15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$50,51 sem juros | Total R$50,51 | |
2 x de R$25,26 sem juros | Total R$50,51 | |
3 x de R$16,84 sem juros | Total R$50,51 | |
4 x de R$13,07 | Total R$52,27 | |
5 x de R$10,63 | Total R$53,17 | |
6 x de R$9,01 | Total R$54,08 | |
7 x de R$7,86 | Total R$54,99 | |
8 x de R$6,99 | Total R$55,92 | |
9 x de R$6,32 | Total R$56,85 | |
10 x de R$5,78 | Total R$57,80 |
Autores: Karina Augusta Limonta Vieira.
Sinopse:
O livro de Karina Limonta Vieira trata de forma original um tema relevante, atual e ainda pouco explorado no campo da Educação, qual seja, a construção do conhecimento em Antropologia da Educação no Brasil. Valendo-se da Análise de Conteúdo Hermenêutica e da Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã, a autora consegue iluminar a “sombra” que paira sobre a constituição da Antropologia da Educação no Brasil. A partir de uma análise exaustiva e cuidadosa do conteúdo e do sentido dos discursos de antropólogos e educadores, a autora expõe as tensões desse campo do conhecimento, mostrando que não há clareza a respeito do que seja Antropologia da Educação, a qual, à despeito do nome, é uma Antropologia Escolar. Diante dos impasses dessa área, a autora nos brinda com uma excelente reflexão e instigantes e desafiadoras questões dentre as quais gostaria de destacar duas: Seria possível uma Antropologia da Educação feita por Educadores? Ou a Antropologia da Educação poderia se constituir como um campo interdisciplinar, no qual pesquisariam juntos antropólogos e educadores, superando os determinismos teóricos, metodológicos e de formação? No meu entender, o grande mérito deste livro é lançar um outro olhar não só sobre este importante campo de conhecimento, como mostrar o valor heurístico da Análise de Conteúdo Hermenêutica para a reflexão sobre a Educação. Maria Cecilia Sanchez Teixeira Faculdade de Educação da USP
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414934
DOI:10.24824/978854441493.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:222
Formato:16x23
Assunto:
V656
Vieira, Karina Augusta Limonta
Antropologia da educação: levantamento, análise e reflexão no Brasil. / Karina
Augusta Limonta Vieira.
222 p.
Bibliografia
ISBN: 978-85-444-1493-4
DOI:10.24824/978854441493.4
1. Educação 2. Antropologia 3. História - Brasil I. Título II. Série.
CDD 301.241
SUMÁRIO
PREFÁCIO
A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: contextualização do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica
No ensino
Na pesquisa
Na produção acadêmica
METODOLOGIA
Metodologia
Pesquisa qualitativa
Hermenêutica
Análise de Conteúdo Qualitativa
Análise de Conteúdo Hermenêutica
ANÁLISE DE CONTEÚDO HERMENÊUTICA
Análise do conteúdo científico
Proposta e diálogo/interfaces para a Antropologia
da Educação
Contribuições para o campo da Antropologia da Educação
Análise do sentido geral dos artigos
A Antropologia como base teórica e metódica
para a Educação
Conceito e noção de educação
A imagem do profissional da área de Educação
Escola como lócus
ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
HISTÓRICOCULTURAL ALEMÃ
A Antropologia Educacional: história e constituição
Fundamentos teórico e epistemológico
As dimensões básicas da Educação
Os Paradigmas Antropológicos
As imagens históricas do Homem
O efeito das imagens humanas na Educação
REFLEXÃO TEÓRICA E CRÍTICA DOS ARTIGOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Antropologia da Educação ou Antropologia Escolar?
O Determinismo Antropológico na Antropologia da Educação
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS