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Autores: Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira - Cicera Nunes - Henrique Cunha Júnior - Maria Cecília Félix Calaça - Reginaldo Ferreira Domingos
Sinopse:
Ações do final do século XX e início do século XXI, movidas por entidades do movimento negro brasileiro desencadearam o debate sobre o papel da escola na reversão das desigualdades raciais e evidenciaram o quadro de exclusão que atinge o povo negro brasileiro. Nesse contexto, transformar a educação brasileira positivando esse conhecimento tornou-se um grande desafio. A escola tem sido questionada no seu papel de educar para a diversidade, ao tempo em que deve comprometer-se com a superação das desigualdades. Assim, o domínio do conhecimento científico é necessário ser vinculado da formação humana que promova uma mudança de consciência e de atitude. Dessa forma o tratamento da história e da cultura dos povos africanos e dos seus descendentes deve promover um sentimento de pertencimento, de orgulho dessa história passada e presente, que nos possibilite uma reflexão de que todos os povos produzem conhecimentos, transcendendo a visão eurocêntrica. Nesse contexto o nosso trabalho tem como principal proposta reunir profissionais da educação, organizações do movimento social e pesquisadores da temática para fazermos uma releitura da educação brasileira e construirmos estratégias didático-pedagógicas para o tratamento positivo da temática africana e afrodescendente na escola e, a partir dessas reflexões, o Caderno de Textos se propõe a colaborar com a instrumentalização dos docentes para que possamos avançar no processo de implementação da Lei Nº. 10.639/03. As temáticas apresentadas aqui foram amplamente discutidas no V Seminário Artefatos da Cultura Negra, que aconteceu na Universidade Regional do Cariri em setembro de 2014, e revelam o compromisso de uma parte da intelectualidade negra brasileira que tem colocado os seus estudos a serviço da transformação da sociedade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404751
DOI:10.24824/978854440475.1
Ano de edição:2015
Número de páginas:202
Formato:14x21
Assunto:
A874
Artefatos da cultura negra no Ceará: formação de professores para a educação,
cultura, história africana e afrodescendente vol. III / organização Alexsandra Flávia
Bezerra de Oliveira... [et al.].
202 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0475-1
1. Negros - Educação - Brasil. 2. Negros - Identidade racial - Brasil. 3.
Cultura - Brasil. 4. Brasil - Relações raciais. 5. Cultos afro-brasileiros. I. Oliveira,
Alexsandra Flávia Bezerra de.
15-23816 CDD: 370.981
CDU: 37(81)
O papel da universidade na luta
contra o racismo
Kabengele Munanga
COMUNIDADE CHICO GOMES –
ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA CULTURA
DE MATRIZ AFRICANA NO CARIRI CEARENSE
Cicera Nunes
Laelba Silva Batista
ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI /:
reflexões e proposta de ensino
Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira
TRADIÇÃO ORAL E AFRODESCENDÊNCIA
NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA
Cícero Joaquim dos Santos
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
DA LEI /: algumas reflexões
Nanci Helena Rebouças Franco
SER OU SE TORNAR NEGRO: território,
memórias e a construção de uma identidade negra
Reginaldo Ferreira Domingos
Máscaras Africanas: uma proposta
de releitura educat iva
Maria Cecília Félix Calaça
MATEMÁTICA INEXISTENTE NOS TERRITÓRIOS
DE MAIORIA AFRODESCENDENTE
Henrique Cunha Júnior
O Jogo Africano Mancala e Suas
Potencialidades no Campo da
Educação Matemática, História,
Cultura Africana e Afro-brasileira
Rinaldo Pevidor Pereira
Henrique Cunha Junior
DIÁLOGOS LITERÁRIOS ATLÂNTICOS BRASIL –
ÁFRICA: a literatura como espaço de transgressão
e restauração da identidade
Lílian Cavalcanti Fernandes Vieira
A ENTRADA DA MULHER NEGRA NA
FAMILIA DO HIP HOP DO BRASIL E DOS
ESTADOS UNIDOS: do berço ao palco
Rhonda Michelle Collier
Tradução: Lilian Cavalcanti Fernandes Vieira
A DIVULGAÇÃO DO MOVIMENTO RASTAFÁRI
POR MEIO DA MÚSICA DE BOB MARLEY
Débora Pamplona