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Autores: Cristina J. Haguenauer - Francisco Cordeiro Filho (orgs.)
Sinopse:
Este livro tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ (www.latec.ufrj.br) sobre Educação no Contexto das Novas Tecnologias. Por meio dele, nos propomos a mostrar a importância da contribuição dos pesquisadores, que experimentam diferentes soluções, testam hipóteses, analisam diferentes possibilidades, para que os profissionais da educação possam, a seguir, trilhar caminhos mais seguros. O presente trabalho procurou selecionar artigos que apresentam as contribuições dessas pesquisas para melhor compreensão da natureza dos ambientes virtuais de aprendizagem e das diferentes técnicas e ferramentas utilizadas em sua criação. Pretende-se com isso, inicialmente orientar o leitor sobre os caminhos percorridos na pesquisa sobre Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGAs) e Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGCs), além das linguagens dos sistemas multimídia em suas diferentes manifestações (hipertexto, hipermídia e hipervídeo). Adiante, destaca-se a importância dos objetos de aprendizagem e os conceitos e técnicas de realidade virtual, utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais, convergindo-se para a utilização de games como ambientes de aprendizagem. Como consequência dos recentes avanços tecnológicos, aborda-se ainda a conceituação de sites de redes sociais a potencialidade e as limitações do uso dessas plataformas no contexto educacional a partir de experiências realizadas no Brasil e no exterior. Outro tema importante incluído nesse volume refere-se à investigação da influência do hipertexto na organização do pensamento dos indivíduos e a identificação das vantagens e desvantagens de seu uso no processo de construção do conhecimento. O uso mais recente de jogos educativos na promoção de uma aprendizagem significativa foi analisado em diferentes momentos do trabalho, no objetivo da construção dos novos conhecimentos e estimulando diferentes níveis de percepção da aprendizagem. Tornou-se importante enfatizar a presença da fantasia, da curiosidade e do desafio, na fascinante tarefa de envolver os atores do processo ensino-aprendizagem, na transformação de simulação em realidade. Um bom exemplo dessa união de fatores é relatado através da intertextualidade e jogos de linguagem por ocasião da análise da exposição virtual interativa “Dinos Virtuais”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580422993
DOI:10.24824/978858042299.3
Ano de edição:2012
Número de páginas:210
Formato:16x23
Assunto:
Ambientes virtuais de aprendizagem: dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual/ Cristina Haguenauer, Francisco Cordeiro Filho (orgs.). - Curitiba, PR: CRV, 2012.
209p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85- 8042-299-3
1. Realidade virtual na educação. 2. Inovações educacionais. 3. Tecnologia educacional. 4. Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador. 5. Internet na educação. 6. Educação - Multimídia interativa. I. Haguenauer, Cristina. II. Cordeiro Filho, Francisco.
11-8562. CDD: 371.3078
CDU: 37.016:316.774
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: definições e singularidades
Cristina Jasbinschek Haguenauer, Marcus Vinicius de Freita Mussi, Francisco Cordeiro Filho
AMBIENTES VIRTUAIS, HIPERMÍDIA, MULTIMÍDIA, GAMES,
REALIDADE VIRTUAL, VIRTUAL HERITAGE: definições, conceitos, similaridades e singularidades
Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho, Cristina Haguenauer
SGA E SOFTWARE LIVRE: o AVA/PCM da Escola Politécnica
da UFRJ
Fabiana Melo Macieira Lawinscky, Cristina Jasbinschek Haguenauer
O FUTURO DOS SISTEMAS LMS
Marcus Vinicius Barboza Grandão
SITES DE REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM: Potencialidades
e Limitações
Cíntia Regina Lacerda Rabello, Cristina Jasbinschek Haguenauer
SGA, SGC, HIPERMÍDIA E PORTAL DE INFORMAÇÕES: análise de uma solução integrada, baseada em tecnologias da informação e da comunicação
Cristina Jasbinschek Haguenauer, Francisco Cordeiro Filho
Flavia Nogueira Martins, Dayane Silva dos Santos
O BLOG COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Laís Cappaun Dalsoquio, Cristina Jasbinschek Haguenauer
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: possibilidades e perspectivas
na prática docente
Luciana Guimarães Rodrigues de Lima, Cristina Jasbinschek Haguenauer
O HIPERTEXTO NA APRENDIZAGEM
Tereza Cristina Moraes do Nascimento
USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO ON-LINE:
a experiência do LATEC/UFRJ
Cristina Jasbinscheck Haguenauer, Fabricia Silva de Carvalho, Ana Lúcia Quental Victorino, Marise Castello Branco Altro Lopes, Francisco Cordeiro Filho
DESENVOLVIMENTO DE GAME EDUCATIVO UTILIZANDO RECURSOS E TÉCNICAS DE REALIDADE VIRTUAL: análise do game “Dinos Virtuais”
Cristina Jasbinschek Haguenauer, Rogério Noboa da Silva Junior
Francisco Cordeiro Filho, Gerson Gomes Cunha
ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM GAME EDUCACIONAL
Rogério Noboa da Silva Junior, Cristina Jasbinschek Haguenauer, Francisco Cordeiro Filho
INTERTEXTUALIDADE E JOGOS DE LINGUAGEM NA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL INTERATIVA “DINOS VIRTUAIS”
Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho, Cristina Jasbinschek Haguenauer
“DISBETESCITY” ANÁLISE DE “GAME DE SAÚDE” PARA
DISPOSITIVOS MÓVEIS
Martin Knöll
SIMULADOR DE CONTENÇÃO DE VAZAMENTO DE PETRÓLEO EM MAR ABERTO
Álvaro José Rodrigues de Lima, Gerson Gomes Cunha, Luiz Landau, Cristina Jasbinschek Haguenauer