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Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo - Renata Fonseca Lima da Fonte (Orgs.)
Sinopse:
Esta obra reúne artigos de diversos pesquisadores, inseridos em universidades do Brasil, que discutem especificidades da aquisição da linguagem oral e escrita e seus diferentes distúrbios, sob perspectivas variadas, assumindo como base teórica a Linguística, a Fonoaudiologia, a Psicologia e a Psicanálise. O livro interessa a estudiosos e profissionais das áreas de Letras e Linguística, Fonoaudiologia, Educação, Psicologia, Psicanálise e outros campos afins. A coletânea propõe uma visão diversificada, atravessada por diferentes perspectivas para se refletir sobre a aquisição da linguagem oral e escrita; as especificidades sobre o funcionamento da linguagem oral e a construção do processo de escrita na cegueira; os movimentos argumentativos e o processo da escrita na surdez, tendo como referência a LIBRAS, que exerce papel de destaque nas discussões; a Fonoaudiologia enquanto clínica que (re) significa a linguagem dos sujeitos com distúrbios de linguagem. Além da aquisição da linguagem, o estudo dos seus distúrbios também ocupa espaço nessa obra, como a gagueira, analisada no setting terapêutico e sob a perspectiva da Análise do Discurso; a afasia, cujo foco da discussão é o funcionamento da linguagem de sujeitos afásicos, permeado pela Psicanálise, com Freud e Lacan e a Linguística, com Jakobson; o autismo, com reflexões sobre peculiaridades em sua linguagem; os desvios fonológicos, com o propósito de compreender o processo de aquisição nesse sistema desviante; as dificuldades na linguagem escrita: dislexia, hiperlexia, distúrbio de leitura e escrita e distúrbio de aprendizagem, abrangendo características relevantes para o diagnóstico diferencial. Logo, esta obra mostra que o objeto de estudo em foco pode ser pensado com base em diferentes perspectivas, situadas em campos semelhantes ou distintos, que não perdem de vista o foco na linguagem e em suas especificidades.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421118
DOI:10.24824/978858042111.8
Ano de edição:2011
Número de páginas:234
Formato:16x23
Assunto:
Aquisição da linguagem, seus distúrbios e especificidades: diferentes
perspectivas / Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Renata Fonseca
Lima da Fonte (orgs.). - 1.ed. – Curitiba, PR: CRV, 2011.
233 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-111-8
1. Aquisição de linguagem. 2. Distúrbios da linguagem. I. Azevedo, Nadia
Pereira da Silva Gonçalves de. II. Fonte, Renata Fonseca Lima da.
11-2473. CDD: 616.855
CDU: 616.89-008.434
Algumas concepções em aquisição de linguagem
Maria de Fátima Vilar de Melo, Renata Fonseca Lima da Fonte
e Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo
Capítulo
Desenvolvimento orgânico e interação na aquisição da linguagem oral
Eliza Viegas Brilhante da Nóbrega
Capítulo
A escrita de crianças do ensino fundamental I:
Os fenômenos linguísticos mais encontrados
Iana Maria de Carvalho Alves
Capítulo
A linguagem e seu funcionamento na interação mãe-criança cega
Renata Fonseca Lima da Fonte
Capítulo
Construção da escrita na deficiência visual:
uma perspectiva sociointeracionista
Giorvan Anderson dos Santos Alves, Manuela Leitão de Vasconcelos
e Márcio Antonio Santos de Miranda Júnior
Capítulo
A fundação da clínica fonoaudiológica
Regina Maria Freire
Capítulo
Atendimento clínico em grupo na fonoaudiologia:
Uma proposta alternativa
Regina Maria Freire e Manuela Luchesi Brazil Araújo
Capítulo
A prática discursiva em um grupo terapêutico de gagueira:
um estudo de caso
Tatiana Maria Corrêa Cavalcanti, Nadia Pereira da Silva
Gonçalves de Azevedo e Larissa Petrusk Santos Silva
Capítulo
Discurso, funcionamento da linguagem e subjetividade
em sujeitos com afasia
Maria de Fátima Vilar de Melo, Gracinda Maria Gomes Alves,
Patrícia Cristina Monteiro de Barros e Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo
Capítulo
A linguagem da criança com autismo – permeada pelo outro
Juliana Costa Maia
Capítulo
Desvios fonológicos
Ana Carla Estellita Vogeley
Capítulo
Dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita
Isabelle Cahino Delgado e Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
Capítulo
Movimentos argumentativos na língua brasileira de sinais-libras:
um estudo de condutas opositivas em crianças surdas
Wilma Pastor de Andrade Sousa
Capítulo
O processo de letramento versus alfabetização na surdez
e a construção de sentidos
Isabelle Cahino Delgado e Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
Capítulo
Especificidades encontradas na escrita de surdos:
um olhar da linguística interacional
Maria Janaina Alencar Sampaio
