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Sinopse:
Este livro apresenta resultados de uma pesquisa de vanguarda por estar à frente do seu tempo e por alcançar interfaces multidimensionais, incluindo grandes temas como: desigualdades educacionais, populações negras, subjetividades, lugares de memória, rupturas curriculares, formação docente e, crítica ao status quo.
Um aspecto central a ser valorizado é, sem dúvida, a autoria e, consequentemente, o espaço-tempo onde se desenvolvem as análises. As duas primeiras décadas do século XXI tem uma importância diferenciada, para quem deseja entender a agenda do Movimento Negro Brasileiro, do qual Claudilene Maria da Silva faz parte.
A obra revela os contornos do trabalho de uma intelectual orgânica, com experiência de reivindicação por maior inserção das populações racializadas, e que emerge como possibilidade de práxis descolonizadora. De certo, já sabemos que o ativismo negro exigiu maior inclinação para o campo acadêmico e, com essa tomada de posição, rever a formação e a transposição/mediação do conhecimento passou a ser uma demanda.
Em um cenário de disputas epistemológicas, de produção de contra narrativas curriculares e de outras traduções, do pertencimento intelectual-acadêmico, Claudilene Maria da Silva começa um processo investigativo onde assume a tarefa de problematizar as formas de aprendizagem e a construção de subjetividades negras. Trata-se de uma possibilidade interpretativa, acerca das pistas sobre a consolidação da política para a educação das relações étnico-raciais. A presente obra faz parte de um modo outro de ruptura com visões subalternizantes das/os que foram, colonialmente, inventados como “a/o outra/o”, e portanto, é leitura indispensável.
Cláudia Miranda
Professora da Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544436721
DOI:10.24824/978854443672.1
Ano de edição:2020
Número de páginas:234
Formato:16x23
Assunto:
Si581
Silva, Claudilene Maria da
A volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento práticas
pedagógicas escolares em história e cultura afro-brasileira Claudilene Maria da Silva – Curitiba
CRV, 2019
212 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3672-1
DOI 10248249788544436721
1 Educação 2 Currículo – prática pedagógica 3 Formação de professores 4 História e
cultura afro-brasileira I Título II Série
CDU 37 CDD 370
375
APRESENTAÇÃO
O LUGAR DE ONDE FALO
PREFÁCIO
Janssen Felipe da Silva
INTRODUÇÃO
Entre a igualdade e a diferença a construção da política
de educação para as relações étnico-raciais no Brasil
Marco legal da política de educação para as
relações étnico-raciais no Brasil
A construção e o alinhamento do texto e dos contextos
CAPÍTULO
LUGARES DE RESISTÊNCIA DO POVO NEGRO E
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Memória, cultura e identidade negras
Pensamento negro em educação no Brasil acesso, presença
e pertença da população negra à educação escolarizada
O pensamento de Paulo Freire o contexto e o texto
da prática pedagógica humanizada e humanizante
Práticas pedagógicas definição, princípios, características e usos
A prática como ritual ritualizando o ensino
de história e cultura afro-brasileira
CAPÍTULO
LENTES, CAMINHOS E PERSPECTIVAS
fundamentos da travessia em busca das práticas pedagógicas
Pelo caminho da decolonialidade
O trabalho de campo escolhas, critérios e indicações
Os cenários que se fazem contextos
O trabalho etnográfico e a organização dos dados
CAPÍTULO
NOS DOMÍNIOS DA ESCOLA singularidades do trato pedagógico
da história e cultura afro-brasileira no cotidiano da dinâmica escolar
Conhecendo a Escola Africanidades
a reunião de sentidos separados
A organização e vivência da história e cultura
afro-brasileira e africana na Escola Africanidades
Conhecendo a Escola Baobá a árvore de cabeça para baixo
Claudilene Silva indd A organização e vivência da história e cultura
afro-brasileira e africana na Escola Baobá
Tecendo aproximações entre as experiências escolares
CAPÍTULO
IDENTIDADE, MEMÓRIA E CULTURA NEGRAS NO ESPAÇO
ESCOLAR organização e vivência das práticas pedagógicas
Itinerário pedagógico fundamento, formação e planejamento
das práticas pedagógicas
Tempo curricular a organização dos conteúdos pedagógicos
O ritual pedagógico a vivência da história e cultura
afro-brasileira e africana no espaço escolar
A base conceitual do desenho e da vivência da história
e cultura afro-brasileira e africana aproximações e
distanciamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS