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Autores: Claudilene Maria da Silva
Sinopse:
Este livro apresenta resultados de uma pesquisa de vanguarda por estar à frente do seu tempo e por alcançar interfaces multidimensionais, incluindo grandes temas como: desigualdades educacionais, populações negras, subjetividades, lugares de memória, rupturas curriculares, formação docente, e crítica ao status quo. Um aspecto central a ser valorizado é, sem dúvida, a autoria e, consequentemente, o espaço-tempo onde se desenvolvem as análises. As duas primeiras décadas do século XXI têm uma importância diferenciada para quem deseja entender a agenda do Movimento Negro Brasileiro, do qual Claudilene Maria da Silva faz parte. A obra revela os contornos do trabalho de uma intelectual orgânica, com experiência de reivindicação por maior inserção das populações racializadas, e que emerge como possibilidade de práxis descolonizadora. De certo, já sabemos que o ativismo negro exigiu maior inclinação para o campo acadêmico e, com essa tomada de posição, rever a formação e a transposição/mediação do conhecimento passou a ser uma demanda. Em um cenário de disputas epistemológicas, de produção de contranarrativas curriculares e de outras traduções, do pertencimento intelectual-acadêmico, Claudilene Maria da Silva começa um processo investigativo onde assume a tarefa de problematizar as formas de aprendizagem e a construção de subjetividades negras. Trata-se de uma possibilidade interpretativa acerca das pistas sobre a consolidação da política para a educação das relações étnico-raciais. A presente obra faz parte de um modo outro de ruptura com visões subalternizantes das/os que foram, colonialmente, inventados como “a/o outra/o”, e portanto, é leitura indispensável. Cláudia Miranda Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786555786385
DOI:10.24824/978655578638.5
Ano de edição:2020
Número de páginas:212
Formato:16x23
Assunto:
Claudilene Maria da Silva
A VOLTA INVERSA NA ÁRVORE DO ESQUECIMENTO E NAS PRÁTICAS DE BRANQUEAMENTO
práticas pedagógicas escolares em história e cultura afro-brasileira
Si581
Silva, Claudilene Maria da
A volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento práticas
pedagógicas escolares em história e cultura afro-brasileira – 2ª edição Claudilene Maria da
Silva – Curitiba CRV, 2020
212 p
Bibliografi a
ISBN Digital 978-65-5578-634-7
ISBN Físico 978-65-5578-638-5
DOI 10248249786555786385
1 Educação 2 Currículo – prática pedagógica 3 Formação de professores 4 História e
cultura afro-brasileira I Título II Série
CDU 37 CDD 370
375
Janssen Felipe da Silva