| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$62,24 sem juros | Total R$62,24 | |
| 2 x de R$31,12 sem juros | Total R$62,24 | |
| 3 x de R$20,74 sem juros | Total R$62,24 | |
| 4 x de R$16,10 | Total R$64,41 | |
| 5 x de R$13,10 | Total R$65,51 | |
| 6 x de R$11,10 | Total R$66,63 | |
| 7 x de R$9,68 | Total R$67,76 | |
| 8 x de R$8,61 | Total R$68,91 | |
| 9 x de R$7,78 | Total R$70,06 | |
| 10 x de R$7,12 | Total R$71,23 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Pollyanna Alves Nicodemos
Sinopse:
Este livro trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve por objetivo central compreender o processo da construção identitária de adolescentes negros de elite, alunas e alunosdo ensino médio de uma escola da rede privada de Belo Horizonte – MG. A escola foi considerada como um dos espaços privilegiados para se observar como construções identitárias ocorrem em meio a dinâmicas de socialização e aprendizagens. Especialmente identidades étnico-raciais em contextos nos quais a presença de estudantes negros de elite é, historicamente, muito pequena e invisível nas pesquisas na área. Os resultados alcançados evidenciaram que os adolescentes negros em seus depoimentos revelam contradições ao assumir sua condição negra, com destaque para suas características perceptíveis, cabelo e cor de pele. No que se refere à socialização dos adolescentes negros com seus pares, estes, em certos momentos, vivenciam situações de preconceito racial, devido a sua condição étnico-racial, a exemplo dos apelidos e tratamentos discriminatórios. Com isto, foi possível compreender os modos como estudantes negros de elite estão inseridos na escola privada e como essa inserção e suas vivências configuram sua construção identitária.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580428995
DOI:10.24824/978858042899.5
Ano de edição:2014
Número de páginas:202
Formato:14x21
Assunto:
Nicodemos, Pollyanna Alves
Adolescentes negros de elite e identidade étnico-racial / Pollyanna Alves Nicodemos
978-85-8042-899-5
Negros - Educação - Brasil Cultura Conscientização Preconceitos I Título
A organização dos capítulos
Ser negro no Brasil
O caminho percorrido: desafios,
aproximações e estranhamentos
A observadora observada!
Outras cenas
Notas teóricas e metodológicas
O NEGRO NO CONTEXTO
SOCIAL BRASILEIRO:
aspectos gerais
A elite negra no contexto da sociedade brasileira
A persistência do racismo, apesar
da legislação, dos avanços científicos
Uma distinção necessária: diferença,
diversidade e desigualdade
Refletindo sobre diferença,
diversidade e desigualdade na escola
UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE
A ADOLESCÊNCIA COMO TEMPOS
BIOPSÍQUICOS E CULTURAIS:
o adolescente negro na escola particular
O processo de investigação
O campo de pesquisa
Os sujeitos da pesquisa
Perfil dos adolescentes negros entrevistados
Estilos de vida: um retrato
dos adolescentes negros de elite!
Escolhas e gostoselite!
A ESCOLA COMO ESPAÇO CULTURAL:
o necessário diálogo entre educação e cultura
As ações da escola em relação
à diversidade étnico-raciais
Eu fico olhando os negros daqui
Eu falo assim, gente! Como é que eles se sentem, né?
Outra coisa que eu acho
insuportável é essa política de cotas!
NOTAS SOBRE A IDENTIDADE:
as falas na pesquisa
É Eu queria que meu cabelo fosse aquele
que atrapalhasse no vento e molhasse na água
Em relação à cor Eu não sou uma negra
Assim, eu não sou preta!
O dinheiro dá poder!
O QUE AINDA PODEMOS INTERPRETAR?
Algumas considerações gerais
Adolescentes negros de elite e identidade étnico-racial
