15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$44,05 sem juros | Total R$44,05 | |
2 x de R$22,03 sem juros | Total R$44,05 | |
3 x de R$14,68 sem juros | Total R$44,05 | |
4 x de R$11,40 | Total R$45,59 | |
5 x de R$9,27 | Total R$46,37 | |
6 x de R$7,86 | Total R$47,16 | |
7 x de R$6,85 | Total R$47,96 | |
8 x de R$6,10 | Total R$48,77 | |
9 x de R$5,51 | Total R$49,58 | |
10 x de R$5,04 | Total R$50,41 |
Autores: Juliana Basso Ansiliero - Ortenila Sopelsa (Orgs.)
Sinopse:
Os desafios das práticas pedagógicas nos processos do ensino e da aprendizagem no contexto educacional atual impulsionam reflexões a respeito da fragmentação dos saberes e do enclausuramento disciplinar que necessitam da compreensão de rupturas epistemológicas vivenciadas nos últimos séculos, em especial, os paradigmas do reducionismo e da emergente complexidade do pensamento. Apresenta-se assim, a necessidade de pensar a possibilidade interdisciplinar no Ensino Fundamental, em especial no primeiro ano, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento, ultrapassando a fronteira para além do domínio de códigos, de memorizar, do ato mecânico do ler e escrever. Todavia que o ensino e a aprendizagem estejam permeados por práticas pedagógicas e coletivas, articuladas em diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com contextualização e sentido para o aluno. Alfabetizar e letrar em uma aprendizagem efetiva requer formação docente reflexiva e continuada, permeada por relações intersubjetivas e interdisciplinares em que a colaboração e a solidariedade possibilitam a construção e reconstrução do conhecimento e do agir pedagógico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411919
DOI:10.24824/978854441191.9
Ano de edição:2016
Número de páginas:188
Formato:14x21
Assunto:
A384
Alfabetização e letramento: possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos. / Juliana Basso Ansiliero, Ortenila Sopelsa
(organizadores).
188 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1191-9
1. Educação 2. Alfabetização - letramento 3. Interdisciplinaridade I. Ansiliero, Juliana Basso. II. Sopelsa, Ortenila. III. Título IV. Série.
CDD 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Denise Dalpiaz Antunes
INTRODUÇÃO
FORMAÇÃO DOCENTE E A INTERDISCIPLINARIDADE: possibilidade para
o desenvolvimento da alfabetização e do letramento
Programas de formação docente na alfabetização
e letramento
Alfabetização e letramento: entre encontros
e desencontros
Abordagem interdisciplinar e colaborativa na alfabetização e no letramento
A INTERDISCIPLINARIDADE EM
AMBIENTES COLABORATIVOS: possibilidade de
ressignificar o ensinar e o aprender na
alfabetização e no letramento
Alfabetização e letramento: percepções
e dificuldades vivenciadas no primeiro ano
do ensino fundamental na voz das professoras
A percepção das professoras
em relação à interdisciplinaridade
Alfabetização, letramento
e interdisciplinaridade: a tessitura do ensinar e do aprender na palavra e na ação de professoras
e alunos em ambientes colaborativos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO