15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$39,11 sem juros | Total R$39,11 | |
2 x de R$19,56 sem juros | Total R$39,11 | |
3 x de R$13,04 sem juros | Total R$39,11 | |
4 x de R$10,12 | Total R$40,47 | |
5 x de R$8,23 | Total R$41,17 | |
6 x de R$6,98 | Total R$41,87 | |
7 x de R$6,08 | Total R$42,58 | |
8 x de R$5,41 | Total R$43,30 | |
9 x de R$4,89 | Total R$44,02 | |
10 x de R$4,48 | Total R$44,76 |
Autores: Ana Paula Romero Bacri
Sinopse:
O “Ensino de Ciências” norteia todos os caminhos dessa pesquisadora e dessa pesquisa, assim essa obra toma o termo “Ensino de Ciências” como enunciado e o analisa sob a luz da Análise de Discurso Foucaultiana. Entendemos que o Ensino de Ciências precisa de uma nova perspectiva de olhar, afinal os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico apresenta dados que indicam uma crise no Ensino de Ciências. Os baixos resultados obtidos por nossos alunos nas avaliações externas, os quais não melhoram com o passar dos anos, distancia o Brasil das metas estabelecidas no Plano Nacional da Educação para os próximos anos. Nessa perspectiva, vemos a necessidade de pensarmos o Ensino de Ciências com base na fala livre e sincera dos professores que o fazem acontecer no interior das escolas. Aqui, a voz dos professores é acolhida e ecoa produzindo sentidos diversos sobre o ensino que praticam, sentidos pelos quais alicerçam suas carreiras. O discurso dos professores de Ciências sobre suas concepções de ensino revela marcadores discursivos da sua postura docente, por vezes contraditórias às determinações legais. E tais marcadores nos levaram a perceber um sujeito professor que abriga em sua identidade profissional uma série de contradições, que sofre com o processo de objetivação e subjetivação ao qual está submetido pelo dispositivo educacional. Constatamos um amplo processo de culpabilização pelo discurso da falta, que vai desde o apontamento da falta de interesse e compromisso do aluno frente aos estudos até a falta de recursos e suporte da rede de Educação. As várias formas de resistência percebidas nessa pesquisa apontam para os distanciamentos dos professores para com as determinações legais. O deslocamento do papel do sujeito professor no processo de ensino aprendizagem aponta para uma crise identitária desse profissional. Nossos professores precisam ser ouvidos e seus dizeres deveriam ecoar pelo sistema educacional, inclusive nas pesquisas que se dedicam a pensá-lo em suas potencialidades, para que as reformas ocorram baseadas nos problemas de fato enfrentados por nossos professores e professoras, seguindo sua perspectiva, e assim personalizando a Educação Brasileira.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544437841
DOI:10.24824/978854443784.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:162
Formato:14x21
Assunto:
B116
Bacri, Ana Paula Romero
Análise foucaultiana do discurso de professores de ciências Ana Paula
Romero Bacri – Curitiba CRV, 2020
162 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3784-1
DOI 10248249788544437841
1 Educação 2 Análise do discurso 3 Ensino de ciências 4 Ensino
fundamental I Título II Série
CDU 37 CDD 372357
PREFÁCIO
Cleudemar Alves Fernandes
PRÓLOGO
O QUE NOS ESPERA
Eduardo Kojy Takahashi
INÍCIO DO DIÁLOGO
ENSINO DE CIÊNCIAS E A ANÁLISE DO DISCURSO
O DISCURSO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E
AS SÉRIES ENUNCIATIVAS
SÉRIES DE SÉRIES:
evidenciando a rede discursiva
APONTAMENTOS FINAIS OU DECLARAÇÃO
DE POSSIBILIDADES
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
APÊNDICE A
ROTEIRO PARA ENTREVISTA
APÊNDICE B
PESQUISAS QUE COMPÕEM O LEVANTAMENTO
BIBLIOGRÁFICO PELO FILTRO EC E AD