15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$117,88 sem juros | Total R$117,88 | |
2 x de R$58,94 sem juros | Total R$117,88 | |
3 x de R$39,29 sem juros | Total R$117,88 | |
4 x de R$30,50 | Total R$121,99 | |
5 x de R$24,82 | Total R$124,08 | |
6 x de R$21,03 | Total R$126,20 | |
7 x de R$18,33 | Total R$128,34 | |
8 x de R$16,31 | Total R$130,50 | |
9 x de R$14,74 | Total R$132,69 | |
10 x de R$13,49 | Total R$134,90 |
Autores: Wellington Ferreira de Jesus (Org.).
Sinopse:
A tarefa de possibilitar de consolidar as interfaces e conexões entre a universidade e a educação básica tem de ser objeto constante e exercício dos pesquisadores em Educação. Essa tarefa se apresenta tanto no desenvolvimento de estudos, pesquisas, projetos quanto na produção de periódicos e livros que sejam divulgados com o contato entre pesquisadores, professores, gestores, profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar em geral. A universidade é constituída a partir de um alicerce composto pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Esse conjunto, no campo da Educação, objetiva compreender, analisar e contribuir na geração de políticas públicas que elevem a qualidade da educação tanto no nível básico como superior. Portanto, deve-se pensar a educação básica a partir de suas realidades, de suas necessidades e de sua condição objetiva. O esforço dos pesquisadores em Educação é o de contribuir na construção de uma qualidade socialmente referenciada. A presente obra objetiva apresentar estudos, pesquisas, trabalhos e projetos realizados por alunos de graduação, do mestrado, do doutorado, de professores do ensino superior que estudam a educação básica. Temas como qualidade, gestão democrática, avaliação, educação integral, cidadania, financiamento, formação inicial e continuada, realidade social, fracasso e sucesso escolar, além de inserir estudos sobre jovens em situação de risco social são apresentados e discutidos nesta obra. Sua concepção originou-se de uma perspectiva de construir uma práxis pedagógica em que contribuam no sentido da superação os muros e entraves que distanciam a universalidade e educação básica, em especial neste momento em que as políticas neoliberais novamente avançam sobre a sociedade brasileira.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415474
DOI:10.24824/978854441547.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:502
Formato:16x23
Assunto:
UN58
A universidade e a educação básica no Brasil contemporâneo: caminhos, aproximações, projetos e
estudos / Wellington Ferreira de Jesus. (organizador).
502 p.
Bibliografi a
ISBN 987-85-444-1547-4
DOI 10.24824/978854441547.4
1. Educação 2. Ensino superior - Brasil I. Jesus, Wellington Ferreira de. org. II. Título III. Série.
CDD 378
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Prof Dr João Ferreira de Oliveira
INTRODUÇÃO
PENSANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NO
CONTEXTO ATUAL: políticas públicas, movimentos
sociais e interfaces e a busca pela qualidade
O IMPASSE DAS POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS:
suas implicações para a população em situação de pobreza,
no inseguro panorama político brasileiro atual
Alenka María Graciela Díaz Bermúdez
Carolina Costa Borges Marques
Grazielle Pereira da Silva
SE ME DIXAM FALAR: memorial de trajetória escolar básica
de jovens de comunidades populares
Maria José Aviz do Rosário
Thais Pimenta Pimentel
Elisandra Monteiro
Deylane Corrêa Pantoja Baía
PRESSÃO INTRASSISTÊMICA NA EXPANSÃO
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL
Norivan Lustosa Lisboa Dutra
Sidelmar Alves da Silva Kunz
JOHN DEWEY E ANÍSIO TEIXEIRA:
contribuições para o debate sobre qualidade educacional
Sidelmar Alves da Silva Kunz
Norivan Lustosa Lisboa Dutra
Remi Castioni
A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO
BRASIL: projetos, estudos e pesquisas
PROJETO INTERVENTIVO CAIC: um relato de pesquisa sobre a
