.
15-26974 CDD: 510
CDU: 51
OS PERCURSOS DA PESQUISA:
modelo teórico e procedimentos metodológicos
Questões da Pesquisa
Objetivos
Metodologias: A Metodologia Qualitativa
Período, Sujeitos e os Cursos Pesquisados
Produção de Dados
Apresentação da Proposta do Curso de Extensão
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
A formação de professores de Matemática na conjuntura do Sistema Educacional Brasileiro
A formação de Professores no Programa Parceladas
Perfil dos alunos e do Curso ofertado no período de 2003 a 2016
A visão dos egressos e dos alunos cursistas em relação ao Projeto Parceladas
As Tendências em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática do Programa Parceladas
As Tendências da Educação Matemática Presentes nas Produções Monográfias
A visão dos alunos sobre as Tendências da Educação Matemática no Programa Parceladas
A Formação Inicial do Professor de Matemática Frente às Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC)
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
Tecnologias, Conceitos e Definições
As TIC no Contexto Educacional
A Internet como recurso pedagógico para as aulas de Matemática
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DA APLICAÇÃO
DO CURSO DE EXTENSÃO – A INTERNET E SUAS
POTENCIALIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA:
WebQuest como recurso didático para as aulas de Matemática
A WebQuest como recurso pedagógico
Apresentação da WebQuest proposta para realização do Curso de Extensão
Análises do questionário aplicado aos alunos no início do Curso de Extensão
Análises das atividades realizadas no curso
As contribuições do uso da WebQuest como recurso pedagógico para abordar as tendências em Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática
A WebQuest de tendência Etnomatemática
A WebQuest com a tendência de Modelagem Matemática
A WebQuest com a Tendência de História da Matemática
A WebQuest com a Tendência de Jogos e Materiais Manipulativos
A WebQuest com a Tendência de Investigação Matemática
A WebQuest com a Tendência de Resolução de Problemas
A WebQuest com a Tendência de Tecnologias de Informação e Comunicação
Análises das avaliações do curso de extensão
A relevância da aplicação do curso de extensão no Programa Parceladas