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Sumário:
· APRESENTAÇÃO - 9
· AMÉRICA LATINA: ¿Qué paz queremos? ¿Qué paz podemos? - 15
· AMÉRICA LATINA: Que paz queremos? Que paz podemos?- 35
· PAZ, DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE SOCIAL: reflexões sobre o direito à Educação - 55
· POLARIZACIÓN, CONFLICTO Y PAZ: la democracia en cuestión - 75
· POLARIZAÇÃO, CONFLITO E PAZ: a democracia em questão - 89
· LE CONFLIT INTERGROUPES EN PSYCHOLOGIE SOCIALE, OBJET DE MALENTENDUS - 103
· O CONFLITO INTERGRUPOS EM PSICOLOGIA SOCIAL: equívocos e mal-entendidos - 115
· EDUCAÇÃO E PENSAMENTO ECOLÓGICO PARA A PAZ: O que temos? O que queremos? O que podemos? - 127
· IMAGENS QUE COMUNICAM PAZ: possibilidades de um fotoativismo para a paz - 151
· ÍNDICE REMISSIVO - 163
· ORGANIZADORES - 165
· AUTORES - 169
Autores:
ORGANIZADORES
ANDRÉ FELIPE COSTA SANTOS
Docente e pesquisador no Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM – Morelos). Especialista em Supervisão/Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Pesquisas em Tecnologias, Educação e Direitos Humanos” (NUTEDH) e pesquisador nos grupos “Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais” (NEARS/PUC-SP) e “Cultura, Educação e Representações Sociais” (CERES) – todos certificados pelo CNPq. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR), do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC). Atua como parecerista de periódicos científicos nas áreas de Educação, Direitos Humanos e Interdisciplinaridade. Compõe o grupo que representa a UEG no Fórum das Universidades pela Paz (FOUP/Brasil), onde colabora no Grupo de Trabalho Educação e Qualidade. Na UEG, coordena projetos de pesquisa e extensão, além de desempenhar funções administrativas. Tem experiência em Formação de Professores, Psicologia da Educação, Psicologia Social na Educação, Avaliação Educacional, Metodologias de Pesquisa e Ensino, Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação, e Educação para a Paz.
CLARILZA PRADO DE SOUSA
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de LHomme (2015). Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP, certificado pelo CNPq que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados.Foi propositora e coordenadora do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ 2021/2023Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina. Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica. PQ/ 1B.
EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de LEducation – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de LEducation – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação – Mestrado em Desenvolvimento Humano. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.
PATRICIA ORTIZ MONTEIRO
Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Trabalha na Educação Superior e em programas de Pós Graduação Stricto-Sensu. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em Educação a Distância: Gestão de Programas, Projetos, Materiais Didáticos e Cursos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (CEE e SINAES), Coordenação de polo, Coordenação de Cursos, Docência e Tutoria de cursos superiores. Atua em Gestão de Negócios, desenvolveu Projeto, Implantação e Gestão de Ambientes de Inovação, foi Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços -EPTS, foi Diretora de Empresa Mista de Turismo de Ubatuba e é Gestora de empresa própria. Empreendedora e Mentora da ABMEN-SP, da Salto Aceleradora e da Inova -CPS. Trabalha com assessorias e consultorias nos setores público e privado e em projetos de sociobiodiversidade no terceiro setor. Participa de grupos de pesquisa, entre eles: o GT de Representações Sociais da ANPEPP, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância e o Grupo de Pesquisa Cultura, Educação e Representações Sociais da Universidade Estácio de Sá.Linhas de Pesquisa: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação; Representações Sociais: Direitos Humanos, Tecnologias e Ciências; Representações Sociais e Práticas Educativas; Educação e Projeto de Vida; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Inovação. Atua nos temas: Interdisciplinaridade; Educação; Educação a Distância; Educação Ambiental; Representações Sociais; Desenvolvimento Sustentável; Turismo Sustentável; Sociobiodiversidade; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Empreendedorismo; Inovação.
