15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,36 sem juros | Total R$57,36 | |
2 x de R$28,68 sem juros | Total R$57,36 | |
3 x de R$19,12 sem juros | Total R$57,36 | |
4 x de R$14,84 | Total R$59,36 | |
5 x de R$12,08 | Total R$60,38 | |
6 x de R$10,23 | Total R$61,41 | |
7 x de R$8,92 | Total R$62,45 | |
8 x de R$7,94 | Total R$63,50 | |
9 x de R$7,17 | Total R$64,56 | |
10 x de R$6,56 | Total R$65,64 |
Autores: Maria Eurácia Barreto de Andrade - Sineide Cerqueira Estrela
Sinopse:
Esta obra apresenta uma relevante abordagem da alfabetização e do letramento para além do cotidiano escolar, por compreendermos, que existem outras agências que não podem ser desconsideradas nesse processo. Para tanto, alguns pontos são tomadas como referência de reflexão ao longo da obra, destacando, sobretudo, ampla abordagem conceitual da alfabetização e do letramento, reflexão acerca da apropriação da leitura e da escrita e as relações com as práticas de letramento, bem como, a relação entre letramento social, escolar e as ações alfabetizadoras, pautado nos discursos, saberes e interações dos sujeitos. Aponta possibilidades para uma prática mais articulada, voltada para a ampliação dos espaços de aprendizagens. Destina-se a todos os profissionais da educação, principalmente aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aos estudantes de Pedagogia e Letras, bem como coordenadores pedagógicos e pesquisadores que se interessam pela temática. Com certeza esta obra se constitui uma grande referência para os leitores, pela sua ampla contribuição, sobretudo, por trazer aportes que garantem um repensar sobre as práticas pedagógicas no intuito de qualificar o processo de alfabetizar letrando a partir das experiências vivenciadas na vida cotidiana. Para tanto, a obra aponta para a necessidade de o professor priorizar o diálogo e, sobretudo, articular o conhecimento historicamente produzido com o contexto sociocultural concreto do estudante e sua família.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414675
DOI:10.24824/978854441467.5
Ano de edição:2017
Número de páginas:258
Formato:16x23
Assunto:
A568a
Andrade, Maria Eurácia Barreto de.
Alfabetização e letramento(s): possibilidades para uma prática articulada aos
diferentes contextos / Maria Eurácia Barreto de Andrade, Sineide Cerqueira Estrela.
-- 1. ed.
258 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-1467-5
DOI 10.24824/978854441467.5
1. Alfabetização 2. Educação 3. Letramento. I. Andrade. Maria Eurácia Barreto. II.
Estrela, Sineide Cerqueira. III. Título.
17-39516
CDD: 372.416
CDU: 37.091.33
SUMÁRIO
INICIANDO NOSSO DIÁLOGO
CAPÍTULO I
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(S): um passeio
conceitual histórico
Do rudimentar ao funcional: alfabetização, letramento e
práticas pedagógicas no movimento histórico-conceitual
Alfabetização e letramento no prisma da sua história: uma
abordagem para além da codificação e decodificação
Psicogênese da Língua Escrita: uma revolução
no processo de aprendizagem do sistema alfabético
Aquisição da leitura: modelos, componentes
e métodos
Dimensão individual e social de letramento
Modelo autônomo e ideológico de letramento
Letramento(s): uma concepção plural
Eventos e práticas de letramento na
sociedade grafocêntrica
Letramento escolar e social: dois
processos interligados
Apropriação da leitura e da escrita e as relações com as
práticas de letramento
O desvelar da função social da escrita: reflexões sobre
o processo de alfabetização e letramento
CAPÍTULO II
TRILHAS METODOLÓGICAS PERCORRIDAS
Caminhos metodológicos trilhados
Espaços e sujeitos do processo
Instrumentos para recolha e interpretação dos dados: opções
direcionadoras do percurso
CAPÍTULO III
LETRAMENTO(S) NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: um retrato à luz dos
discursos, saberes, interações e práticas
Cultura escrita: concepções, dimensões e interações
construídas por família e escola
Retrato de letramento(s) das famílias: perfil e contextos em
práticas letradas
Letramento social, letramento escolar e práticas pedagógicas
alfabetizadoras: qual a relação entre eles?
FINALIZANDO O NOSSO DIÁLOGO
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS