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Autores: Valmôr Scott Junior - Maria Alcione Munhóz
Sinopse:
Esta obra é um convite ao leitor que também entende a educação como direito de todos, sem distinção, e procura observar a materialização deste preceito no contexto das instituições educacionais. Contudo, no que se refere ao exercício deste direito pelas pessoas com deficiência, na busca por igualdade de oportunidades, torna-se imperioso que sejam realizadas adaptações nos espaços públicos, entre os quais, a universidade. Muitos são os textos normativos que disciplinam a garantia de acessibilidade no ambiente universitário. Diante disto, pergunta-se: as leis e as universidades efetivam ações para a acessibilidade da pessoa com deficiência nas instituições de educação superior? Esta obra apresenta uma possibilidade de resposta, ao analisar o que vem sendo produzido sobre acessibilidade às pessoas com deficiência na educação superior, a partir de documentos oficiais encaminhados pelo Ministério Público Federal - MPF à Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e das respostas desta instituição educacional ao órgão ministerial. Estes documentos possibilitam relacionar ditames normativos com contexto universitário, no que diz respeito a condições de acessibilidade às pessoas com deficiência. Ações neste sentido exigem planejamento, cuidado e sensibilidade. É um exercício de alteridade que envolve toda a comunidade universitária com o objetivo de respeitar as necessidades e diferenças, em prol da garantia de acessibilidade. A colaboração do MPF e da UFSM tem, para além do diálogo entre instituições, a função social de expandir a educação superior a todos os cidadãos, inclusive às pessoas com deficiência.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402986
DOI:10.24824/978854440298.6
Ano de edição:2015
Número de páginas:100
Formato:14x21
Assunto:
A157
Acessibilidade na educação superior desdobramentos jurídicos / Valmôr Scott Junior, Maria Alcione Munhóz. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2015.
100 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0298-6
1. Educação. 2. Educação e Estado. 3. Direito à educação. 4. Ensino superior. I. Scott Junior, Valmôr. II. Munhóz, Maria Alcione.
14-18427
CDD: 370.9
CDU: 37
Prefácio
Caminho percorrido para o desenvolvimento do tema
As Constituições brasileiras e os processos de in/exclusão
Política de acessibilidade no contexto da UFSM
A educação e sua proteção pelo Ministério Público Federal
Olhar para os passos e conversar sobre eles
Reflexões ao final do caminho
Referências
Sobre os autores