15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$74,46 sem juros | Total R$74,46 | |
2 x de R$37,23 sem juros | Total R$74,46 | |
3 x de R$24,82 sem juros | Total R$74,46 | |
4 x de R$19,26 | Total R$77,06 | |
5 x de R$15,68 | Total R$78,38 | |
6 x de R$13,29 | Total R$79,72 | |
7 x de R$11,58 | Total R$81,06 | |
8 x de R$10,30 | Total R$82,43 | |
9 x de R$9,31 | Total R$83,81 | |
10 x de R$8,52 | Total R$85,21 |
Autores: Márcio Urel Rodrigues (Org.)
Sinopse:
PESQUISAS QUALITATIVAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na Área da Educação Matemática não se trata apenas de uma obra a respeito de um método de tratamento e análise de dados. Neste livro, os autores explicitam a maneira como registrar – descrever os passos dados – no texto das pesquisas, o movimento de cada uma das etapas da Análise de Conteúdo, atribuindo rigor metodológico ao processo de codificação e categorização dos dados em pesquisas que utilizam questionários, entrevistas, documentos e bibliografias como instrumentos de coleta de dados. A presente obra está organizada em três partes, que evidenciam algumas possibilidades da Análise de Conteúdo para pesquisas na área da Educação Matemática. Na primeira parte – quatro capítulos –, os autores apresentam o referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo como procedimento de análise de dados em pesquisas qualitativas. Na segunda parte – quatro capítulos –, os autores apresentam os trabalhos produzidos na Disciplina de Tópicos Avançados: Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados em Pesquisas Qualitativas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Na terceira parte – seis artigos –, os autores apresentam o movimento da Análise de Conteúdo em diferentes contextos – análise de livros didáticos; análise de projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática; e análise de avaliações, como o Novo ENEM. Com base nos capítulos da presente obra, os leitores (estudantes e pesquisadores) compreenderão a Análise de Conteúdo como um procedimento sistemático para organizar, tratar, codificar e interpretar dados provenientes de toda classe de documentos e textos, a fim de compreenderem em profundidade o objeto da pesquisa, descrevendo não apenas os conteúdos manifestos nos dados, mas também interpretando os conteúdos latentes das mensagens.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432327
DOI:10.24824/978854443232.7
Ano de edição:2019
Número de páginas:348
Formato:16x23
Assunto:
An532
Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática Márcio Urel
Rodrigues (organizador) – Curitiba CRV, 2019
348 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3232-7
DOI 10248249788544432327
1 Educação matemática 2 Análise de conteúdo 3 Pesquisa qualitativa 4 Professores de
matemática I Rodrigues, Márcio Urel org II Título III Série
CDU 51 CDD 510
APRESENTAÇÃO
POSSIBILIDADES DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA A ÁREA DA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Márcio Urel Rodrigues
PARTE I
REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO
DA ANÁLISE DE CONTEÚDO
CAPÍTULO
CONTEXTUALIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO
PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DE DADOS
EM PESQUISAS QUALITATIVAS
Márcio Urel Rodrigues
CAPÍTULO
MOVIMENTO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO
EM QUESTIONÁRIOS QUALITATIVOS
Márcio Urel Rodrigues
CAPÍTULO
MOVIMENTO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM ENTREVISTAS
Márcio Urel Rodrigues
CAPÍTULO
MOVIMENTO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO
EM DOCUMENTOS OFICIAIS
Luciano Duarte da Silva
PARTE II
ARTIGOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA – UNEMAT CAMPUS DE BARRA DO BUGRESMT
CAPÍTULO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE
MATEMÁTICA uma análise de conteúdo dos projetos pedagógicos de
cursos de licenciatura em matemática
Elisangela Aparecida dos Santos
João Paulo da Silva
Débora Cristina da Silva
Sônia Maria dos Santos Filho
Marcio_Urel_Rodriguesindd CAPÍTULO
ANÁLISE DO CONTEÚDO EM UM AMBIENTE DE COLABORAÇÃO
ON-LINE NO CONTEXTO DO OGEOGEBRA
Ricardo Augusto de Oliveira
William Vieira Gonçalves
CAPÍTULO
CIÊNCIAS DA NATUREZA NO NOVO ENEM uma análise de conteúdo
no período -
Millaany Felisberta de Souza
Thassyane Peres Tassinari
Maycon Douglas Ferreira
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS uma Análise de Conteúdo dos
Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática
Ligiane Oliveira Santos Souza
Lucinéia Oenning
João Bosco Hernandes El Hage
Ediel Pereira de Macedo
PARTE III
ARTIGOS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO ENVOLVENDO
OUTRAS TEMÁTICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CAPÍTULO
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
DO ENSINO MÉDIO uma análise de conteúdo da coleção matemática
contexto e aplicação
Acelmo de Jesus Brito
Águila Priscilla Silva de Abreu
Márcio Urel Rodrigues
CAPÍTULO
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA uma análise de
conteúdo dos projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas em
matemática do estado de Mato Grosso
Jaqueline Michele Nunes Silva
Márcio Urel Rodrigues
William Vieira Gonçalves
Rosiane Souza da Silva Rodrigues
CAPÍTULO
ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS NO
NOVO ENEM NO PERÍODO DE A
Alan Kardec Messias da Silva
Junior Cesar Alves Soares
Acelmo de Jesus Brito
Márcio Urel Rodrigues
Marcio_Urel_Rodriguesindd CAPÍTULO
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA uma análise de
conteúdo do novo ENEM -
Daniela Silveira Rocha
Rosiane Souza da Silva Rodrigues
Luciana Bertholdi Machado
Ediel Pereira de Macedo
Márcio Urel Rodrigues
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA uma análise
de conteúdo do novo ENEM no período de a
Maria Madalena da Silva Antunes
Rosiane Souza da Silva Rodrigues
Márcio Urel Rodrigues
CAPÍTULO
FORMAÇÃO ESTATÍSTICA NAS LICENCIATURAS EM
MATEMÁTICA NO BRASIL uma análise de conteúdo
dos projetos pedagógicos dos cursos
Luciano Duarte da Silva
Maria Socorro Duarte da Silva Couto
Márcio Urel Rodrigues
SOBRE OS AUTORES