PRISCILA COSTA SANTOS
Doutora pelo Programa de Educação: Currículo, com especialização em Novas Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou um período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisas em Tecnologias, Educação e Direitos Humanos (NUTEDH). Atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também é membro do corpo editorial de diversas revistas, incluindo a Revista Cocar (ONLINE), Revista Educação e Cultura Contemporânea, Revista Olhar de Professor e Revista e-Curriculum. Possui experiência em áreas como Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos contextos de aprendizagem, Políticas Públicas e Comunicação e Educação. Desenvolveu atividades em instituições renomadas, como a Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a Fundação Oswaldo Cruz.
AUTORES
SERENA ERÉNDIRA SERRANO OSWALD
É professora titular do Centro Regional de Pesquisa Multidisciplinar da Universidade Nacional Autônoma do México (CRIM-UNAM). Além de um doutorado em antropologia social (UNAM) e estudos de doutorado em psicologia (CRISOL), ela possui um mestrado em psicologia social (LSE), um MFT em terapia familiar sistêmica (CRISOL) e um BA Hons em estudos políticos e história (ASSIM COMO). Possui pós-doutorado em sociologia e gênero (UNAM) e pós-graduações em ensino e supervisão, psicoterapia infantil e adolescente, psicoterapia gestalt, terapia centrada na pessoa e justiça de gênero e políticas públicas (FLACSO), e tem oito diplomas profissionais em ciências sociais, gênero e psicoterapia. É certificada pelo Conselho Nacional de Pesquisadores (SNI) e pela UNAM (PRIDE C). Ela também é Presidente da Associação Latino-Americana e do Caribe de Ciência Regional (LARSA-RSAI), foi Secretária Geral do Conselho Latino-Americano de Pesquisa para a Paz (2017-19) e Presidente da Associação Mexicana de Desenvolvimento Regional (AMECIDER; 2013 -16). Editou treze livros e escreveu mais de sessenta artigos científicos e capítulos sobre gênero, representações sociais, resiliência, migração, desenvolvimento regional e meio ambiente em inglês, espanhol, português e chinês.
INÊS BARBOSA DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), mestre em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da Fundação Getúlio Vargas (1988). Doutora em Sciences Et Théories de Léducation – Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) e titulada HDR (Habilitação para dirigir pesquisas) pela Université de Rouen (França, 2013). Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC, 2015-2017, 2017-2019, 2023-2025). Ex-coordenadora do GE Cotidianos da ANPEd (2021-2023) e do Conselho Fiscal da ANPEd (2015-2019). Pesquisadora associada ao GT Políticas Educacionais do CLACSO. Bolsista PQ 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Professora dos anos iniciais do ensino fundamental (1980-1994). Editora chefe da Revista Teias (2008-2017) e editora associada da REEDUC (2017-atual). Tem experiência em ensino e pesquisa no campo do Currículo, do Cotidiano Escolar e das Políticas educacionais cotidianas. Atua e possui publicações voltadas aos debates em torno da emancipação social democratizante e do direito à educação, com foco nos seguintes temas: novas epistemologias em educação, pesquisa nos/dos/com os cotidianos, currículos praticados pensados e cotidiano escolar; direito à educação, políticas educacionais nos cotidianos e sustentabilidade social.
MIREYA LOZADA SANTELIS
Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II, França, com DEA em Estudos Cinematográficos pela mesma instituição. Possui Mestrado em Psicologia Social e Licenciatura em Psicologia pela Universidad Central de Venezuela (UCV). Atualmente, é Professora Titular na Faculdade de Humanidades e Educação da UCV, onde coordena a Unidade de Psicologia Política no Instituto de Psicologia. Foi Diretora do Instituto de Psicologia da UCV (2009-2013), Coordenadora da Maestria em Psicologia Social (2007-2016) e do Diplomado de Participação Social e Construção de Cidadania (2007-2009). Também presidiu a Associação Venezuelana de Psicologia Social (2002-2004). Suas áreas de interesse incluem polarização social, construção da paz, representações, mitos e imaginários sociais.