formação de professores na Universidade Católica de Brasília
Adriana Matos Rodrigues Pereira
Maria da Conceição Batista da Silva
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS:
experiência bem-sucedida em Sobral-Ceará
Renato de Oliveira Brito
Luiz Síveres
JUVENTUDE E MOVIMENTOS POPULARES: conectando saberes no
ensino médio
Jesus de Nazaré de Lima da Costa
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS NA
ESCOLA BILÍNGUE LIBRAS E PORTUGUÊS ESCRITO EM
TAGUATINGA-DF: limites e possibilidades
Noeliton Teixeira de Araújo Júnior
DESENVOLVENDO A LINGUAGEM CIENTÍFICA NAS SÉRIES
INICIAIS EM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Diogo Bacellar Sousa
Noeliton Teixeira de Araújo Junior
Amanda Peres de Melo
Thuany Ferreira de Souza
Brunna Christynna Santana Clemente
Leandro Carvalho de Oliva
Ana Cláudia Silvério de Souza
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PLANO DISTRITAL DE
EDUCAÇÃO: Situação Atual e Perspectivas Futuras no Distrito Federal
Fernanda Marsaro dos Santos
Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif
Simione de Fátima Cesar da Silva
CONCEPÇÕES DUALÍSTICAS NA RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO GERAL
COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Marli Alves Flores Melo
Célio da Cunha
CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICO-DEMOGRÁFICAS DOS
EDUCANDOS DO PLANO TERRITORIAL DE QUALIFICAÇÃO DO
DISTRITO FEDERAL NO ANO DE
Luiz Augusto Damasceno Brasil
Candido Alberto Gomes
A ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO RELIGIOSO:
o diálogo entre culturas e religiões
Natália de Vasconcelos Cordeiro T Ribeiro
A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM BRASÍLIA: concepções dos
professores de uma escola pública de Ceilândia-DF
Sandra Lara da Silva
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: comunidade
em prol da infraestrutura de uma escola no Distrito Federal
Marli Dias Ribeiro
Raquel Maria Vieira do Rosário
A GESTÃO DE RECURSOS DESCENTRALIZADOS NAS ESCOLAS
E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
estudo em escola do DF
Rosângela Rodrigues Trindade
Wellington Ferreira de Jesus
A GESTÃO ESCOLAR EM BRASÍLIA (-):
um histórico das concepções em disputa
Robson José Ribeiro dos Santos
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A FORMAÇÃO DOCENTE: da teoria à prática
Carla Cristie de França Silva
Camille Anjos de Oliveira
Ana Beatriz Cunha Maia de Oliveira
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO DF:
a política e a EAPE em diferentes governos
Eriane de Araújo Dantas
Wellington Ferreira de Jesus
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR): contributos e implicações na
efetivação de políticas públicas educacionais
João Batista Rodrigues dos Santos
Kelly Cristina Vaz de Carvalho Marques
AS PERCEPÇÕES SOBRE A CARREIRA E A PROFISSÃO
DOCENTE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA:
estudo de caso em Unaí-MG
Juliana Lacerda Machado
Wellington Ferreira de Jesus
A PRESENÇA DO LÚDICO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA:
estudo no Distrito Federal
Camille Anjos de Oliveira Santos
Luiz Síveres
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:
uma interface entre educação e psicanálise
Christina Pereira da Silva
Davina Maria da Silva Maia
OS SEM ESCOLA: relatos de uma pesquisa
sobre os jovens nem-nem de brasília
ENTRE CONCEITOS: juventudes enquanto
identidades contemporâneas
José Ivaldo Araújo de Lucena
Vanildes Gonçalves dos Santos
A PARTICIPAÇÃO DO ESTADO E A REPRODUÇÃO DAS
REALIDADES DOS JOVENS NEM-NEM
Maria de Lourdes de Almeida Silva
Silas de Jesus Sousa
DESMOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS JOVENS NEM-NEM
NO DISTRITO FEDERAL: um recorte de gênero
Laurimar de Oliveira Machado
A EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE ESCOLARIZAÇÃO
DOS JOVENS NEM-NEM: inclusões e exclusões simultâneas
Rufo Alves Martins
Sandra Lopes Pereira
SOBRE OS AUTORES