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Autores: Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira - Cícera Nunes - Henrique Cunha Junior - Reginaldo Ferreira Domingos (Orgs.)
Sinopse:
As contradições existentes entre os grupos populacionais na sociedade brasileira se desenvolveram de maneira nitidamente diferente dos fenômenos europeus nestes últimos 500 anos. Devido ao fato de a história da nossa colonização ter sido produzida sob a forma de escravismo criminoso, existindo a particularidade de o grupo trabalhador e subalterno ser constituído fundamentalmente por africanos e afrodescendentes e o grupo dirigente e escravizador ser constituído de forma majoritária por europeus e seus descendentes. Formou-se um conflito de base opondo africanos escravizados e europeus escravizadores criminosos; conflito que, ao longo da história, apresenta muitas nuances, sendo contudo produto de uma estrutura particular de relações sociais que persiste até o presente, com modificações pouco significativas. Devemos alertar que o mundo presenciou diversas formas de racismos contra diversos grupos na sociedade e tem como fonte finalidades e construções diversas, que embora sinalizadas na mesma palavra, não têm, contudo, as mesmas características, amplitudes e consequências no âmbito das sociedades. Estamos falando, portanto, do caso específico do racismo brasileiro, no qual as populações negras são controladas historicamente pelas populações brancas através de um conjunto de práticas sociais. São controles sociais, políticos e ideológicos que utilizam de diversas formas ações, combinando da imposição de coação física à de morais e ideológicas. As coações físicas estão ligadas às segregações espaciais de habitação, aos meios de violência policial, às deturpações sobre os corpos negros. Henrique Cunha Junior - Professor Titular da UFC
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414781
DOI:10.24824/978854441478.1
Ano de edição:2016
Número de páginas:178
Formato:16x23
Assunto:
D666
Artefatos da cultura negra – educação afropensada: repensar o currículo e construir
alternativas de combate ao racismo – Volume IV / Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira,
Cícera Nunes, Henrique Cunha Junior, Reginaldo Ferreira Domingos (organizadores). –
178 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-1478-1
1. Educação – cultura negra 2. Racismo – combate 3. Educação – currículo I. Oliveira,
Alexsandra Flávia Bezerra de. org. II. Nunes, Cícera. org. III. Cunha Junior, Henrique. org.
IV. Domingos, Reginaldo Ferreira. org. V. Título. VI. Série.
CDD 370.11
SUMÁRIO
PRODUÇÃO DE SABERES E MARCADORES DAS
AFRICANIDADES: a pretagogia e a brincadeira do coco
das mulheres da batateira
Ms Alessandra Sávia da Costa Masullo
Dra Sandra Haydée Petit
RAQUEL TRINDADE UMA BALUARTE DAS ARTES NEGRAS
NO BRASIL
Dra Maria Cecília Felix Calaça
REISADO EM JUAZEIRO DO NORTE-CE: a arte dos
grupos afrodescendentes no meio urbano
Dra Cicera Nunes
SIMPOSIO: A propósito de una exposición
Dr Daniel Lind Ramos
RACISMO E ADOECIMENTO MENTAL: o terreiro como
espaço de fortalecimento psíquico
Ms Kelma Nunes
AN HISTORIOGRAPHIC STUDY OF RACE IN AFRICAN
DIASPORIC LITERARY PRODUCTION: brief comparative points
PhD Karen Y Morrison
O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYÓ: entre a pedagogia da
ancestralidade, a literatura do encantamento e o empoderamento negro
Dra Kiusam Regina de Oliveira
CARIBBEAN INTELLECTUAL PRAXIS: knowledge in the service
of the people – the life and work of Elsa Goveia and Frantz Fanon
PhD Linden Lewis
EL ESTADO DE SITUACIÓN DE LAS INVESTIGACIONES Y
PUBLICACIONES DE LA NEGRITUD BORICUA DE FINALES
DEL SIGLO XX E INICIO DEL XXI
Dra Marie Ramos Rosado
A PROBLEMÁTICA DA RACIALIZAÇÃO NA ESCRITA ESCOLAR
DA HISTÓRIA NO BRASIL: uma questão de representação ou de
colonialidade?
Dra Maria Telvira da Conceição
ENTRE A HISTÓRIA E AS MEMÓRIAS HISTÓRICAS DOS
PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS
NO CARIRI CEARENSE
Dr Reginaldo Ferreira Domingos
Dra Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira
SOBRE OS AUTORES