1 x de R$44,94 sem juros | Total R$44,94 | |
2 x de R$22,47 sem juros | Total R$44,94 | |
3 x de R$14,98 sem juros | Total R$44,94 | |
4 x de R$11,63 | Total R$46,51 | |
5 x de R$9,46 | Total R$47,30 | |
6 x de R$8,02 | Total R$48,11 | |
7 x de R$6,99 | Total R$48,93 | |
8 x de R$6,22 | Total R$49,75 | |
9 x de R$5,62 | Total R$50,58 | |
10 x de R$5,14 | Total R$51,43 |
Autores: Loriége Pessoa Bitencourt
Sinopse:
Discutir a aprendizagem da docência do professor formador que atua no ensino superior é o tema central deste livro. Esta temática se faz cada fez mais atual e é pauta nos debates nacionais e internacionais de grandes pesquisadores. Esta obra tem por objetivo possibilitar o diálogo entre educadores da Educação Básica e Superior sobre a teoria que perpassa pela formação de professores, saberes docentes, experiência e reflexão, assim como, pela Educação Matemática. Problematizamos os percursos de aprendizagem dos professores formadores de uma licenciatura em Matemática e, em momentos distintos de sua trajetória de formação profissional, percebemos que se fazem de percursos singulares. Sua aprendizagem da docência da Educação Superior se (re)constrói, constantemente, conforme os saberes que vão sendo significados ao longo de suas experiências. Os professores formadores significam seus saberes de maneira distinta, conforme as oportunidades, opções e reflexões que se fazem no decorrer de sua profissão de professor, seja na Educação Básica ou na Superior. As aprendizagens da docência da Educação Superior variam conforme o modo como os professores formadores atribuem significado à formação inicial que cursaram e também ao fato de a sua prática na Educação Básica e na Educação Superior ser ou não reflexiva, o que o faz intersecionar, de maneiras diferenciadas, todos os loci formativos considerados na pesquisa.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414743
DOI:10.24824/978854441474.3
Ano de edição:2017
Número de páginas:320
Formato:16x23
Assunto:
B624
Bitencourt, Loriége Pessoa.
Aprendizagem da docência do professor formador de educadores matemáticos. / Loriége
Pessoa Bitencourt.
320 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1474-3
DOI 10.24824/978854441474.3
1. Educação - universidade 2. Professores – pedagogia I. Título II. Série.
CDD 370.71
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Marta Maria Darsie
DAS ORIGENS DA PROBLEMÁTICA AO DESENVOLVIMENTO
DA PESQUISA
Caminhos e descaminhos de uma vida profissional
e as origens da problemática
Da opção metodológica ao desenvolvimento da pesquisa
Justificativa da opção metodológica
O desenvolvimento da pesquisa: o caminho investigativo
Os sujeitos e o cenário da pesquisa
Os sujeitos da pesquisa
O cenário da pesquisa: a UNEMAT e o Curso de Licenciatura
Plena em Matemática
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES: saberes, experiências e reflexão
As pesquisas sobre a formação de professores
e o reflexo de uma construção teórica
A formação de professores e a aprendizagem
da docência
Os saberes, as experiências e a reflexão na aprendizagem
da docência
O saber docente e a aprendizagem da docência
O Saber e suas diferentes facetas: a construção de um termo
Os Saberes Docentes e a Aprendizagem da Docência
As Experiências como fonte de Aprendizagem da Docência:
um olhar sobre o “bordado” feito
A Reflexão como possível elo entre a Formação, os Saberes
e as Experiências docentes
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A DOCÊNCIA:
o educador matemático da Educação Básica e da Universidade
A educação matemática como movimento:
a prática docente refletida
A formação do educador matemático
A formação do educador matemático para a Educação Básica
Formação do formador de educadores matemáticos
Os Professores Formadores
Locus de formação e/ou desenvolvimento profissional
do professor formador
A profissionalização do professor formador: uma
construção de competências?
Competências específicas para o professor formador
discutidas pela literatura
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DO PROFESSOR FORMADOR DE EDUCADORES MATEMÁTICOS: o que revelam os dados da pesquisa
Os percursos de aprendizagem da docência do
Ensino Superior: os bordados evidenciados
Hortêncio e percurso de aprendizagem da docência
no Ensino Superior
Lírio e o percurso de aprendizagem da docência
do Ensino Superior
Rosa e o percurso de aprendizagem da docência
no Ensino Superior
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA