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Sinopse:
Amazônia, Educação e Filosofia nasce como uma obra que põe em debate questões do direito, da pedagogia, da história, da filosofia e, sobretudo, da educação no território acreano. A vivência dos povos da Amazônia é também fruto da luta e da criatividade de experiências pedagógicas que fizeram do ensino-aprendizagem um caminho de resistência e pertencimento.
Produzida coletivamente por professores, estudantes de pós-graduação e doutores universitários, esta coletânea rompe com modelos escolares tradicionais e coloca o território acreano-amazônico no centro do processo pedagógico. Mais do que mapas, conceitos, metodologias e referências teóricas, os artigos apresentam histórias, práticas e saberes que revelam a floresta como espaço de identidade, memória e luta educacional.
Inspirada nas formações, nas rotinas da sala de aula e no ensino-aprendizagem da educação básica e superior, a obra celebra a força de uma cultura educacional que resiste e se reinventa. Cada página ilumina o vínculo entre homem e natureza, convocando o leitor a refletir sobre preservação ambiental, justiça social e a potência transformadora da educação.
Uma coletânea que não apenas lê, ensina e discute a Amazônia, mas busca também ressignificá-la.
Autores:
Aluizio Oliveira de Souza
Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde 2022. Bolsista da CAPES, com participação em programa de intercâmbio em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA), em Buenos Aires, em 2024. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC), em 2018. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), em 2015. Pesquisador do Grupo de Estudos em Hermenêutica de Ricœur (GEHR), desde 2020. Atualmente, é professor de Filosofia na Associação Modelar de Ensino (AME).
Adauto da Silva Gois
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Acre (2008). Servidor concursado no cargo de técnico judiciário - Tribunal de Justiça do Estado do Acre desde 1995. Presidente da Comissão Permanente de Licitação; Pregoeiro e Coordenador Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado do Acre- TJ - AC de 2001 a 2010; Assessor jurídico da presidência do Tribunal Regional Eleitoral - TRE - AC em 2011; Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral - TRE - AC em 2012; Assessor jurídico da Corregedoria Geral da Justiça - TJ - AC em 2013 e 2014; Atualmente assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Acre - TJ - AC.
Danilo Rodrigues do Nascimento
Doutorando em Letras, bolsista CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (UFAC), na linha de pesquisa Língua(gens) e Formação Docente. Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela UFAC. Possui graduação em História, com Licenciatura (2022) e bacharelado (2018) pela mesma instituição, onde atuou como professor substituto no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) desde 2022. É pesquisador no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-UFAC), dedicando-se às temáticas de formação docente, implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, movimento indígena e educação escolar indígena no Acre. Sua atuação acadêmica reflete um compromisso com a construção de práticas educacionais interculturais e inclusivas, ancoradas na valorização das culturas afro-brasileira e indígena.
Francisco Aquinei Timóteo Queirós
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2013), graduação pela Universidade Federal do Acre (2007) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Especialização em Assessoria de Comunicação (2009). É professor do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) e do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC). Foi jornalista da assessoria de comunicação da prefeitura Municipal de Rio Branco (2004-2012). Foi diretor da assessoria de Comunicação da UFAC no período de 2012 a 2016. É autor dos livros Micro-história italiana e Jornalismo em O olho da rua, de Eliane Brum (2021, editora Insular), Rasgos literários na prosa jornalística: o Novo Jornalismo em Radical Chique e em A Sangue Frio (2018), é um dos organizadores do e-book Luz, Câmera, Palavras! (2013), do e-book Pesquisa em Comunicação: Jornalismo, Raça e Gênero (2021) e do livro Pesquisa em comunicação: registros, olhares e narrativas (2015). É líder do grupo de pesquisa Narrativa, Literatura e Jornalismo (NALIJOR) e pesquisador dos grupos Mídias, imaginário e representação: uma cartografia das amazônias (MIRCA) e História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória (GPHCLIM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: literatura, narrativa e representação; jornalismo, cultura e narrativa; narrativas jornalísticas na Amazônia Sul-Ocidental e cultura e sociedade. É editor da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X).
Carlos Paula de Moraes
Possui graduação e Licenciatura em Filosofia, com Pós- Graduação em Ética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Master em Bioética pela Faculdade de Bioética Regina Apostolorum de Roma (2004), Graduação em Teologia pela Pontificia Faculdade Teológica “Marianum” de Roma (2005), Mestrado em Teologia Moral e Doutorado na Academia Alfonsiana de Roma (2010) com a tese: “Uma proposta de bioética ambiental personalista”. Atualmente é professor da Universidade Federal do Acre, trabalhando as disciplinas de Ética e bioética; História da Filosofia Medieval. Na filosofia, estuda a História da Filosofia Medieval, com enfoque no desenvolvimento da Moral Ocidental, além do enfoque na Ética Clássica e na Bioética Moderna. Na teologia, estuda o Método Teológico. Doutor em Filosofia com pesquisa na obra De regno de Tomás de Aquino. Atualmente está como Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre.
Valdinei Vicente de Jesus
Possui graduação em Filosofia pela UFN com habilitações em Psicologia e Sociologia (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018) com estágio pós-doutoral na Unisinos (2018-2020. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, coordenador do curso de filosofia da Universidade Federal do Acre, membro de comissões de avaliação de estágio probatório da mesma universidade, presidente do colegiado do curso de Licenciatura em Filosofia desde 2018. É, atualmente, o coordenador de estágio do mesmo curso que coordena. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fundamentação do Agir Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, educação, autonomia e arbítrio entre as Filosofias de Immanuel Kant e de Paul Ricoeur. Publicou artigos em revistas com qualis A2 e A1 sobre temas da Filosofia de Kant e de Paul Ricoeur e um capítulo de livro. Foi fundador e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Básica - NPEB de onde contribuiu para a implementação de Práticas Pedagógicas na Universidade da Região da Campanha, cursos de especializações e diversos eventos de extensão com a temática da educação.
Elandia Rodrigues Dantas
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2016) e graduação em gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (2009). Professora do Ensino Fundamental, com experiência de mais de 15 anos na Educação como professora em escolas públicas e particulares, sendo também coordenadora Pedagógica e de Ensino, atualmente, coordenadora pedagógica e administrativa da Escola Associação Modelar de Ensino – AME, Conselheira titular do Conselho Estadual de Educação do Estado do Acre – CEE/AC, Vice presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Acre SINEPE/AC. Mestre em Educação pela Word University Ecumenical – WUE.
Dogival de Melo Dourado
Licenciado em Filosofia pela UFAC - Universidade Federal do Acre (2016), Bacharel em Teologia Livre pelo Instituto Bíblico Pentecostal Missionário (2010). Especialista em linguagem, ontologia e conhecimento na história da filosofia (2018). Mestre pelo programa de pós-graduação – PROF-FILO, núcleo UFAC. Trabalhou como professor substituto da UFAC. Trabalhou como professor da Faculdade de Teologia Ebenézer. Trabalhou como professor da faculdade de filosofia Sinal. Professor do ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Acre (SEE/AC). Assessor técnico do sub gabinete do secretário de educação do Acre.
David Soares Hall
Docente EBTT de Filosofia do Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Xapuri. Possui dupla graduação em Filosofia, sendo Bacharel pela SINAL e Licenciado pela Universidade Federal do Acre (UFAC). É mestre em Filosofia pelo Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFAC) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAC). É especialista em Administração Pública – Gerência de Cidades (UNINTER), Argumentação e Retórica (UNIARA), Política e Eleições: Marketing, Direito Eleitoral e Partidário (UNINTER) e em Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia (UFAC). Tem experiência no magistério superior, tendo lecionado na CIPEAMA, na SINAL e na UFAC. Na educação básica, atuou em escolas privadas, como os colégios MAX e Sigma, e em escolas públicas, como o CEBRB, José Rodrigues Leite, Leôncio de Carvalho e Lourival Sombra. Atualmente, é pesquisador nos seguintes grupos de estudo e pesquisa: Núcleo de Pesquisa Trabalho, Território e Política na Amazônia (TRATEPAM) – IFAC. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação na Amazônia (NEPEA) – IFAC. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, das Águas e das Florestas nas Amazônias (GECAFA) – UFAC.
Ana Maria Lavanhinni de Toledo
Empresária e mantenedora como sócia proprietária do Colégio AME, Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia e Mestranda em Educação pela Word University Ecumenical – WUE.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8652-8
ISBN Digital: 978-65-251-8653-5
DOI: 10.24824/978652518652.8
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 138
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: A324 Amazônia, educação e filosofia / Adauto da Silva Gois, Aluizio Oliveira de Souza, Danilo Rodrigues do Nascimento, Elandia Rodrigues Dantas (organizadores). – Curitiba : CRV, 2025. 138 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8653-5 ISBN Físico 978-65-251-8652-8 DOI 10.24824/978652518652.8 1. Educação 2. Educação na Amazônia – Acre 3. História 4. Filosofia I. Gois, Adauto da Silva. org. II. Souza, Aluizio Oliveira de. org. III. Nascimento, Danilo Rodrigues do. org. IV. Dantas, Elandia Rodrigues. org. V. Título VI. Série. CDU: 37 CDD: 370 Índice para catálogo sistemático 1. Educação: 370