DORRA BEN ALAYA
PhD e HDR (Habilitation à Diriger des Recherches), professora na Universidade de Tunis El Manar, com pesquisas voltadas para o campo da psicologia social, especialmente no paradigma das representações sociais. Seus interesses incluem o estudo das representações sociais que fundamentam comportamentos civis no contexto tunisiano e a análise do pensamento jihadista, investigado tanto em seus conteúdos quanto em seus processos coletivos de formação, sob a ótica das racionalidades sociais. Sua abordagem se caracteriza pelo uso de métodos qualitativos, com ênfase na análise cultural e discursiva, aplicados a questões socioculturais e dinâmicas coletivas. Entre suas principais competências estão a análise de discurso, métodos qualitativos, representações sociais e a compreensão de fenômenos culturais e sociais no contexto da Tunísia.
CLÁUDIO GUSTAVO BORGES DE AGUIAR
Mestre em Educação – Representações Sociais e Práticas Educativas (UNESA 2023). Pós-graduado em Língua Inglesa e suas Literaturas (UNESA/2022). Pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa (UNESA/2020). Pós-graduado em Educação Especial (UNESA 2021) Licenciado em Letras com habilitação em Português e Inglês (UERJ/2001). Pós Graduado em Contemporary Literary Studies – Trinity College, Dublin – Ireland (2003). Professor de Língua Inglesa do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP/2018), licenciado para obtenção do grau de mestre. Possui mais de 20 anos de experiência na docência de Língua Inglesa (ESL). Foi Professor da Escola Americana de Belo Horizonte, Colégio Pitágoras Ourilândia do Norte/PA, Colégio D. Bosco, Parauapebas PA.
GABRIEL FERNANDES CAETANO
Doutor pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-RIO). Vencedor do Prêmio José Murilo de Carvalho de Melhor Tese de Doutorado (2024) concedido pela Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). É Professor Assistente do curso de Relações Internacionais do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), onde também é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). É professor do curso de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP – DF). É Mestre em Relações Internacionais – área de concentração Política Internacional – pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI – UEPB – bolsista CAPES). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-SC – bolsista PROUNI). É filiado à Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), à Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e à Latin American Studies Association (LASA). É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM) ambos vinculados ao CNPq. Seu interesse de pesquisa está concentrado em: (i) Guerra e Paz, com foco em estética, visualidade e tecnologia; (ii) Teoria das Relações Internacionais e inovação epistemológica à luz dos Estudos Críticos de Segurança; e (iii) Política Externa das grandes potências com ênfase da corrida tecno-científica e seus impactos no Sul Global.
Detalhes:
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7920-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7917-9
DOI: 10.24824/978652517920.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Assunto:
AMÉRICA LATINA: Que paz queremos? Que paz podemos?
André Felipe Costa Santos
Clarilza Prado de Sousa
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Patrícia Ortiz Monteiro
Priscila Costa Santos
A512
América Latina: Que paz queremos? Que paz podemos? / André Felipe Costa Santos,
Clarilza Prado de Sousa, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Patrícia Ortiz Monteiro,
Priscila Costa Santos (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025
172 p
Bibliografi a
ISBN Digital 9786525179179
ISBN Físico 9786525179209
DOI 1024824/9786525179209
ISBN Digital 978-65-251-7917-9
ISBN Físico 978-65-251-7920-9
DOI 10.24824/978652517920.9
1 Educação 2 Representações Sociais 3 Educação para a Paz 4 Direitos Humanos 5
América Latina I Santos, André Felipe Costa, org II Sousa, Clarilza Prado de, org III Chamon,
Edna Maria Querido de Oliveira, org IV Monteiro, Patrícia Ortiz, org V Santos, Priscila Costa,
orgVITítulo VII Série
CDU: 3166475 CDD: 30366